Cotidiano
Governo e Confederação Brasileira promovem primeiro campeonato Open de Badminton Rio-Branquense
Neste sábado, 25, será realizado o primeiro campeonato Open de Badminton Rio-Branquense na Quadra de Esportes da Escola Padre Diogo Feijó, na capital, às 8 horas, com 16 jogos.
A competição é fruto de uma parceria do governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Adjunta de Articulação Esportiva e Juventude, com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), para ensinar e promover a modalidade, além de verificar como está o nível técnico dos atletas envolvidos com o badminton no Acre.
A disputa terá alunos da rede estadual de ensino, representando as escolas Marilda Gouveia Viana, Lourival Sombra, Neutel Maia, Raimundo Gomes e Padre Diogo Feijó. Além de acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Centro Universitário Uninorte (Uninorte) e comunidade externa.

Alunos da Escola Padre Diogo Feijó se preparam para o primeiro Open de Badminton Rio-Branquense. Foto: cedida
Dyefisson Rogério de Souza, presidente da Federação Acreana de Badminton, afirma que haverá outras competições, mas o I Open de Badminton, “terá edição única este ano limitado para os moradores de Rio Branco. Há previsão de uma Copa de Badminton Acreana, onde terá todo o estado participando e convidados de outros estados. No final do ano, haverá a etapa estadual de badminton com participação de todo o Acre”.
Sobre o Badminton
O badminton é uma modalidade esportiva praticada entre adversários que utilizam raquetes para rebater uma peteca, chamada de volante ou birdie. É um esporte que teve origem na Inglaterra, atualmente, faz parte dos jogos olímpicos e é praticado entre dois ou quatro atletas.
O objetivo é fazer com que a peteca atinja a área do adversário. Os competidores podendo estar em duplas ou apenas um atleta contra o outro ficam em áreas divididas por uma rede, semelhante ao tênis.
Comentários
Cotidiano
Acreano Juriel Maia conquista três medalhas de prata em Sul-Americano Master no Chile

O velocista acreano Juriel Maia, de 41 anos, encerrou a temporada de 2025 com destaque internacional ao conquistar três medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 24 e 30 de novembro.
De acordo com informações do GE Acre, Juriel garantiu o segundo lugar nas provas dos 100 metros rasos, com o tempo de 11s51, e dos 200 metros, ao completar a prova em 23s40. O atleta também foi vice-campeão no revezamento 4×100 metros, somando mais uma medalha para a delegação brasileira.

Os resultados do torneio sul-americano foram divulgados publicamente pelo atleta apenas nesta segunda-feira (29), em razão de compromissos e questões pessoais.
Com a temporada encerrada, Juriel Maia já projeta o próximo desafio internacional. Segundo o velocista, a próxima competição está prevista para ocorrer entre março e abril de 2026, em Lima, no Peru, onde pretende novamente representar o Acre e o Brasil no atletismo master.
Comentários
Cotidiano
Com ultrapassagem nos minutos finais, etíope vence a São Silvestre
Com uma arrancada nos minutos finais, o etíope Muse Gisachew ultrapassou o queniano Jonathan Kipkoech Kamosong e venceu hoje (31) a centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre.

Kamosong vinha liderando a prova com folga, mas foi ultrapassado por Gisachew já próximo da linha de chegada, na Avenida Paulista. Kamosong terminou a corrida com o tempo de 44 minutos e 32 segundos, apenas quatro segundos a mais que o vencedor da prova, que fez o tempo de 44 minutos e 28 segundos.
Notícias relacionadas:
- Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º.
- Com disposição e alegria, corredores anônimos agitam a São Silvestre.
O brasileiro Fábio de Jesus Correia foi o terceiro colocado, fazendo o tempo de 45 minutos e 06 segundos.
Na quarta posição chegou o queniano William Kibor, com o tempo de 45 minutos e 28 segundos. Já o também queniano Reuben Logonsiwa Poguisho fechou o pódio, na quinta posição, com 45 minutos e 46 segundos.
A última vez que o Brasil conquistou a São Silvestre no masculino foi em 2010, com a vitória de Marilson Gomes dos Santos.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º
Repetindo o resultado do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira novamente alcançou o pódio da Corrida Internacional de São Silvestre, ficando na terceira colocação. Ela completou a prova com o tempo de 52 minutos e 42 segundos.

A corrida foi vencida pela atleta da Tanzânia, Sisilia Ginoka Panga, que fez o tempo de 51 minutos e 09 segundos. Esta foi a primeira participação de Sisilia na São Silvestre, que liderou toda a prova, mantendo um ritmo forte e grande distância das demais atletas.
Notícias relacionadas:
A queniana Cynthia Chemweno chegou na segunda colocação, também repetindo a mesma posição do ano passado. Ela completou a prova fazendo o tempo de 52 minutos e 30 segundos.
O quarto lugar é da peruana Gladys Tejeda Pucuhuaranga. Já a quinta posição foi conquistada pela queniana Vivian Jeftanui Kiplagati.
Há quase 20 anos, o Brasil não sobe ao topo do pódio da São Silvestre . A última brasileira a vencer a corrida foi Lucélia Peres, em 2006.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES


Você precisa fazer login para comentar.