Geral
Governo do Acre realiza mutirão de laqueaduras para garantir mais autonomia às mulheres e reduzir filas por cirurgias eletivas
Com o objetivo de garantir mais agilidade e ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade, o governo do Acre realizou um mutirão de cirurgias ginecológicas focado na realização de laqueaduras. A ação faz parte do programa Opera Acre e contribui para a redução das filas por procedimentos eletivos no estado.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), e ocorreu no sábado, 21, no complexo hospitalar em Rio Branco.
“Diminuir as filas de espera é um compromisso do governo do Estado, e estamos fazendo isso, inclusive zerando filas em uma série de especialidades. Paralelo ao mutirão de laqueaduras, também está sendo realizado o mutirão de vasectomia na Fundação. Desta forma, o governo oferece mais dignidade e garantia de direitos às famílias acreanas”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Ação faz parte do programa Opera Acre e contribui para redução das filas por procedimentos eletivos no estado. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
A ginecologista Isis Marinho explica a importância da cirurgia para a saúde da mulher: “A cirurgia de laqueadura proporciona mais autonomia para a mulher sobre o próprio corpo. É uma forma de garantir segurança no seu processo contraceptivo e contribuir para o seu bem-estar físico e emocional”.
Além de atender às necessidades imediatas de quem aguarda por esse tipo de procedimento, o mutirão também reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento da saúde pública, promovendo dignidade, acolhimento e cuidado com as mulheres acreanas.
“O mutirão de laqueaduras é mais uma ação do governo do Estado pra reduzir as filas de espera. Temos muito orgulho em proporcionar o acesso ao procedimento para essas mulheres de forma célere e com qualidade. É uma soma de esforços que representam o cuidado do governo do Estado com as pessoas e, com muita dedicação, iremos avançar ainda mais ao longo dos próximos meses”, afirma a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

Mutirão também reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento da saúde pública. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Planejamento familiar
O planejamento familiar é um conjunto de ações voltadas à promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, oferecendo orientações, acesso a métodos contraceptivos e acompanhamento clínico para mulheres e homens. O principal objetivo é assegurar que cada cidadão possa exercer, de forma responsável, segura e autônoma, o direito de decidir se deseja ou não ter filhos.
Até o mês de maio, a Policlínica Tucumã atuava como unidade de referência para os procedimentos de laqueadura e vasectomia no âmbito do planejamento familiar, em Rio Branco. Contudo, desde o início de junho, os usuários interessados em iniciar esse tipo de atendimento devem procurar diretamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Com a reorganização, as 48 unidades de saúde de Rio Branco passaram a ser a porta de entrada para o serviço. A proposta é iniciar o processo por meio de orientação e acolhimento dos pacientes, assegurando que compreendam as opções de métodos disponíveis, bem como todas as etapas necessárias para a realização dos procedimentos.
Comentários
Geral
MPAC obtém condenação de réu por homicídio na zona rural de Sena Madureira
Lucas Gomes Vaz foi sentenciado por matar Antônio Assunção da Silva com golpes de machado em 2022
O Ministério Público do Estado do Acre, por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Sena Madureira, obteve a condenação de Lucas Gomes Vaz pelo crime de homicídio simples contra Antônio Assunção da Silva.
De acordo com a denúncia apresentada pelo MPAC, o crime ocorreu na madrugada de 11 de setembro de 2022, na zona rural do município. Réu e vítima ingeriam bebida alcoólica quando o acusado atacou a vítima com golpes de machado, que resultaram na morte.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público, reconhecendo a materialidade do crime e a autoria por parte do réu, afastando a possibilidade de absolvição. Também foi fixada indenização aos familiares da vítima.
O promotor de Justiça Wanderley Barbosa atuou no plenário na condução da acusação.
Comentários
Geral
PM prende suspeito de tráfico e impede tentativa de estupro contra menina de 12 anos em Rio Branco
Homem de 19 anos foi detido em casa abandonada no bairro Tancredo Neves e autuado por estupro de vulnerável
A Polícia Militar do Acre prendeu na noite desta quinta-feira (12), em uma casa abandonada no Conjunto Jorge Lavocat, bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, um homem de 19 anos procurado por tráfico de drogas. Os policiais chegaram a tempo de impedir uma tentativa de estupro contra uma menina de 12 anos.
Com o suspeito foram apreendidos dinheiro e uma quantidade considerável de entorpecentes. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e tráfico de drogas.
A ação ocorreu por volta das 21h, enquanto uma guarnição das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizava patrulhamento de rotina na região. Os policiais foram abordados por um morador, que repassou informações e apontou uma casa abandonada na Rua Xangai.
As equipes montaram cerco no local e, durante a aproximação, perceberam a tentativa de abuso. O imóvel foi invadido e o suspeito acabou preso. No interior da residência, os militares localizaram e apreenderam 25 invólucros de pasta-base de cocaína, além de dinheiro e outros itens.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Defla, onde permanece à disposição da Justiça.
Com informações de AC24horas
Comentários
Geral
Sesacre informa dias e horários de funcionamento das unidades de saúde durante o Carnaval
Nesse período de carnaval, o governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) reforça o compromisso do atendimento à população nas unidades de saúde.
As unidades de pronto atendimento (UPAs) do Segundo distrito, Sobral e Cidade do Povo mantêm atendimento 24 horas.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) funcionará em horários normais, das 7h às 18h, exceto no domingo, 15.
O Pronto-Socorro de Rio Branco continuará com seu fluxo normal, nos atendimentos de urgência e emergência. Casos de menor complexidade devem ser encaminhados para as UPAs
A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo funcionará apenas com os serviços internos (enfermarias, cirurgias de urgência e de pacientes internados). As demandas laboratoriais e consultas com as especialidades médicas entrarão em recesso durante o período carnavalesco.
A Maternidade Bárbara Heliodora funcionará normalmente, com os serviços essenciais de urgência e emergência, nos atendimentos de obstetrícia e na Clínica da Mulher.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE





Você precisa fazer login para comentar.