Acre
Governo do Acre não paga e 7º BEC paralisa obras em ramais em Epitaciolândia e Brasiléia
“É muito atoleiro, pontes caindo. E não vemos ninguém se manifestar para fazer alguma coisa por nós”
O 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC) abandonou a recuperação de ramais em Epitaciolândia e Brasiléia. O motivo foi o não pagamento das medições referentes ao mês de setembro, tornando, segundo o comando da instituição, inviável a continuação dos serviços. Dos 150 quilômetros do convênio, firmados entre o Exercito Brasileiro e o Governo do Acre, apenas 40 foram executados.
O convênio foi assinado no dia 16 de setembro e iria beneficiar os produtores que consolidam as cadeias produtivas da região, notadamente a produção de frangos, suínos e peixe. “Isso é um absurdo. Os ramais do Vale do Juruá estão na mesma situação, ou seja, sem condições de escoamento da produção”, repercutiu, na Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB).
Beneficiados parcialmente, os moradores dos ramais Mato Grosso e Piçareira estão revoltado com a saída das máquinas. “O agricultor é quem produz todo o alimento e estamos abandonados pelo poder público. É muito atoleiro, pontes caindo. E não vemos ninguém se manifestar para fazer alguma coisa por nós. Não temos como escoar a produção”, reclama a agricultor Francisco de Oliveira Menezes.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, João ‘Todo Feio’, disse que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não gastou os 11 milhões destinados anualmente para a recuperação de ramais em todo Estado. “Com o inverno se aproximado e sem ramais recuperados, vamos ter o pior momento da agricultura acreana”, prevê o sindicalista.
A reportagem falou com a assessoria de imprensa do Deracre. Os jornalistas responsáveis ficaram de dar a versão do governo, mas, por dois dias consecutivos, não obtivemos resposta.
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes prestigia inauguração da nova unidade da Defensoria Pública em Epitaciolândia
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, participou nesta quarta-feira (14) da inauguração da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre no município. A iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do acesso à Justiça e na ampliação do atendimento à população em situação de vulnerabilidade na região do Alto Acre.
A nova sede passa a atender os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, beneficiando diretamente mais de 44 mil habitantes, garantindo mais cidadania, dignidade e direitos às pessoas que mais necessitam de assistência jurídica gratuita.
Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância da parceria institucional para a concretização do projeto. Foram registrados agradecimentos à defensora pública-geral do Acre, Juliana Marques Cordeiro, e a toda a equipe da Defensoria pelo trabalho realizado. Também foi reconhecido o apoio do Governo do Estado, do prefeito Sérgio Lopes, dos vereadores do município e da vice-governadora Mailza Assis, apontada como incentivadora da Defensoria Pública desde o período em que assumiu uma cadeira no Senado Federal.
A Defensoria Pública do Estado do Acre tem como missão garantir, de forma gratuita, o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O novo prédio foi construído em terreno doado pela Prefeitura de Epitaciolândia e está localizado no bairro Aeroporto, oferecendo uma estrutura própria, moderna e totalmente acessível à população.
Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, proveniente do orçamento da própria instituição, a unidade conta com recepção, salas de atendimento, gabinetes, setores administrativos e espaços adaptados para assegurar conforto, dignidade e eficiência no atendimento ao público.
A nova sede já entrou em funcionamento na manhã da inauguração e realizou os primeiros atendimentos, consolidando mais um passo na ampliação dos serviços públicos essenciais na região do Alto Acre.
Comentários
Acre
Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta
Com a previsão de chuvas acima da média para o período, o governo do Acre intensificou, nesta quinta-feira, 15, o monitoramento dos níveis do Rio Juruá e de seus principais afluentes. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com parceria da Defesa Civil, como medida preventiva para reduzir riscos à população ribeirinha.
De acordo com os dados mais recentes, o nível do Rio Juruá ultrapassou a cota de alerta pela segunda vez este ano. A medição atual é de 11,96m, o que acende um sinal de atenção para possíveis impactos, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a alagações. As equipes técnicas acompanham a evolução do volume de água de forma contínua, realizando medições diárias e vistorias nas comunidades mais próximas das margens.

Segundo o major Josadac Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, o monitoramento antecipado é fundamental para garantir uma resposta rápida, caso o cenário se agrave. “Estamos acompanhando de perto a elevação do rio e mantendo nossas equipes em prontidão. O objetivo é agir de forma preventiva, orientando a população e adotando medidas necessárias para minimizar danos”, destacou o oficial.
A Defesa Civil Estadual disse que, até o momento, não há registro de ocorrências graves, mas alerta para que moradores de áreas de risco fiquem atentos às orientações dos órgãos oficiais.
The post Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Governo convoca 92 aprovados no concurso do Detran/AC para inspeção médica e entrega de documentos
Chamamento contempla cargos de níveis superior e técnico em dez municípios; posse deve ocorrer até 13 de fevereiro





















Você precisa fazer login para comentar.