Acre
Governo do Acre incentiva cultura exportadora durante encontro com setor produtivo
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), incentivou na manhã desta sexta-feira, 5, no auditório do Sebrae-AC, em Rio Branco, o crescimento das exportações e serviços por meio da cultura exportadora. O encontro foi promovido pelo Fórum Empresarial, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela ApexBrasil, além do Sebrae e da Grande Loja Maçônica.


O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, voltou a defender o fortalecimento do corredor interoceânico como trilha da internacionalização de produtos acreanos para o Peru e a China. “O aumento do número de empresas que operam no comércio exterior e a promoção do crescimento de exportações e produtos faz parte das estratégias de governo, com foco na geração de emprego e renda”, destacou.
O presidente do Fórum Empresarial, José Adriano Ribeiro, apresentou um painel sobre o panorama industrial do Acre, seguido pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, que abordou o cenário de exportações, apresentando dados do mercado mundial, nacional e regional.
André Muller, representante da ApexBrasil, abordou o mecanismo de apoio a exportação de produtos agropecuários e agroindustriais. Representando o Mapa, Victor Vilas Boas discorreu sobre requisitos legais do Brasil e dos países importadores, com foco no Peru e na Bolívia para exportação de produtos. O encontro foi encerrado com representantes das empresas Dom Porquito e Cooperacre, que compartilharam suas experiências em exportação.
Agenda com o governo federal
O encontro sobre desafios, perspectivas de exportações dos setores agropecuário e agroindustrial antecede a agenda com os ministros do Planejamento, Simone Tebet, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na próxima terça-feira, 9, em encontro que terá como tema “Uma saída pacífica para o Brasil”, na capital acreana.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.