Conecte-se conosco

Acre

Governo inaugura novo Sine para fortalecer política de inclusão e promoção social na geração de emprego e renda

Publicado

em

Na sede da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em Rio Branco, foi entregue na manhã desta sexta-feira, 3, a Casa do Trabalhador do Sistema Nacional de Empregos (Sine-AC). O evento contou com a presença de representantes do governo federal, representantes sindicais e de federações da indústria, comércio e serviços. Segundo a coordenadora do sistema no Acre, Jaqueline Castro, “o novo formato do Sine vai atender jovens e adultos que buscam o primeiro emprego e recolocação no mercado, ofertando, além das vagas, cursos específicos, técnicas de redação e formulação de currículo”.

Com mais de 4 mil vagas de emprego encaminhadas desde o início da gestão do governador Gladson Cameli, o Sine-AC vem se tornando referência de inclusão e promoção social no Acre. Na Semana do Trabalhador, a instituição está de casa nova e agora conta com novos serviços, visando ampliar ainda mais a oferta de emprego e renda.

Solenidade reuniu representantes do governo federal, estadual, centrais sindicais e federações da indústria, do comércio e de serviços. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, ressaltou a parceria feita entre o governo do Estado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU). “Apresentamos esse projeto ao governo federal e fomos contemplados com essa filosofia de melhor acolher o trabalhador. A Casa do Trabalhador representa a ampliação dos serviços, com apoio psicológico, diminuindo tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho”, afirmou.

Para o representante da Central Única do Trabalhador (CUT-AC), Edmar Batistela, membro do Conselho Estadual de Emprego e Renda, o espaço novo vai ampliar e facilitar a oferta de empregos. “É preciso levar essa informação a toda a sociedade”, destacou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Alimentos do Acre, José Luiz Felício, parabenizou as instituições parceiras. Ressaltou que “a busca ativa que será realizada nas empresas vai organizar a oferta e a demanda por vagas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho”.

O vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre, João Paulo Pereira, destacou a proposta de qualificação dos trabalhadores. “Essa é uma estratégia que vai resolver uma questão fundamental para o mercado de trabalho. Temos que parabenizar o governo do Estado e o governo federal pela nova visão que fortalece o empreendedorismo”.

Novo prédio entregue pelo SPU e MTE será reformado para atender demandas da Casa do Trabalhador. Foto: Sabrina Salomon/Seict

Novo prédio

Ainda na manhã desta sexta-feira, o superintendente do MTE, Leonardo Lini, e o superintendente do SPU, Tiago Mourão, assinaram o termo de entrega do prédio onde funcionava a Funasa, onde, após uma reforma, será a sede do novo Sine, a Casa do Trabalhador.

“Os imóveis da União estavam praticamente abandonados. Com a nova gestão do presidente Lula, esses imóveis passam a servir a sociedade com finalidade e vocação. Ao sermos procurados pelo Ministério do Trabalho e a Seict, de prontidão apoiamos a causa do Sine para instalação da Casa do Trabalhador”, disse Mourão.

O espaço atenderá as demandas de qualificação dos trabalhadores. A Seict vai incorporar, as suas atividades, cursos do Polo Digital e do Instituto Êxito, que visam à formação e capacitação do cidadão.

O Sine no Acre

Com mais de 35 mil atendimentos e 4 mil encaminhamentos de profissionais ao mercado de trabalho, o Sine no Acre se destaca na mediação de vagas para o mercado de trabalho, uma parceria com a iniciativa privada no cadastramento, acompanhamento de processos jurídicos do trabalhador doméstico e outras atividades.

Com o novo serviço, o governo do Acre amplia sua visão de parceria e a relação com a comunidade, com foco no crescimento e rentabilidade para empresas locais, além da responsabilidade socioambiental e cultural da região.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo