Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre utiliza barreiras volantes para fiscalizar produtos vegetais e animais em rodovias do Juruá

Publicado

em

A fiscalização tem gerado maior conscientização entre fornecedores e comerciantes, incentivando-os a adequar-se às exigências sanitárias, especialmente no que diz respeito a documentos essenciais para garantir a conformidade com as normas

Barreiras móveis proporcionam mais eficácia e imprevisibilidade nas ações de fiscalização. Foto: Sanderson Willy/Idaf

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), está intensificando a fiscalização nas rodovias e ramais do Vale do Juruá, com barreiras móveis e ações rotineiras, combatendo o trânsito irregular de produtos agropecuários e garantindo a sanidade sanitária no estado.

O trabalho dos fiscais agropecuários visa prevenir a disseminação de doenças e pragas, além de assegurar que os produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo humano sejam transportados de maneira correta, em conformidade com as normas sanitárias. A ação é fundamental para manter o status do Acre como zona livre de febre aftosa sem vacinação, um título conquistado com esforço pela equipe Idaf.

“Nossas barreiras verificam se os veículos estão cumprindo as legislações relacionadas ao transporte de produtos animais e vegetais. A fiscalização evita a circulação de produtos comprometidos, o que poderia resultar em contaminações, perdas de qualidade e riscos à saúde pública”, explica Sanderson Willy Macedo, médico veterinário da unidade Idaf de Mâncio Lima.

As barreiras volantes estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e têm como principal objetivo mitigar a comercialização de produtos sem procedência. Durante a fiscalização, os agentes verificam se as cargas estão acompanhadas dos documentos sanitários obrigatórios, que comprovam a origem e a segurança dos produtos, além de orientar os condutores quanto às regras para o transporte legal.

A chefe da unidade do Idaf em Cruzeiro do Sul, Tatiane Oliveira, destaca que a atuação integrada com o Gefron fortalece a segurança de quem faz a  fiscalização, principalmente no combate ao transporte irregular de produtos, como carne clandestina. “Estamos realizando fiscalizações constantes, com abordagens em horários aleatórios, exigindo documentos legais e o selo da vigilância sanitária”, afirma.

A fiscalização tem gerado maior conscientização entre fornecedores e comerciantes, incentivando-os a adequar-se às exigências sanitárias, especialmente no que diz respeito a documentos essenciais para garantir a conformidade com as normas, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV).

A atuação conjunta entre a Sejusp e o Idaf não apenas potencializa os resultados na fiscalização, mas também fortalece a capacidade de resposta das autoridades diante de situações críticas. A sinergia entre as instituições é fundamental para criar um ambiente de confiança e transparência, tanto entre as autoridades competentes quanto entre os produtores rurais.

“Ao unir esforços, estamos não apenas garantindo a proteção de nossos recursos naturais, mas também promovendo práticas sustentáveis que beneficiam a todos. Juntos, podemos enfrentar os desafios que se apresentam e construir um futuro mais seguro e sustentável para nossa agricultura e para o meio ambiente”, afirma o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia.

Ao contrário das barreiras fixas, que são estabelecidas em pontos específicos e permanentes, as barreiras móveis são montadas de forma temporária em locais variados. Foto: Sanderson Willy/Idaf

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação

O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.

“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.

Dois períodos

O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.

Amistoso na terça

Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo