Cotidiano
Governo e Confederação Brasileira promovem primeiro campeonato Open de Badminton Rio-Branquense
Neste sábado, 25, será realizado o primeiro campeonato Open de Badminton Rio-Branquense na Quadra de Esportes da Escola Padre Diogo Feijó, na capital, às 8 horas, com 16 jogos.
A competição é fruto de uma parceria do governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Adjunta de Articulação Esportiva e Juventude, com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), para ensinar e promover a modalidade, além de verificar como está o nível técnico dos atletas envolvidos com o badminton no Acre.
A disputa terá alunos da rede estadual de ensino, representando as escolas Marilda Gouveia Viana, Lourival Sombra, Neutel Maia, Raimundo Gomes e Padre Diogo Feijó. Além de acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Centro Universitário Uninorte (Uninorte) e comunidade externa.

Alunos da Escola Padre Diogo Feijó se preparam para o primeiro Open de Badminton Rio-Branquense. Foto: cedida
Dyefisson Rogério de Souza, presidente da Federação Acreana de Badminton, afirma que haverá outras competições, mas o I Open de Badminton, “terá edição única este ano limitado para os moradores de Rio Branco. Há previsão de uma Copa de Badminton Acreana, onde terá todo o estado participando e convidados de outros estados. No final do ano, haverá a etapa estadual de badminton com participação de todo o Acre”.
Sobre o Badminton
O badminton é uma modalidade esportiva praticada entre adversários que utilizam raquetes para rebater uma peteca, chamada de volante ou birdie. É um esporte que teve origem na Inglaterra, atualmente, faz parte dos jogos olímpicos e é praticado entre dois ou quatro atletas.
O objetivo é fazer com que a peteca atinja a área do adversário. Os competidores podendo estar em duplas ou apenas um atleta contra o outro ficam em áreas divididas por uma rede, semelhante ao tênis.
Comentários
Cotidiano
Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.
Veja o formato completo do torneio
- 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
- 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
- 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
- 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
- 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
- Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
- Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
- Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
- Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais
Datas-base da Copa do Brasil 2026
- 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
- 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
- 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
- 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
- 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
- Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
- Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
- Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
- Final: 6 de dezembro – jogo único
Comentários
Cotidiano
Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro
Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite
Comentários
Cotidiano
TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.
A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).
De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.
A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.
O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Você precisa fazer login para comentar.