fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo do Estado e UnB formam 100 alunos em oito municípios do Acre

Publicado

em

A política de valorização profissional tem contribuído para que o estado cresça e se desenvolva.

A Secretaria Estadual de Educação e Esporte em parceria com a Universidade de Brasilia (UnB), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) formaram esta semana 100 alunos nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Teatro nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasileia, Acrelândia, Xapuri, Sena Madureira e Feijó.

A distância não impediu que os formandos vivessem a mesma emoção de quem recebe o diploma nos quatro campi presenciais do Distrito Federal. Este é o segundo ano consecutivo que as formaturas acontecem paralelamente nos municípios acreanos. Nos depoimentos de professores e alunos ficou clara a superação de ambos na construção de uma nova modalidade de ensino a partir da UnB. A distância virou presença e memória afetiva, após quatro anos de convivência, mesmo que virtual.

i057447_584

Para Awlieiny Gadelha, um dos 23 alunos que iniciaram o curso de Música no município de Sena Madureira em 2007, e único a se formar em 2013, a formatura representa novas possibilidades profissionais para o futuro.

“Em muitos momentos pensei em desistir, mas algo dentro de mim dizia que eu era capaz e que eu tinha que seguir em frente, pois sabia que esta era uma oportunidade que iria mudar a minha vida”, diz.

Usando as tecnologias para difundir ciências, a Educação à Distância tem mudado vidas de pessoas que antes não vislumbrava a possibilidade de fazer um curso superior por morarem em locais de difícil acesso. Este é o caso da aluna destaque no curso de Música em Cruzeiro do Sul, Maria Euciane Amorim. “Estou vivendo um momento de realização de um sonho idealizado desde criança, mas que achava que era impossível de realizá-lo”, revela.

A iniciativa do governo do Estado em firmar parcerias como estas representam muitos para os menos favorecidos, pois vencem barreiras geográficas através da Educação à Distância.

Perseverança – Ao se conhecer histórias como a da formanda Valnira de Andrade Maia que cursou o Ensino Fundamental por meio de Telecurso e o Ensino Médio através da Educação de Jovens e Adultos é uma prova de que perseverar e correr atrás de seus sonhos é possível de realizá-lo. “Desde os nove anos de idade quando morava numa casinha de palha e brincava com bonecas de panos sonhava em ser professora de artes visuais”, conta.

Para o secretário estadual de Educação Daniel Zen “é sempre uma alegria participar das formaturas dos cursos oferecidos pela UnB, primeira instituição a nos estender os braços na oferta de cursos superior à distância. Esta foi uma maneira encontrada pelo governo em atender a demanda por formação superior em vários municípios acreanos voltada para professores que já atuam na rede pública. Nossa melhor estratégia foi acreditar que o aperfeiçoamento tecnológico iria dar certo. Acertamos por acreditar que é possível, através das novas tecnologias, formar cidadãos capazes e críticos para o exercício da profissão”, afirma.

Ir além das fronteiras – A formação superior em cursos oferecidos pela UnB representa para muitos ‘ir além das fronteiras’. As formaturas representam uma vitória coletiva dos 100 formandos espalhados em oitos municípios do Acre. Elas representam também o incremento na melhoria dos indicadores de desempenho da educação básica e o crescimento do estado na elevação da escolaridade média da população.

A política de valorização profissional tem contribuído para que o estado cresça e se desenvolva. “Esta é uma página bonita da história do Acre. A nossa formação irá permitir que o desenvolvimento econômico não se concentre apenas nas mãos de poucos, mas que ele se distribua por lugares longínquos onde a educação já está fazendo o seu melhor”, ressaltou o formando Marcelo Teles da Silva.

Emocionada a coordenadora do Polo de UAB de Cruzeiro do Sul, Elenilda Maia da Silva, enfatizou que “esta é uma nova forma de pensar educação como forma de se construir a cidadania de milhares de pessoas”.

 

Fonte:

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Publicado

em

Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas

Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.

A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Catalisa

O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.

Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso

Publicado

em


Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.

Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.

As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317

Publicado

em

Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.

No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.

Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.

Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.

Comentários

Continue lendo