fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governo e prefeitura da Capital anunciam rodízio de veículos a partir de segunda-feira para conter avanço do coronavírus

Publicado

em

Por causa do crescente no número de casos de coronavírus, a partir da próxima segunda-feira, 18, o tráfego de veículos sofrerá restrições em Rio Branco. As medidas foram apresentadas na tarde desta quinta-feira, 14, pelo governador Gladson Cameli e a prefeita Socorro Neri.

Governador Gladson Cameli e prefeita de Rio Branco Socorro Neri anunciam rodízio de carros em Rio Branco a partir de segunda-feira Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por meio do Decreto Municipal nº 310, fica estabelecido entre os dias 18 e 31 de maio, o rodízio de veículos no perímetro urbano de Rio Branco. Automóveis com dígitos finais de placas ímpares só poderão circular em dias ímpares e veículos com dígitos finais de placas pares estão autorizados a trafegar em dias pares. A restrição é de 24 horas e inclui sábados, domingos e feriados.

Fiscalização será compartilhada por órgãos do Estado e Município

Com a estimativa de limitar em 50% a frota de veículos, o objetivo da norma é forçar a diminuição de pessoas em locais e vias públicas e fortalecer o isolamento social, uma das principais medidas para barrar a proliferação do vírus.

Barreiras de fiscalização serão montadas em pontos estratégicos nas dez regionais de Rio Branco. Além da presença da Vigilância Sanitária municipal, da Secretaria Municipal de Agricultura, RB Trans, o monitoramento contará com o apoio integral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar.

Em caso de descumprimento, o motorista será multado em R$ 130,16 e perderá quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O decreto estabelece ainda os casos que não sofrerão com as restrições de tráfego. Entre eles, veículos de transporte coletivo e de lotação (devidamente autorizados); veículos de transporte individual de passageiros (com autorização); motocicletas e similares destinados a entrega em domicílio; guinchos; veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento; viaturas policiais e de fiscalização e operação de trânsito; ambulâncias; automóveis utilizados por membros dos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, no exercício de suas funções; entre outras situações.

Ato de assinatura do decreto de rodízio de carros ocorreu nesta quinta-feira, 14 Foto: Marcos Vicentti/Secom.

O mesmo vale para profissionais da saúde, profissionais de enfermagem, técnicos ou tecnólogos da saúde, médicos veterinários, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, patologistas, dentistas, pesquisadores da área da saúde, agentes que executam serviços administrativos, guarda, segurança, vigilância, manutenção e limpeza de estabelecimentos hospitalares, de assistência médica e laboratoriais.

Servidores que exerçam atividade de segurança pública e fiscalização administrativa, tais como policial militar, policial civil, policial federal, agentes do sistema penitenciário, agentes socioeducativos, agentes da polícia
técnico-científica, agentes fiscais das fazendas federais, estaduais e municipais, fiscais urbanísticos; entre outras situações.

Gestores estão preocupados em conter avanço da doença e salvar vidas

Em sua fala, o governador Gladson Cameli reforçou sua disposição em fazer tudo que é possível para salvaguardar vidas. Para o gestor, a restrição ao tráfego de veículos se faz necessária para tentar diminuir o aumento de novos casos de Covid-19 e, consequentemente, evitar que a rede pública de saúde entre em colapso.

“Mais uma vez, governo e prefeitura estão unidos e se antecipando para que esse problema não se agrave ainda mais. O meu pedido é que a população possa entender essa medida e nos ajude. Sair de casa, somente se for extremamente necessário. Infelizmente, quem desobedecer será penalizado. Por isso, peço o apoio de todos para que possamos vencer esse mal o quanto antes”, declarou Cameli.

Ciente de sua responsabilidade como gestora municipal, Socorro Neri enfatizou a importância da parceria com o governo para que as regras sejam cumpridas. A prefeita lembrou ainda que o aumento na fiscalização será estendida para outros decretos que estão em vigência durante a pandemia de Covid-19.

“Estamos vivendo um momento delicado da evolução da epidemia, em Rio Branco. Precisamos, por dever de ofício, estabelecer medidas mais duras para conter essa doença. Com esse rodízio de veículos a partir da próxima segunda-feira, queremos evitar essa grande circulação de pessoas na cidade. A fiscalização desse decreto vai se dar de forma integrada, entre Estado e prefeitura, de modo a fiscalizar também os demais decretos que estão em vigor sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais”, salientou.

Para o secretário de Saúde, Alysson Bestene, a adoção do rodízio de veículos foi acertada. Segundo ele, as restrições no fluxo farão com que menos pessoas estejam expostas a uma possível contaminação do vírus.

“O rodízio vem com a proposta de diminuir o fluxo de pessoas circulando em áreas de aglomerações, como é o caso do comércio e da própria região central da cidade. Estudos apontam que essas aglomerações têm contribuído para o aumento no número de casos da doença. Com menos veículos, será possível reorganizar o fluxo por conta que teremos menos automóveis circulando ao mesmo tempo”, argumentou. Para o secretário de Saúde, Alysson Bestene, a adoção do rodízio de veículos foi acertada.

Confira aqui o decreto Nº 316, de 14 de maio de 2020.

Comentários

Geral

Homem é surpreendido e esfaqueado por estranho quando se divertia com amigos

Publicado

em

Um homem identificado inicialmente por Janios, estava na companhia de amigos bebendo e se divertindo dentro da residência, quando acabou sendo surpreendido por uma pessoa ainda não identificado, que entrou no imóvel e, de posse de uma faca, desferiu um golpe no braço esquerdo da vítima, que para não morrer, acabou correndo.

Janios Silvio da Rocha, 37 anos, foi ferido com um golpe de faca na noite deste sábado (2), dentro de uma residência localizada na rua Boa União, conhecido popularmente como rua das mangueiras, no bairro Boa União, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo foi informado aos policiais que foram até o local do ocorrido, o proprietário do local, ao ver o amigo ferido, expulsou o acusado que, em seguida, fugiu correndo do local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros atendimentos, e os socorristas estabilizaram o quadro clínico da vítima. O homem foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. em estado de saúde estável.

A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas nem conseguiram muitas informações sobre o ocorrido, tendo em vista que área é dominada por uma facção criminosa e impera a lei do silêncio.

Comentários

Continue lendo

Geral

TJAC apoia edição de Natal da campanha “Juntos pelo Acre”

Publicado

em

Entidades públicas e privadas aderem a ação solidária que pretende levar doações e esperança a pessoas em vulnerabilidade

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, e a decana do Poder Judiciário e coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, participaram nesta sexta-feira, 1°, do lançamento da campanha “Juntos pelo Acre”.

A governadora em exercício, Mailza Silva, contextualizou que neste ano de 2023 a mobilização ocorreu para apoiar as famílias atingidas pelas alagações, no entanto, o propósito foi renovado a partir do slogan “Natal Compartilhando Esperança”. O evento ocorreu na praça de alimentação do Via Verde Shopping e também estavam presentes o o secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, e a secretária de Estado de Assistência Social, Maria Zilmar.

Na oportunidade, a presidente do TJAC falou da importância da união e solidariedade: ”inspirados pela força do bem e pela unidade, que possamos cada vez mais entregar o nosso melhor, com doações materiais e também com nosso amor. Assim, conferindo um olhar de misericórdia ao próximo”.

Também aderiram ao propósito, o Poder Legislativo, representantes das forças militares, comerciantes e entidades.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Rio Branco intensifica a limpeza nos parques da cidade

Publicado

em

Prefeitura é responsável pela manutenção de todos os parques da cidade (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Os parques de Rio  Branco são um dos principais pontos turísticos da cidade. Agora, com a chegada do período de férias, a visitação aumenta. Manter os parques sempre limpos e bem iluminados é necessário.

A Prefeitura de Rio Branco é responsável pela manutenção de todos os parques da cidade, durante esse período a um reforço exatamente porque o fluxo de pessoas aumenta na cidade e consequentemente a visitação.

SMCCI está realizando roçagem, remoção de entulhos e recuperação de passarelas (Foto: Evandro Derze/Assecom)

De acordo com o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, a atual gestão assumiu a responsabilidade de manutenção dos seis parques de Rio Branco.

“Nós temos feito as manutenções, limpeza, a parte da iluminação pública dos parques. Estamos modernizando a iluminação de todos os parques também, a parte de infraestrutura tem sido feita, fizemos as manutenções anteriores”.

Ao longo de todo o Parque da Maternidade, a equipe de limpeza da Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) está fazendo roçagem, remoção de entulhos e recuperação de passarelas.

Joabe: “A população tem aproveitado os espaços ” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O secretário explicou que a população tem aproveitado esses espaços que são tão importantes para prática esportiva e também para interação social.

“Nessa época do ano tem muita gente que mora fora do estado e volta para rever a família e o fluxo de pessoas caminhando nos parques, nos pontos turísticos da cidade aumenta, mas a gente os mantém limpos, são onde as pessoas praticam caminhada, praticam esporte. As pessoas fazem caminhada tanto pela parte da manhã, também pela parte da tarde, pela parte da noite. Por isso nós fizemos a modernização. Trocamos toda a parte de iluminação antiga que tinha nos postes antigos, colocamos postes novos.”

O pedreiro Paulo Batista, disse que transita pelo parque constantemente e gosta de ver o lugar sempre limpo e seguro.

“Está mais bonito e mais seguro. Com a reforma vai melhorar mais para todos. O que está sendo feito está sendo melhor.”

O Gilmar Mesquita é dono de um condomínio próximo ao parque. Ele sabe da importância de manter o parque sempre limpo e atrativo.

“O serviço que eles estão fazendo é um serviço bem feito. É isso aqui que nós precisamos. Não é só blablablá. Ninguém vive de blablablá, vive de ação.”

Comentários

Continue lendo




Em alta