Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre lança Programa Mulheres Mil para promover inclusão social e empoderamento feminino

Publicado

em

No esforço contínuo de promover a igualdade de gênero e apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), lançou na tarde desta quinta-feira, 2, o Programa Mulheres Mil, com uma grande ação no auditório da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco, reunindo dezenas de beneficiadas e autoridades.

Lançamento do Programa Mulheres Mil para atender mulheres de todo o país, com idade mínima de 16 anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com base na Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023, do governo federal, o Programa Mulheres Mil visa reduzir a desigualdade social, econômica, racial e étnica enfrentada por mulheres em situação de vulnerabilidade. Totalmente financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa conta com o apoio do governo do Estado e de diversas instituições para oferecer formação, qualificação e oportunidades de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“O Programa Mulheres Mil representa uma importante parceria entre o governo federal e o Ieptec, em conjunto com a Secretaria da Mulher. Ele traz consigo a oportunidade de empoderamento feminino por meio da capacitação profissional. Ao oferecer novas profissões, estamos não apenas gerando empregos, mas também proporcionando autonomia e independência econômica para as mulheres. Sabemos que a dependência financeira pode ser um fator que contribui para ciclos de violência e relacionamentos abusivos. Portanto, ao capacitá-las e permitir que conquistem sua própria renda, estamos contribuindo significativamente para a quebra desse ciclo”, conta a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, reforça impacto social do programa. Foto: Diego Gurgel/Secom

O ciclo I do programa oferecerá 792 vagas em sete municípios, enquanto o ciclo II abrangerá 325 vagas em 10 municípios do estado. Os cursos oferecidos incluem áreas como assistência administrativa, financeira, cuidado infantil, entre outros.

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, reforça: “Estamos lançando o Programa Mulheres Mil para atender às necessidades das mulheres em todo o estado do Acre. Com uma oferta de cursos variados, como manicure, gestão e cuidador de idosos, buscamos não apenas fornecer empregos, mas também dar visibilidade a essas mulheres que tanto precisam. Além disso, estamos focados em oferecer oportunidades educacionais aos jovens, integrando formação técnica aos cursos de ensino médio, preparando-os para o mercado de trabalho desde cedo. Essas iniciativas refletem o compromisso do Ieptec em contribuir para o desenvolvimento profissional e educacional de toda a população acreana”.

O presidente do Ieptec, Alírio Neto, destaca a força de mudança do ensino técnico. Foto: Diego Gurgel/Secom

O Programa Mulheres Mil foi desenvolvido para atender mulheres de todo o país, com idade mínima de 16 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou risco social, ou são vítimas de diversos tipos de violência. As primeiras 295 vagas foram preenchidas por mulheres cadastradas na Semulher, parceira do Ieptec no projeto. O programa está presente em sete municípios acreanos: Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Rio Branco, Tarauacá, Capixaba, Brasileia e Bujari. Ao todo, serão oferecidas 1.117 vagas de forma gradativa, com previsão de encerramento de todas as turmas até dezembro.

Para garantir o sucesso do programa, o Iepetc compromete-se não apenas a oferecer capacitação profissional, mas também a promover uma cultura de inovação e inclusão, adaptando-se às necessidades específicas de cada comunidade. Além disso, a metodologia do programa visa não apenas a formação técnica, mas também o desenvolvimento pessoal e o empoderamento das participantes.

O ciclo I do programa oferecerá 792 vagas em sete municípios, enquanto o ciclo II abrangerá 325 vagas em 10 municípios do estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Beneficiada pelo programa, Laís Ferreira compartilhou sua jornada de transformação, destacando o impacto positivo do curso de capacitação de promotora de vendas em sua vida e na de outras mulheres de sua comunidade. Trabalhando em horário integral, ela encontra tempo para se dedicar ao curso, que trouxe novos conhecimentos e oportunidades. Laís expressou gratidão à Secretaria da Mulher e ao Ieptec por trazerem o curso para sua comunidade, proporcionando uma nova perspectiva de carreira para ela e outras mulheres. Ela enfatizou a importância do empoderamento feminino e do apoio do governo estadual na promoção de oportunidades para as mulheres. 

“O curso de promotor de vendas mudou minha vida e a de outras mulheres da minha comunidade. Sou grata ao governo por trazer essa oportunidade para nós. É gratificante sentir-se empoderada e ver outras mulheres se destacando em novas profissões. Estou aqui para ajudar quem deseja seguir esse mesmo caminho de capacitação e empoderamento”, conta Laís.

Laís Ferreira destaca o poder de mudança que esse programa pode causar em mulheres da sua comunidade. Foto: Diego Gurgel/Secom

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, que tem como objetivo principal garantir o pleno acesso e sucesso das participantes. A participação de diversos órgãos e parcerias estratégicas reforça o compromisso do governo com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco empossa novos conselheiros e reforça compromisso com políticas públicas para as mulheres

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, deu posse na manhã desta segunda-feira (2), aos novos conselheiros municipais dos Direitos das Mulheres, que atuarão no triênio 2026/2029. A solenidade foi realizada na Casa Rosa Mulher, localizada no Segundo Distrito da capital.

Foto da solenidade d eposse na Casa Rosa Mulher
Prefeitura de Rio Branco dá posse aos novos conselheiros municipais dos Direitos das Mulheres. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom reforçou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, destacando que o respeito a elas deve ser uma prática constante, e não apenas uma prioridade no mês de março.

Foto do Prefeito Tião Bocalom
Prefeito Tião Bocalom reforça compromisso de sua gestão com o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“O que queremos demonstrar é que o respeito pela mulher é algo permanente e vamos continuar com essa valorização em todas as esferas da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

O gestor ainda elogiou o papel das mulheres na sociedade, ressaltando sua atuação em áreas como transporte e construção civil, que tradicionalmente eram dominadas por homens.

Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom
O prefeito ainda elogiou o papel das mulheres na sociedade, ressaltando sua atuação em muitas áreas profissionais. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Hoje, as mulheres desempenham funções que antes eram exclusivas dos homens, como motoristas de ônibus e caminhão, e até na construção civil, como pintoras. Elas são guerreiras e merecem ser reconhecidas”, frisou.

Suelen Araújo, diretora de Direitos Humanos, destacou a importância do conselho, especialmente no combate à violência contra a mulher.

Foto de Suelen
Suelen Araújo mencionou que as 14 novas conselheiras representam diversos órgãos, secretarias e a sociedade civil. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“O conselho tem como função garantir a segurança e dignidade das vítimas, assegurando que os casos de violação sejam denunciados e encaminhados aos órgãos competentes”, afirmou Suelen, acrescentando que fazia mais de cinco anos que o cargo de conselheiras não era preenchido. Ela também mencionou que as 14 novas conselheiras representam diversos órgãos, secretarias e a sociedade civil.

A vereadora Lucilene Vale, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Rio Branco, enfatizou a crescente preocupação com a violência contra a mulher no estado.

Foto da Vereadora Lucilene Vale
“A violência contra a mulher é uma luta de todos. Temos discutido muito isso na Câmara, com projetos e apoio às mulheres violentadas”, afirmou a vereadora. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A violência contra a mulher é uma luta de todos. Temos discutido muito isso na Câmara, com projetos e apoio às mulheres violentadas. A cada dia, a violência só aumenta, e é uma grande preocupação para a nossa comunidade e as autoridades”, afirmou a vereadora.

Foto da Posse de novos conselheiros
Durante o mês de março, a Prefeitura de Rio Branco realizará uma série de homenagens e ações voltadas para as mulheres. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará uma série de homenagens e ações voltadas para as mulheres, com encontros, debates e fóruns que tratarão de temas como igualdade de direitos e enfrentamento à violência. A programação busca destacar as trajetórias das mulheres, fortalecer as políticas públicas voltadas para elas e ampliar o diálogo sobre seus direitos.

Solenidade de Posse de novos conselheiros Fotos Marcos Araujo 19
Solenidade de Posse de novos conselheiros Fotos Marcos Araujo 12

<p>The post Prefeitura de Rio Branco empossa novos conselheiros e reforça compromisso com políticas públicas para as mulheres first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara aprova urgência para venda de remédios em supermercados

Publicado

em

Malorny/Getty Images
medicamentos

A Câmara dos Deputadosaprovou, nesta segunda-feira (2/3), o requerimento de urgência de um projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em supermercados. A proposta pode agora ser analisada diretamente no plenário, sem passar por comissões temáticas.

A proposta determina que varejistas interessados em vender os remédios deverão instalar um espaço específico, semelhante a um quiosque de farmácia, dentro de seus estabelecimentos. Pelo texto, a venda deverá ser feita obrigatoriamente sob a responsabilidade de um farmacêutico.

O texto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado em setembro de 2025. Como tinha caráter terminativo no colegiado, seguiu diretamente ao plenário.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Acre

Primeira semana de março terá chuvas diárias e instabilidade em Rio Branco

Publicado

em

Previsão indica 100% de probabilidade de precipitação entre 2 e 8 de março, com calor intenso e alta umidade

A primeira semana de março será marcada por instabilidade climática em Rio Branco. Entre os dias 2 e 8 de março de 2026, a capital acreana deve registrar chuvas diárias, com 100% de probabilidade de precipitação ao longo de todo o período. Os volumes previstos variam de 3,7 mm a 23 mm, enquanto as temperaturas devem oscilar entre 22 °C e 33 °C.

De acordo com a previsão meteorológica, além da frequência das chuvas, a umidade relativa do ar permanece elevada, atingindo índices próximos de 97%. A sensação térmica pode ultrapassar os 30 °C em alguns dias, especialmente na terça-feira (3), quando o calor será mais intenso.

Previsão dia a dia

Segunda-feira (2)
Chuva moderada com acumulado estimado em 10 mm. Temperaturas variam entre 23 °C e 29 °C, com sensação térmica podendo atingir 32 °C. Umidade relativa do ar em torno de 89%.

Terça-feira (3)
Dia mais quente da semana, com máxima de 33 °C e mínima de 22 °C. Sensação térmica pode chegar a 38 °C. Previsão de chuva leve e índice de radiação ultravioleta muito alto (nível 14). Umidade mínima de 58%.

Quarta-feira (4)
Previsão de 9,5 mm de chuva, com temperaturas entre 23 °C e 29 °C. Sensação térmica pode alcançar 33 °C. Umidade volta a subir, chegando a 84%.

Quinta-feira (5)
Dia com maior volume de chuva da semana, com cerca de 23 mm previstos. Temperatura máxima de 24 °C e mínima de 22 °C. Umidade relativa do ar atinge 97%.

Sexta-feira (6)
Chuva leve com acumulado de 3,7 mm. Temperaturas variam entre 22 °C e 28 °C, com sensação térmica podendo alcançar 30 °C. Umidade em torno de 86%.

Sábado (7)
Chuva moderada prevista, com cerca de 15 mm. Mínima de 22 °C e máxima de 26 °C. Umidade relativa do ar pode chegar a 94%.

Domingo (8)
Encerrando a semana, a previsão aponta chuva moderada, com acumulado de 11 mm. Temperaturas entre 22 °C e 28 °C, com sensação térmica de até 32 °C. Umidade permanece alta, em torno de 78%.

Comentários

Continue lendo