fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre levará inovação tecnológica a 122ª edição da Festa de São Sebastião em Xapuri

Publicado

em

O prefeito de Xapuri, Maxuel Maia, agradeceu o apoio do governo do estado e garantiu uma programação repleta de romarias e muita fé

Reunião de planejamento contou com a presença do prefeito Maxuel Maia e técnicos da área de eventos da Seict. Foto: Jairo Carioca

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), levará inovação tecnológica à 122ª edição da Festa de São Sebastião, no município de Xapuri. O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, juntamente com a equipe de eventos e engenharia, planejou na manhã de quinta-feira, dia 9, em Rio Branco, as ações de apoio que envolvem também as secretarias da Casa Civil e de Empreendedorismo e Turismo. O encontro contou com a participação do prefeito Maxuel Maia.

“Este ano, a pedido do prefeito Maxuel Maia e com o apoio do governador Gladson Cameli, estaremos ampliando nossa participação no evento com inovação tecnológica e serviços nas áreas de qualificação profissional e geração de emprego e renda. Uma das inovações será a realização do Campeonato de Games durante o evento”, garantiu Mesquita.

De acordo com a Seict, a atividade de jogos eletrônicos tem como principal objetivo fomentar a cultura e a infraestrutura digital, com ações destinadas principalmente ao público jovem. Um conjunto de oportunidades será disponibilizado por meio de inscrições em plataformas de cursos on-line, em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (Sine), além de atividades ligadas ao Polo Digital.

“Os jogos eletrônicos têm se tornado uma ferramenta para inserir os jovens no universo tecnológico. Trazemos as etapas do Campeonato de Games como uma forma de entretenimento, atraindo a juventude para esse ambiente tecnológico, uma iniciativa que tem dado certo”, observou Mesquita.

As celebrações religiosas comandadas pela Igreja Católica começaram no dia 5, no município de Xapuri, com ritos que antecedem a grande procissão do dia 20. Foto: assessoria 

O prefeito de Xapuri, Maxuel Maia, agradeceu o apoio do governo do estado e garantiu uma programação repleta de romarias e muita fé. “É o primeiro grande desafio da nossa gestão. O governo do estado é um grande parceiro, e a festa será a melhor dos últimos anos”, afirmou o prefeito.

Xapuri se transforma na capital da fé em celebração a São Sebastião no Acre

As celebrações religiosas comandadas pela Igreja Católica começaram no dia 5, no município de Xapuri, com ritos que antecedem a grande procissão do dia 20, data principal das comemorações a São Sebastião, padroeiro da cidade. O município recebe centenas de romeiros e se transforma na capital da fé em devoção ao santo.

Até o dia 20, o evento reúne seringueiros, ribeirinhos, religiosos, toda a população local e turistas, que aproveitam a ocasião para visitar a terra onde nasceu Chico Mendes e participar da vasta programação cultural e de entretenimento, promovida com o apoio do poder público e da iniciativa privada. Políticos de diversas correntes partidárias também aproveitam o momento coletivo para expressar sua religiosidade.

Segundo o jornalista Raimari Cardoso, as origens da festa remontam às vésperas da Revolução Acreana, quando um grupo de católicos percorreu as ruas do pequeno vilarejo de Mariscal Sucre, no dia 20 de janeiro de 1902, rogando por paz e proteção diante da iminência do movimento armado que eclodiria em 6 de agosto daquele mesmo ano.

Prefeito Maxuel Maia garantiu um evento organizado para romeiros, turistas e fiéis do município de Xapuri. Foto: Jairo Carioca

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasileia encerra semana dedicada à luta contra malária com ações educativas

Publicado

em

A prefeitura de Brasileia encerrou nessa sexta-feira, 25, as atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, com um “pit stop” educativo.

O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a malária

Durante a semana, diversas ações foram realizadas, como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio ‘A Hora de Brasiléia’ e gravação de vídeo institucional falando sobre a doença.

Para o secretário de saúde, Francelio Barbosa, as ações realizadas foram essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate à malária”, destacou Francelio.

 

VEJA AS FOTOS:

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça manda Ariquemes (RO) retirar nomes de pessoas vivas de bens públicos

Publicado

em

A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Ariquemes (RO) retire, em até 15 dias, os nomes de pessoas vivas de sete imóveis públicos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A decisão atende à Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe homenagens a vivos em bens públicos para evitar promoção pessoal de autoridades. Um dos locais afetados é o estádio municipal Gentil Valério, batizado em homenagem ao ex-prefeito ainda vivo.

Cinco escolas e o Centro Administrativo Municipal também deverão ser renomeados em até 90 dias. Segundo o MPF, a prática viola o princípio da impessoalidade previsto na Constituição. A prefeitura deve comprovar à Justiça o cumprimento da ordem. Cabe recurso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aos 114 anos, idosa de Sena Madureira recebe nova Carteira de Identidade Nacional

Publicado

em

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) garante cidadania a idosa centenária em Sena Madureira. Foto: cedida.

Maria Justina da Silva, de 114 anos, recebeu nesta semana a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante uma edição especial da ação de cidadania realizada pelo governo do Acre.

Moradora do seringal Baturité, na zona rural de Sena Madureira, a idosa foi atendida por uma equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil, que se deslocou até a região para realizar a emissão da segunda via do documento.

“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade à dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel.

Equipe do Instituto de Identificação durante atendimento a dona Maria Justina, de 114 anos, no seringal Baturité. Foto: cedida.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a importância da nova CIN, que padroniza a identificação em todo o território nacional. “A nova carteira garante mais segurança ao cidadão, usando o CPF como número único. Esse avanço facilita a vida das pessoas e combate fraudes”, destacou.

Atualmente, o Acre é o segundo estado brasileiro com maior emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, com mais de 222 mil documentos já entregues.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Comentários

Continue lendo