Conecte-se conosco

Cotidiano

Ministro do STF pede informações a Lira sobre tramitação de MPs

Publicado

em

Regras foram alteradas em 2020, por causa da pandemia de covid-19

Brasília (DF), 15/02/2023 – Sessão solene do Congresso Nacional que comemora os 130 anos de atividade do Tribunal de Contas da União.

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (20) que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), preste informações sobre a tramitação de medidas provisórias.

A decisão foi motivada por uma ação protocolada na semana passada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) para obrigar Lira a designar as comissões mistas para analisar de medidas provisórias, rito que foi suspenso durante a pandemia de covid-19 e permitiu a votação das matérias diretamente no plenário da Câmara e do Senado.

A determinação do ministro tem por objetivo obter a manifestação de Arthur Lira antes de julgar a questão. A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deverão se manifestar sobre a questão. Não há prazo para a decisão final.

Na ação, Vieira pretende que o Supremo suspenda o ato conjunto da Câmara e do Senado que, em março de 2020, flexibilizou as regras de tramitação.

No mês passado, outro ato conjunto das mesas diretoras das duas Casas definiu o retorno ao regime ordinário e o dever de criar comissões para análise de matérias. Contudo, segundo o senador, a medida não está sendo cumprida por Lira.

Segundo o parlamentar, a manutenção do modelo dá poderes extraordinários ao presidente da Casa, que pode definir os relatores das MPs, além do envio da matéria ao Senado às vésperas do prazo de caducidade.

“Por depender a aprovação do ato também da manifestação de vontade do presidente da Câmara dos Deputados, ora autoridade coatora, tem o Sr. Arthur Lira quedado inerte, recusando-se a firmar a proposta em nome da Mesa Diretora da Câmara, na medida em que pretende que o exame das medidas provisórias continue indefinidamente nos moldes atuais”, argumentou o senador.

MPs

As medidas provisórias (MPs) são normas com força de lei, enviadas pelo presidente da República para análise do Congresso Nacional.

A regra é que a MP seja editada em situações de relevância e urgência. Assim que é editada, a MP já produz efeito jurídico imediato.

Mas, para se converter em lei precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. O prazo de vigência da MP é de 60 dias, prorrogados automaticamente por igual período se a votação no Congresso não tiver sido concluída.

Edição: Denise Griesinger

Comentários

Cotidiano

Brasil derrota Nigéria e avança às oitavas de final do Mundial Sub-20

Publicado

em

Legenda: O Brasil venceu a Nigéria e avançou no Mundial Sub-20
Foto: Tim Nwachukwu/ FIFA

Comandados de Ramon Menezes agora descansam, enquanto o treinador viaja ao Rio de Janeiro para convocar a seleção principal

A seleção brasileira masculina de futebol superou de vez o susto da estreia e venceu mais uma no Mundial Sub-20, neste sábado (27). No estádio Ciudad de La Plata, na cidade argentina de La Plata, os garotos do Brasil derrotaram a Nigéria por 2 a 0, com gols de Jean e Marquinhos, e avançaram às oitavas de final na primeira posição do Grupo D do torneio de base.

Com o resultado, o Brasil terminou na primeira colocação do chamado “grupo da morte”, por ter ainda a Itália e a própria Nigéria. As três seleções ficaram com seis pontos, empatadas. Mas a seleção levou vantagem no saldo de gols. A equipe italiana também se garantiu nas oitavas, enquanto os africanos aguardam o fim da fase de grupos para saber se avançarão como um dos quatro melhores terceiros colocados.

A equipe nacional voltará a campo na quarta-feira, às 14h30 (horário de Brasília), contra um adversário ainda não definido. Será um dos quatro melhores terceiros colocados. O local do jogo já está certo: será novamente La Plata.

Neste sábado, brasileiros e nigerianos fizeram um primeiro tempo movimentado e equilibrado, apesar das limitações do gramado. Quem levou perigo pela primeira vez foi a equipe da Nigéria, com Salim Fago carimbando o travessão. A resposta brasileira foi mais eficiente. Após cobrança de escanteio, Jean cabeceou para as redes, aos 42 minutos de jogo.

O gol fez a Nigéria buscar o ataque com mais intensidade, abrindo espaço em sua defesa. O Brasil soube aproveitar os espaços e chegou ao segundo gol em lance de contra-ataque, antes do apito do intervalo. Nos acréscimos da etapa inicial, Marquinhos mandou para o gol após passe de Savinho.

O segundo tempo foi de forte marcação do Brasil, muitas vezes adiantada, e poucas chances de gol para ambos os lados. Sem maiores dificuldades, a seleção sustentou a boa vantagem construído no primeiro tempo e assegurou sua segunda vitória na competição.

O time foi liderado pelo técnico Ramon Menezes, que voltará ao Brasil nas próximas horas para anunciar a convocação da seleção principal para os amistosos de junho, contra equipes africanas, na Europa. A convocação está marcada para as 11h30 deste domingo, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sem renovação de contrato, Polaco deixa o São Francisco

Publicado

em

Em doses homeopáticas o desmanche do elenco do São Francisco continua neste início do Campeonato Brasileiro da Série D. O meia/atacante Polaco não terá o contrato renovado e por isso não joga mais pelos Católicos na temporada. Ocorreu uma diferença financeira entre a pedida do atleta e a proposta do clube e o acordo não foi fechado.

Daniego ou Giovani

Com um treino coletivo, o elenco do São Francisco fechou a preparação para o confronto contra o Águia. A partida pela primeira fase do Brasileiro da Série D será na segunda, 29, às 18 horas (hora Acre), no Zinho Oliveira, em Marabá, no interior do Pará.

“Fizemos um bom treinamento e a minha única dúvida é entre o Daniego e o Giovani. Ainda temos três dias para o jogo e vou pensar com calma”, comentou o técnico Zé Marco.

Enfrentar o campeão 

Depois de uma derrota no tempo normal por 2 a 1, o Águia venceu o Remo por 5 a 4 na noite desta sexta, 26, no Baenão, e conquistou o título do Campeonato Paraense. O jogo das faixas vai ser contra o São Francisco.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Philip Izidorio confirma participação no Brasileiro de Taekwondo

Publicado

em

Philip vai treinar três meses para disputa do Campeonato Brasileiro

Depois da conquista da Copa Regional Norte no último fim de semana em Manaus, no Amazonas, Philip Izidorio tem um próximo desafio definido. O acreano estará na disputa do Campeonato Brasileiro de Taekwondo entre os dias 16 e 20 de agosto em Fortaleza, no Ceará.

A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) definiu a data mais importante da competição da temporada 23.

“Tínhamos a previsão da data do torneio. Com a definição vai ser possível fechar o planejamento para a preparação”, explicou Philip Izidorio.

Treinar mais forte

Segundo o técnico Leidinho Silva, Philip Izidorio precisa ajustar alguns detalhes importantes de movimentação e ritmo de luta.

“O Brasileiro será bem mais difícil do que o Zonal Norte e por isso é preciso evoluir em todos os aspectos. Teremos três meses bem duros de treinamentos”, afirmou o treinador.

 

Comentários

Continue lendo

Em alta