Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo empossa 14 peritos criminais e dois médicos legistas

Publicado

em

Novos profissionais reforçam a Segurança Pública no combate a criminalidade

Wesley Moraes

O governador do Estado de Acre em exercício, Major Rocha, empossou 14 peritos criminais e dois médicos legistas na manhã desta terça-feira, 14, durante solenidade realizada no auditório da Polícia Civil, em Rio Branco.

_____________

O chamamento dos 16 profissionais faz parte do compromisso firmado pela atual administração estadual em convocar os 500 aprovados nos concursos das Polícias Civil e Militar ainda este ano.

_____________

Major Rocha disse que a gestão não medirá esforços para fortalecer o Sistema de Segurança Pública e devolver a paz para as famílias acreanas. Para o chefe do Executivo, o reforço no Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) representa um duro golpe contra a criminalidade.

“Este é um trabalho de reestruturação da Polícia Técnico-científica que, ao longo dos anos, foi sucateada e que teve uma série de serviços suspensos pela falta de efetivo e que com esse incremento de novos profissionais vamos poder reativar essas atividades que pararam e, mais que isso, eu tenho certeza que estes peritos vão ter um peso decisivo no combate a criminalidade”, ressaltou Rocha.

Além de Rio Branco, os peritos atuarão nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá. Por conta do descaso de gestões passadas, algumas destas cidades não contavam com a presença destes profissionais desde 2015 e, em muitos casos, a perícia criminal sequer era realizada, prejudicando a resolutividade de diversos crimes.

Novos peritos garantirão maior resolutividade de crimes

O diretor do DPTC, Pedro Gustavo, lembrou durante seu discurso que há quase uma década não eram realizadas novas contratações para a Polícia Técnico-científica. Segundo o gestor, o chamamento dos novos profissionais representa uma grande conquista para a perícia criminal do Acre.

“Poderemos com estes novos peritos reforçar o nosso laboratório de genética forense, onde são feitos os exames de DNA. O ganho é que a materialidade do crime é a principal prova que subsidiará a sentença judicial quanto a autoria do crime. Como costumamos dizer, o crime sem a materialidade gera a impunidade”, frisou.

Diego Timóteo aguardava por este momento desde 2015, ano em que o concurso foi realizado. O perito passou pela academia de formação policial e estava apto a assumir o cargo em outubro de 2017. O mais novo servidor público lembrou das dificuldades enfrentadas e destacou que o momento é de comemoração.

“Este momento é a realização de um grande sonho para todos nós. Trabalhamos de forma bem árdua desde 2015 e galgando cada passo e em cada etapa conseguimos uma vitória até culminar neste ponto, que é a cereja do bolo. A tônica que resume essa vitória é trabalho, esforço e dedicação”, comemorou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo