Geral
Governo incentiva melhorias na geração de renda no campo com curso de tratorista
O curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, ação inédita do governo do Estado, iniciado nesta segunda-feira, 24, na Unidade Demonstrativa no Parque de Exposições Wildy Viana, por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), possibilita aos participantes saírem de uma diária de trabalhador braçal rural de R$ 60, para uma diária de tratorista de R$ 300, em média, conforme relatos dos trabalhadores que estão participando da capacitação.

Coordenação geral da Expoacre 2023, Secretaria de Agricultura, Serviços de Apoio Aprendizagem Rural, Superintendência do Patrimônio da União e demais segmentos envolvidos na realização da feira, durante abertura do curso de tratorista. Foto:Dhárcules Pinheiro
A diferença considerável na remuneração para esse ramo da atividade rural foi um ponto bastante destacado pelos cerca de 15 participantes do curso, que enumeram, ainda, as vantagens de terem uma capacitação certificada pelos órgãos competentes, bem como melhorias em produtividade em suas áreas de trabalho, por estarem operando corretamente os maquinários.
O trabalhador rural Kayo Kennedy da Cruz Rodrigues, 23, comemora a participação no curso destacando que, a partir de agora, vai estar bem preparado para operar corretamente os tratores agrícolas. “Sou neto de agricultor, filho de agricultor, jamais imaginei uma iniciativa dessa por parte do governo. Só tenho a agradecer, pois vai ajudar muito nos trabalhos que já desempenho na nossa terra e em outros trabalhos de cultivo na região”, reconheceu Kayo Rodrigues.

Jovem Kayo Rodrigues se orgulha de pertencer à família com tradição em agricultura e se diz otimista com o curso para melhorar os serviços na propriedade de 44 hectares. Foto:Dhárcules Pinheiro
Amigos e parceiros na lida com trabalho rural na região da Vila Caquetá/Porto Acre, os trabalhadores rurais Raimundo Evilázio Azevedo, 23, e Emanuel da Costa Freitas, 24 anos, reconhecem que o curso vai trazer melhorias em conhecimentos e valorização das suas atividades. “Só temos a agradecer ao governo, à secretaria, pois sabemos como o curso vai trazer incentivos a novos postos de trabalho na área de mecanização”, disse Azevedo.

Trabalhadores rurais da Vila Caquetá comemoram capacitação que vai representar mais oportunidades de renda nas atividades em aradagem. Foto:Dhárcules Pinheiro
O secretário de Agricultura, José Luís Tchê, destacou as iniciativas do governo, em atacar todas as frentes no programa de incentivo à geração de emprego e renda, com mecanização, assistência técnica e qualificação da mão de obra, como é o caso de um farto leque de cursos e palestras que serão ofertados durante a Expoacre 2023.
“Essas iniciativas estão dentro do projeto de governo de incentivos ao desenvolvimento no campo, e um curso como este desenvolve as habilidades e melhora a produtividade”, acrescentou.
- Trabalhadores rurais da Vila Caquetá comemoram capacitação que vai representar mais oportunidades de renda nas atividades em aradagem. Foto:Dhárcules Pinheiro
- Jovem Kayo Rodrigues se orgulha de pertencer à família com tradição em agricultura e se diz otimista com o curso para melhorar os serviços na propriedade de 44 hectares. Foto:Dhárcules Pinheiro
- Coordenação geral da Expoacre 2023, Secretaria de Agricultura, Serviços de Apoio Aprendizagem Rural, Superintendência do Patrimônio da União e demais segmentos envolvidos na realização da feira, durante abertura do curso de tratorista. Foto:Dhárcules Pinheiro
Comentários
Geral
Homem é preso em flagrante ao tentar retirar motocicleta comprada com financiamento fraudulento em Rio Branco
Suspeito usou documentos falsos de médica e foi detido no momento da entrega do veículo
Humberto Messias da Silva Roque, de 24 anos, foi preso em flagrante na terça-feira, 16, ao tentar retirar uma motocicleta adquirida por meio de financiamento fraudulento, em Rio Branco. A prisão ocorreu após o sistema da instituição financeira identificar irregularidades na operação e acionar as autoridades policiais.
De acordo com a Polícia Civil, criminosos utilizaram documentos e assinaturas falsificadas de uma médica ginecologista da capital para realizar a compra da motocicleta de forma eletrônica. Embora o financiamento tenha sido inicialmente aprovado, a fraude foi detectada antes que qualquer prejuízo financeiro fosse efetivado.
O suspeito foi abordado dentro da loja no momento em que o veículo seria entregue. Durante a ação, os policiais apreenderam documentos, procurações e outros materiais que indicam a possível atuação de uma organização criminosa especializada nesse tipo de golpe.
Segundo o delegado Rêmulo Diniz, fraudes dessa natureza costumam se intensificar em períodos festivos, o que reforça a necessidade de maior cautela em negociações e operações de financiamento.
O financiamento foi cancelado imediatamente para evitar danos à vítima. As investigações continuam e devem se estender para outro estado, já que há indícios de que o esquema criminoso possua ramificações fora do Acre.
Comentários
Geral
Dois jovens são sequestrados, agredidos e esfaqueados em suposta disputa de facções no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítimas buscaram recuperar bicicleta roubada e foram levadas a uma mata, onde sofreram tentativa de homicídio; estado de saúde é estável

As vítimas relataram que foram confundidos com membros de facção rival, e por esse motivo quase perderam a vida. Foto: captada
Dois jovens, Paulo Henrique Silva Batista, 20 anos, e Alisson Pereira da Silva, 23, foram sequestrados, agredidos e vítimas de uma tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira (16) no Residencial Rosa Linda, no Segundo Distrito de Rio Branco. Eles foram levados para uma área de mata, onde Paulo Henrique levou sete facadas nas costas e Alisson também foi agredido. Ambos conseguiram fugir e foram socorridos por moradores.
Segundo a polícia, o crime ocorreu após Paulo Henrique ter sua bicicleta roubada por integrantes do Comando Vermelho pela manhã. À tarde, os dois voltaram ao local na tentativa de recuperar o bem, mas foram rendidos por ao menos cinco homens, que roubaram a motocicleta em que estavam e os sequestraram.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi chamado, duas ambulâncias incluindo a de suporte avançado foram enviadas para socorrer as vítimas. Foto: captada
As vítimas, que moram no bairro Belo Jardim – área de influência do Bonde dos 13 – foram atacadas em região dominada pelo CV. A investigação avalia se o crime tem ligação com a disputa entre facções, ainda que não haja indícios de envolvimento dos jovens com o crime organizado. Eles passam bem e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.


Paulo Henrique teria chamado um amigo identificado por, Alisson Pereira da Silva, de 23 anos, para tentar recuperar a bicicleta. Foto: captada
Comentários
Geral
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Xapuri
A mulher procurou a delegacia e registrou um boletim de ocorrência relatando ter sido interceptada pelo agressor, que a teria agredido fisicamente com socos e tentado estrangulá-la, além de proferir ameaças de morte

Crime ocorreu em Rio Branco, mas o agressor fugiu para Xapuri para tentar escapar da Justiça. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de oficiais investigadores da Delegacia-Geral de Xapuri, prendeu na tarde desta terça-feira, 16, R.P.J. em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de violência doméstica praticado contra sua ex-companheira.
A prisão ocorreu em via pública, nas proximidades da delegacia, quando o acusado transitava pela região. De acordo com a Polícia Civil, os investigadores estavam há cerca de dois dias realizando diligências contínuas para localizar o homem, que havia se escondido no município de Xapuri após cometer o crime em Rio Branco.
Conforme apurado, a vítima havia solicitado medidas protetivas de urgência contra R.P.J., que foram deferidas pela Justiça no dia 8 de dezembro de 2025. No entanto, mesmo ciente da decisão judicial, o acusado voltou a se aproximar da ex-companheira.
No dia 11 de dezembro, a mulher procurou a delegacia e registrou um boletim de ocorrência relatando ter sido interceptada pelo agressor, que a teria agredido fisicamente com socos e tentado estrangulá-la, além de proferir ameaças de morte.
Diante da gravidade dos fatos e do descumprimento das medidas protetivas, a Justiça decretou a prisão preventiva do acusado, que foi prontamente cumprida pela equipe da Polícia Civil de Xapuri.
Após a prisão, R.P.J. foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais e, em seguida, ficará à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil do Acre reforça seu compromisso no enfrentamento à violência doméstica e destaca a importância de que vítimas denunciem agressões, garantindo a rápida atuação das forças de segurança.









Você precisa fazer login para comentar.