Acre
Governo do Acre mentiu: Três envolvidos em furto de delegacia são detidos e enviados para o FOC
Todos os três são condenados e estão sob prisão domiciliar.
Enquanto o governo do Acre tenta omitir que a delegacia de Brasileia foi invadia por ladrões na madrugada do dia 12, de onde levaram submetralhadoras, espingardas, carregadores, munição e pistola de choque com cargas, vários agentes de polícia estão trabalhando para identificar e buscar os envolvidos no caso.
Nas últimas 48 horas três pessoas foram presas, entre eles uma mulher, que foram levados para o fórum de Brasileia para serem ouvidos na audiência de custódia. O juiz da comarca, Dr. Clovis Lodi, juntamente com a promotoria na pessoa do promotor Carlos Pescador, decidiram após as oitivas, optar diante da gravidade dos fatos, pela prisão preventiva dos três.
Foram detidos preventivamente; Rafael Ferreira do Rosário, Thiago Souza da Silva e Letícia Soares Almeida, que foram acusados de furto qualificado segundo a decisão do juiz criminal, “…importante destacar que a periculosidade real dos flagranteados, além do histórico criminal, deflui da audácia da conduta criminosa de terem, em tese, entrado na Delegacia de Polícia e furtaram várias armas de grosso calibre a serem destinadas a organização criminosa Comando Vermelho”.
Complementa a decisão dizendo que, “Logo, a única medida cabível é a decretação da prisão preventiva, considerando a gravidade em concreto dos fatos e a periculosidade real dos flagranteados, contumazes na prática de crimes, inclusive todos cumprindo pena”, destacou.
O caso ainda está em aberto, onde foi levantado por enquanto, que apenas duas espingardas foram recuperadas. Os agentes que estavam na delegacia de plantão quando aconteceu o arrombamento e furto, estão sendo ouvidos.
Até o momento, as informações por parte do Governo através da Secretaria de Segurança do Acre, seria de negar os fatos e proibir qualquer tipo de informação para a imprensa no Estado.
Em conversa com juízes e promotores, comentaram que as explicações serão pedidas nos meios legais, uma vez que estão atônitos com o que aconteceu na fronteira. Por parte da população, a notícia deixou a maioria assustada, com medo e esperam que os órgãos responsáveis pela segurança pública, tomem providencias e deem respostas o mais breve possível.

Acusados serão transferidos para o FOC onde aguardarão o desenrolar do caso do furto na delegacia de Brasiléia – Foto: Alexandre Lima
Materias relacionadas:
Delegacia de Brasiléia é invadida e tem armas roubadas na madrugada
Polícias vão passar o ‘pente fino’ na fronteira atrás de ladrão de delegacia e armas
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.