fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governo incentiva melhorias na geração de renda no campo com curso de tratorista

Publicado

em

O curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, ação inédita do governo do Estado, iniciado nesta segunda-feira, 24, na Unidade Demonstrativa no Parque de Exposições Wildy Viana, por meio da parceria entre a  Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), possibilita aos participantes saírem de uma diária de trabalhador braçal rural de R$ 60, para uma diária de tratorista de R$ 300, em média, conforme relatos dos trabalhadores que estão participando da capacitação.

Coordenação geral da Expoacre 2023, Secretaria de Agricultura, Serviços de Apoio Aprendizagem Rural, Superintendência do Patrimônio da União e demais segmentos envolvidos na realização da feira, durante abertura do curso de tratorista. Foto:Dhárcules Pinheiro

A diferença considerável na remuneração para esse ramo da atividade rural foi um ponto bastante destacado pelos cerca de 15 participantes do curso, que enumeram, ainda, as vantagens de terem uma capacitação certificada pelos órgãos competentes, bem como melhorias em produtividade em suas áreas de trabalho, por estarem operando corretamente os maquinários.

O trabalhador rural Kayo Kennedy da Cruz Rodrigues, 23, comemora a participação no curso destacando que, a partir de agora, vai estar bem preparado para operar corretamente os tratores agrícolas. “Sou neto de agricultor, filho de agricultor, jamais imaginei uma iniciativa dessa por parte do governo. Só tenho a agradecer, pois vai ajudar muito nos trabalhos que já desempenho na nossa terra e em outros trabalhos de cultivo na região”, reconheceu Kayo Rodrigues.

Jovem Kayo Rodrigues se orgulha de pertencer à família com tradição em agricultura e se diz otimista com o curso para melhorar os serviços na propriedade de 44 hectares. Foto:Dhárcules Pinheiro

Amigos e parceiros na lida com trabalho rural na região da Vila Caquetá/Porto Acre, os trabalhadores rurais Raimundo Evilázio Azevedo, 23, e Emanuel da Costa Freitas, 24 anos, reconhecem que o curso vai trazer melhorias em conhecimentos e valorização das suas atividades. “Só temos a agradecer ao governo, à secretaria, pois sabemos como o curso vai trazer incentivos a novos postos de trabalho na área de mecanização”, disse Azevedo.

 

Trabalhadores rurais da Vila Caquetá comemoram capacitação que vai representar mais oportunidades de renda nas atividades em aradagem. Foto:Dhárcules Pinheiro

O secretário de Agricultura, José Luís Tchê, destacou as iniciativas do governo, em atacar todas as frentes no programa de incentivo à geração de emprego e renda, com mecanização, assistência técnica e qualificação da mão de obra, como é o caso de um farto leque de cursos e palestras que serão ofertados durante a Expoacre 2023.

“Essas iniciativas estão dentro do projeto de governo de incentivos ao desenvolvimento no campo, e um curso como este desenvolve as habilidades e melhora a produtividade”, acrescentou.

Comentários

Geral

Segurança Pública prende passageiro de veículo com mandado de prisão em Senador Guiomard

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) por meio do Grupo Especial em Fronteira (Gefron) em parceria com Polícia Civil prendeu neste domingo, 25, passageiro de veículo com mandado de prisão em uma abordagem de rotina no Posto de Fiscalização do Gefron, em Senador Guiomard.

A ação que faz parte da Operação Hórus do Programa Guardiões das Fronteiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem como objetivo medidas preventivas e ostensivas contra crimes em regiões fronteiriças.

A prisão aconteceu quando a guarnição verificava as identidades dos passageiros de um transporte coletivo intermunicipal, descobrindo-se que havia um passageiro com um mandado de prisão expedido pela Vara Única Criminal de Bujari.

A ação integrada com a Polícia Civil do Acre resultou em uma prisão com mandado de prisão cumprido.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende dupla por corrupção de menores e apreende arma em Porto Acre

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 3º Batalhão, apreendeu uma arma de fogo e um simulacro de pistola na noite deste sábado, 24, na Vila do Incra, município de Porto Acre. Dois homens foram presos.

A guarnição realizava o patrulhamento quando avistou quatro pessoas fazendo o uso de entorpecentes no interior de um comércio abandonado. Feita abordagem, constataram que se tratava de dois homens, ambos de 18 anos, e de dois adolescentes, de 15 e 16.

Após buscas no local, foi encontrada uma escopeta de fabricação artesanal, calibre .28, e um simulacro tipo pistola, cor preta, além de duas munições.

Os dois indivíduos foram presos e, juntamente com os dois menores e os itens apreendidos, bem como os resquícios da droga (aparentando ser maconha) que estava sendo usada, conduzidos à Delegacia de Flagrantes (Defla), para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Após assalto homem pula no Rio Acre acaba preso pela Polícia Boliviana e entregue ao Brasil

Publicado

em

Uma ação integrada neste sábado, 21, resultou na prisão de um homem suspeito de participar de vários roubos na região inclusive um roubou a uma loja que vende celulares na cidade de Epitaciolândia. A prisão ocorreu no bairro Mapajo, na cidade de Cobija-BO.

O homem de 29 anos, identificado pelas iniciais A.J.R.J., de nacionalidade brasileira, cometeu um roubo – crime conhecido popularmente como assalto, momentos em que passava uma viatura policial que, após avistar os policiais, o individuo empreendeu fuga pulando dentro do rio Acre e fugiu para o território Boliviano e em seguida a Polícia Boliviana foi acionada.

Os policiais brasileiros informaram as características do infrator e os militares intensificaram o patrulhamento e localizaram o acusado. O armamento usado no delito não foi localizado, segundo o delinquente, após pular no rio a arma teria caído.

Diante dos fatos, as autoridades do país vizinho protocolaram a extradição do país e os entregaram na ponte que liga Epitaciolândia à Cobija.

O mesmo aguarda sua transferência para o presídio na capital acreana já que existia um mandado de prisão em seu desfavor.

Comentários

Continue lendo






Em alta