Geral
Governo Federal repassa mais de R$ 73 milhões para três municípios
Os recursos são destinados a ações de defesa civil nos municípios de São Sebastião, em São Paulo, Buriticupu, no Maranhão, e Beruri, no Amazonas
Mais de 73 milhões de reais foram empenhados, nesta quarta-feira, 14 de agosto, para ações de defesa civil nos municípios de São Sebastião, em São Paulo, Buriticupu, no Maranhão, e Beruri, no Amazonas.
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, assinou o empenho dos repasses.
Para a cidade de São Sebastião, afetada por chuvas intensas no carnaval de 2023, foram assegurados 28 milhões de reais.
Para Buriticupu, 32 milhões de reais. O município maranhense registrou 26 crateras, algumas com 600 metros de extensão e 70 metros de profundidade, caracterizando o fenômeno voçoroca, quando fendas desse tipo alcançam o lençol freático.
Por fim, Beruri receberá 12 milhões de reais para ajudar nos danos causados por deslizamentos de terra.
Os prefeitos das três cidades beneficiadas se mostraram satisfeitos com os recursos que vão receber.
Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, explicou como o Governo Federal ajudou o município e agradeceu pelo apoio constante.
“A cidade de São Sebastião fica no litoral norte de São Paulo, com cerca 90 mil habitantes. No dia da ocorrência, em 19 de fevereiro de 2023, nós tínhamos uma população estimada em cerca de 500 mil pessoas em função do Carnaval, com chuvas intensas, mais de 700 milímetros em seis a oito horas e, infelizmente, 64 óbitos. A presença do Governo Federal, representado pelo ministro Waldez Góes e pela Defesa Civil Nacional, foi fundamental para que pudéssemos ter na retaguarda ações de acolhimento, busca, resgate, salvamento e a participação do presidente Lula ao liberar o apoio do Exército Brasileiro para auxiliar nas operações de primeiro momento”
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse http://mdr.gov.br
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.




Você precisa fazer login para comentar.