Conecte-se conosco

Acre

Governo e Tribunal de Justiça realizam aula inaugural de curso sobre segurança de autoridades

Publicado

em

A Secretaria de Estrado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realizou na manhã desta segunda-feira, 6, a aula inaugural do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, para policiais do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC). A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio da Justiça, em Rio Branco.

Sejusp e Tribunal de Justiça promovem aula inaugural do curso do curso de segurança e proteção de autoridades. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Os profissionais receberão instruções sobre planejamento, coordenação e execução para ações de proteção de autoridades. São 35 alunos, entre profissionais da Casa Militar, seguranças e assessores militares do TJ.

Entre os alunos, estão profissionais da Casa Militar, seguranças e assessores militares do TJ. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Idealizar e motivar as capacitações é fundamental, porque por meio delas a gente sabe e passa a entender e reconhecer a necessidade que os nossos profissionais têm”, disse o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, parabenizando os representantes do Poder Judiciário pela iniciativa.

Coronel Evandro Bezerra é secretário adjunto de Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Luis Camolez, destacou a importância da ação. “Ninguém quer uma segurança truculenta, mas nós precisamos de uma segurança efetiva. Os sargentos que trabalham comigo sabem disso. Nossas vidas dependem das mãos dos senhores, das mãos que são dominadas pela inteligência”, afirmou.

Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Luis Camolez. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Coordenador do curso, o capitão da Polícia Militar, Thales Campos, lembrou que a capacitação é uma oportunidade de exercer a preservação da ordem pública. “A lei brasileira foi feita para tempos de paz. Então, isso tem que ser avaliado, tem que ser estudado pelo profissional de segurança pública para a melhor prestação do serviço, seja para o Judiciário, seja para o Executivo ou qualquer ente da sociedade, observou.

Ele citou o artigo 144 da Constituição, que preconiza que “segurança pública, é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Capitão Thales Campos: “Melhor prestação do serviço”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O terceiro-sargento da Polícia Militar, Jefferson da Silva, diz que a expectativa em participar do curso é de muito aprendizado: “Que a gente consiga aprender coisas novas e desenvolver novas capacidades”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo