fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo do Estado e UnB formam 100 alunos em oito municípios do Acre

Publicado

em

A política de valorização profissional tem contribuído para que o estado cresça e se desenvolva.

A Secretaria Estadual de Educação e Esporte em parceria com a Universidade de Brasilia (UnB), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) formaram esta semana 100 alunos nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Teatro nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasileia, Acrelândia, Xapuri, Sena Madureira e Feijó.

A distância não impediu que os formandos vivessem a mesma emoção de quem recebe o diploma nos quatro campi presenciais do Distrito Federal. Este é o segundo ano consecutivo que as formaturas acontecem paralelamente nos municípios acreanos. Nos depoimentos de professores e alunos ficou clara a superação de ambos na construção de uma nova modalidade de ensino a partir da UnB. A distância virou presença e memória afetiva, após quatro anos de convivência, mesmo que virtual.

i057447_584

Para Awlieiny Gadelha, um dos 23 alunos que iniciaram o curso de Música no município de Sena Madureira em 2007, e único a se formar em 2013, a formatura representa novas possibilidades profissionais para o futuro.

“Em muitos momentos pensei em desistir, mas algo dentro de mim dizia que eu era capaz e que eu tinha que seguir em frente, pois sabia que esta era uma oportunidade que iria mudar a minha vida”, diz.

Usando as tecnologias para difundir ciências, a Educação à Distância tem mudado vidas de pessoas que antes não vislumbrava a possibilidade de fazer um curso superior por morarem em locais de difícil acesso. Este é o caso da aluna destaque no curso de Música em Cruzeiro do Sul, Maria Euciane Amorim. “Estou vivendo um momento de realização de um sonho idealizado desde criança, mas que achava que era impossível de realizá-lo”, revela.

A iniciativa do governo do Estado em firmar parcerias como estas representam muitos para os menos favorecidos, pois vencem barreiras geográficas através da Educação à Distância.

Perseverança – Ao se conhecer histórias como a da formanda Valnira de Andrade Maia que cursou o Ensino Fundamental por meio de Telecurso e o Ensino Médio através da Educação de Jovens e Adultos é uma prova de que perseverar e correr atrás de seus sonhos é possível de realizá-lo. “Desde os nove anos de idade quando morava numa casinha de palha e brincava com bonecas de panos sonhava em ser professora de artes visuais”, conta.

Para o secretário estadual de Educação Daniel Zen “é sempre uma alegria participar das formaturas dos cursos oferecidos pela UnB, primeira instituição a nos estender os braços na oferta de cursos superior à distância. Esta foi uma maneira encontrada pelo governo em atender a demanda por formação superior em vários municípios acreanos voltada para professores que já atuam na rede pública. Nossa melhor estratégia foi acreditar que o aperfeiçoamento tecnológico iria dar certo. Acertamos por acreditar que é possível, através das novas tecnologias, formar cidadãos capazes e críticos para o exercício da profissão”, afirma.

Ir além das fronteiras – A formação superior em cursos oferecidos pela UnB representa para muitos ‘ir além das fronteiras’. As formaturas representam uma vitória coletiva dos 100 formandos espalhados em oitos municípios do Acre. Elas representam também o incremento na melhoria dos indicadores de desempenho da educação básica e o crescimento do estado na elevação da escolaridade média da população.

A política de valorização profissional tem contribuído para que o estado cresça e se desenvolva. “Esta é uma página bonita da história do Acre. A nossa formação irá permitir que o desenvolvimento econômico não se concentre apenas nas mãos de poucos, mas que ele se distribua por lugares longínquos onde a educação já está fazendo o seu melhor”, ressaltou o formando Marcelo Teles da Silva.

Emocionada a coordenadora do Polo de UAB de Cruzeiro do Sul, Elenilda Maia da Silva, enfatizou que “esta é uma nova forma de pensar educação como forma de se construir a cidadania de milhares de pessoas”.

 

Fonte:

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute com o Município de Rio Branco situação das obras do Mercado Elias Mansour

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, realizou, na última sexta-feira, 03, uma reunião com representantes do Município de Rio Branco e comerciantes permissionários, para tratar das questões relacionadas à construção da nova estrutura do Mercado Municipal Elias Mansour.

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, teve como propósito elucidar questões relacionadas à obra do Mercado Municipal, principalmente, sobre a realocação dos feirantes durante o período de execução dos serviços.

Segundo o Município, a atual estrutura do Mercado Elias Mansour será demolida para dar lugar a um mercado cultural turístico. O local abriga feirantes e lojistas que necessitarão de um novo espaço para trabalhar enquanto durar a obra.

A partir da mediação do MPAC, ficou acordado que as obras não sejam iniciadas sem a definição de todos os trâmites pertinentes à transferência dos feirantes para um local apropriado.

Além disso, ficou estabelecido que a Prefeitura de Rio Branco encaminhará ao MPAC os projetos da obra e de realocação dos feirantes, os quais serão analisados no âmbito urbanístico, técnico e legal.

Ao final do encontro, foi lavrada uma ata da reunião com os encaminhamentos. O Ministério Público acompanhará os desdobramentos e o devido cumprimento das medidas acordadas na reunião.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC participa de audiência pública sobre violência de gênero

Publicado

em

Por

Nesta quinta-feira, 09, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), de uma audiência pública para discutir os índices de violência de gênero e a construção de políticas públicas para prevenção e combate a estes crimes.

Representando o MPAC estavam presentes a coordenadora do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Observatório de Violência de Gênero (OBSGênero), procuradora de Justiça Patrícia Rêgo, além das promotoras de Justiça Dulce Helena Franco e Diana Soraia Pimentel.

Durante sua participação, Patrícia Rêgo apresentou dados disponibilizados pelo OBSGênero, destacando avanços e desafios na luta contra a violência de gênero. Conforme os números, apesar dos avanços, em 2023, o Acre foi o segundo estado com maior número de feminicídios para cada 100 mil habitantes, empatado com Rondônia e Tocantins.

Além disso, os dados mostraram outra situação preocupante, os índices de violência sexual. No ano passado, o Acre apresentou um aumento de 9,4% no número de estupros em relação ao ano anterior. Aproximadamente 88% dos casos notificados envolvem crianças e adolescentes.

A procuradora ressaltou ainda a importância de eventos como este para sensibilizar a sociedade e as instituições públicas sobre a necessidade de um combate eficaz a esse tipo de violência.

“Quero ressaltar a importância de momentos como estes, com a presença das instituições e do movimento social mostrando que, de fato, podemos avançar e que este poder, o parlamento, pode fazer a diferença nesses avanços. Trouxemos uma análise das estatísticas de violência de gênero para que possamos, enquanto sociedade e poder público, entender essa realidade da violência de gênero no estado do Acre, para propor, discutir e avaliar políticas públicas”, disse.

A audiência pública teve como base o requerimento n.º 53/2024 do deputado estadual Fagner Calegário e contou com a participação da sociedade civil organizada, Poder Judiciário, Defensoria Pública e representantes dos poderes públicos estadual e municipal.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Clóvis Pereira
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre vai receber 15 novas vans para ampliar serviços de assistência social e Combate à Fome

Publicado

em

Os veículos possuem acessibilidade universal e serão utilizados para transportar pessoas com deficiência, idosos e demais grupos vulneráveis para os serviços de acolhimento e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

“Beneficiar uma pessoa com deficiência que precisa de transporte, é fundamental para a inclusão social e para a garantia de direitos”

assessoria

Com o objetivo de ampliar os serviços públicos de assistência social no Acre, o governo federal vai enviar ao estado 15 vans novas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade em áreas distantes dos centros de atendimento tradicionais.

A ação é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e foi lançada nesta quarta-feira, 8, em Brasília, pelo ministro Wellington Dias, que esteve no Acre mês passado.

Cada van custou R$ 310 mil. Os veículos possuem acessibilidade universal e serão utilizados para transportar pessoas com deficiência, idosos e demais grupos vulneráveis para os serviços de acolhimento e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Elas também serão usadas para visitas domiciliares das equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Beneficiar uma pessoa com deficiência que precisa de transporte, é fundamental para a inclusão social e para a garantia de direitos”, afirmou o ministro do MDS.

Comentários

Continue lendo