Acre
Governo estuda forma para empregar servidores irregulares
Gina Menezes, da ContilNet Notícias
Nesta quinta-feira (19) acaba oficialmente o prazo para que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine ao Estado do Acre a demissão dos servidores admitidos sem concurso público, até 1994. Mesmo diante da notícia que poderá levar vários pais de famílias a ficarem desempregados, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, afirmou que ainda há esperança e que o número total de afetados pela decisão é abaixo de 4 mil servidores.
Daniel afirmou que no caso do STF sequer analisar os Embargados de Declaração e de fato acontecer a demissão, o governo do Estado estuda uma forma de não deixar estas pessoas desempregadas.
“Estamos estudando mecanismos jurídicos para que consigamos mantê-los trabalhando. Não vamos desistir disso”, disse.
A respeito da decisão da demissão dos servidores contratados sem concurso público, em 5 de fevereiro o STF decidiu por oito votos a dois, declarar a inconstitucionalidade do artigo 37 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado do Acre, acrescido pela Emenda Constitucional 38, de 5 de julho de 2005, que permitiu a efetivação, em quadros em extinção, de mais de 11 mil servidores contratados sem concurso público naquele estado, até 31/12/94.
A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3609, na qual a Procuradoria Geral da República (PGR) impugnou a efetivação desses servidores. A Corte, entretanto, decidiu modular a decisão, nos termos propostos pelo relator, ministro Dias Toffoli, para que somente tenha eficácia a partir de 12 meses contados da data da publicação da ata do julgamento, tempo que o Estado terá para preencher esses quadros com servidores concursados.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.