Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre oferta cursos profissionalizantes para mulheres em Rio Branco, Porto Acre, Capixaba e Cruzeiro do Sul

Publicado

em

As formações são gratuitas e voltadas especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Rio Branco recebe curso de confecção de sandálias. Foto: Rosely Cabral/Semulher

O governo do Acre, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), realizou nesta terça-feira, 22, a abertura de cursos profissionalizantes para mulheres em Porto Acre, Capixaba, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A iniciativa é parte do Programa Impacta Mulher e tem como objetivo promover a qualificação profissional e incentivar a autonomia financeira desse público, quando em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica.

Em Porto Acre, foi iniciado o curso de preparo de salgados. E, Capixaba, as participantes terão acesso a cursos de preparo de bolos e tortas. Em Rio Branco, o curso oferecido é de confecção de sandálias. Em Cruzeiro do Sul, também serão desenvolvidas ações formativas do programa, com o curso de customização de sandálias voltado para mães de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, participou da inauguração do curso em Cruzeiro do Sul e destacou que a capacitação vai além da qualificação técnica. “A customização de sandálias é uma forma de renda extra sim, mas aqui também trabalhamos o emocional. O curso funciona como uma terapia ocupacional. Além das aulas práticas, oferecemos palestras com psicólogos, que orientam e acolhem as mães”, disse.

Mães de crianças com TEA no participarão de oficinas, rodas de conversa e capacitação para customização de sandálias. Foto: Marcos Santos/Secom

A gestora também reforçou o papel do Programa Impacta Mulher na construção da independência econômica. “Esses cursos também despertam o potencial empreendedor, preparando mulheres para conquistar seu espaço no mercado de trabalho ou iniciar seu próprio negócio”, completou.

Curso de preparo de salgados é realizado em Porto Acre. Foto: Kauã Cabral/Semulher

As formações são gratuitas e voltadas especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, como parte da política estadual de valorização e empoderamento feminino. Essa profissionalização é realizada não só capital, como nos municípios do interior e está programada para contemplar as 22 cidades do Acre.

Uma das beneficiadas com o curso de bolos e tortas em Capixaba, Adaires Costa ressaltou que a profissionalização é importante, independente da localidade geográfica, e que há muitos benefícios para as mulheres do interior: “Eu quero agradecer por esse curso, que está valorizando a mulher e nos fazendo produtivas, empreendedoras e com autonomia. Bolos e tortas é algo que em qualquer lugar as pessoas vão gostar; por isso esse curso me chamou atenção e fiz questão de me inscrever”.

Aluna do curso de bolos e tortas em Capixaba, Adaires Costa ressalta que profissionalização é importante para mulheres do interior. Foto: Andrey Maia/Semulher

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo