O diretor da autarquia, por sua vez, justifica-se e assegura que o contrato do projeto está sendo reavaliado
Secretário diz que governo prometeu construir nova ponte, mas obra nunca saiu do papel/Foto/ContilNet
O vereador de Brasiléia, Ivonaldo da Costa Rufino, atual Secretário de Obras, denunciou na última semana o governo estadual por enganar a população de Brasiléia e Epitaciolândia sobre a reforma da ponte antiga e construção de uma nova para ligar os municípios.
“Eles colocaram as placas justamente nos últimos meses antes das eleições, o que, a meu ver, caracteriza um estelionato eleitoral. Por que logo depois da eleição eles retiraram as placas?”, indagou o parlamentar, afirmando que sequer existia orçamento para a execução da obra.
Ivanaldo Rufino, atual secretário de Obras de Brasiléia.
O diretor-operacional do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Sandro Oliveira, atribuiu à última enchente o motivo da não construção de uma nova ponte no município de Brasiléia.
“Todo o projeto será modificado, pois a última inundação ultrapassou a conta de alerta”, disse ele, assegurando que a obra será executada somente em 2016. A fixação de placas anunciando a nova ponte, assim como a restauração da antiga, causou grande expectativa no povo do Alto Acre.
O diretor da autarquia, por sua vez, justifica-se e assegura que o contrato do projeto está sendo reavaliado.
“Caso não consigamos adaptar às novas exigências, principalmente no tocante à altura, vamos abrir um novo processo licitatório”, disse Oliveira. O projeto inicial estava orçado em R$ 12 milhões, que eram provenientes dos cofres do tesouro estadual.
Antes de uma reforma emergencial feita no mês passado, buracos estavam causando transtornos. Engarrafamentos diários com filas enormes, que chegavam próximas ao 10º Batalhão da Polícia Militar e à Câmara Municipal de Brasiléia, levando os motoristas ter que esperar cerca até 20 minutos.
“Que vergonha. Quero ver quando acontecer um acidente e alguém morrer devido as condições dessa ponte. Só ai podem criar vergonha na cara e mandar fazer uma nova”, disse, indignada, a estudante Meline Isabele da Silva.
A placa foi tirada logo após o anúncio da obra, denuncia vereador/Foto: ContilNet
A harmonia entre os poderes e os avanços conquistados pela atual gestão municipal foram os principais destaques da mensagem governamental apresentada pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, durante a abertura oficial dos trabalhos do Poder Legislativo para o ano de 2026, realizada na manhã desta terça-feira (03), na Câmara Municipal de Vereadores.
O chefe do Executivo ressaltou que o diálogo institucional tem sido fundamental para os resultados alcançados pela administração, permitindo avanços significativos na geração de empregos, na mobilidade urbana, no apoio ao homem do campo e na execução de obras estruturantes que impulsionam o desenvolvimento da cidade, especialmente nas áreas da saúde, moradia, educação e assistência social.
O prefeito enfatizou que os investimentos realizados pela atual gestão têm garantido não apenas melhorias na infraestrutura urbana, mas também o acesso da população a serviços essenciais de qualidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Reconheço a importância da cooperação desta Casa Legislativa, tanto para os avanços já alcançados, quanto para o enfrentamento dos desafios que ainda se apresentam. Com diálogo institucional, responsabilidade e respeito aos princípios éticos, seguiremos fortalecendo nossas ações para atender às demandas da população com eficiência e compromisso público”, destacou o prefeito.
O chefe do Executivo ressaltou que o diálogo institucional tem sido fundamental para os resultados alcançados pela administração. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito enfatizou ainda que os investimentos realizados pela atual gestão têm garantido não apenas melhorias na infraestrutura urbana, mas também o acesso da população a serviços essenciais de qualidade, reforçando a valorização do ser humano como princípio norteador do governo. Segundo ele, essa política assegura um presente mais seguro e projeta um futuro de desenvolvimento sustentável para Rio Branco.
“Somos hoje a única capital do Brasil com 100% de cobertura de iluminação em LED, garantindo mais segurança, economia e qualidade de vida para a população. Na política habitacional, estamos com mais de 2.300 unidades entre obras em execução e projetos com cronograma até 2027. Cada moradia entregue representa dignidade e segurança para milhares de famílias. O trabalho conjunto com este parlamento tem sido decisivo para esses resultados”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, destacou o desempenho do Legislativo no ano anterior e reforçou a expectativa de manter a produtividade em 2026, com foco em pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, destacou o desempenho do Legislativo no ano anterior e reforçou a expectativa de manter a produtividade em 2026, com foco em pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.
“Teremos um ano de muito trabalho, com temas importantes como o Plano Diretor e o transporte público. Nosso compromisso é seguir próximos da população, ouvindo, debatendo e buscando soluções que garantam uma Rio Branco cada vez melhor”, ressaltou.
O reconhecimento ao trabalho da atual gestão também partiu de parlamentares fora da base aliada. O vereador Neném Almeida, do MDB, elogiou o volume de obras executadas e em andamento na capital, além de destacar medidas administrativas adotadas pelo Executivo municipal.
“Mesmo sendo de oposição, faço questão de reconhecer. O prefeito Tião Bocalom realizou obras importantes para a cidade, como viadutos e a ponte da Judia, uma demanda antiga da população. Também destaco a redução das emendas parlamentares, uma medida acertada. Por isso, faço esse reconhecimento publicamente”, afirmou o vereador.
Convênio entre Sebrae e Seagri busca fortalecer a cadeia produtiva do fruto no Acre
Com foco em aumentar a produtividade do cacau e gerar novos conhecimentos sobre a cadeia produtiva do fruto, 27 técnicos de instituições do Acre participam de uma capacitação em Belém, no Pará, de 2 a 13 de fevereiro. A ação integra o Convênio Cacau Sustentável no Acre, firmado entre o Sebrae e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).
O curso de sistema produtivo de cacau está sendo ministrado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, a capacitação é o ponto de partida do convênio. “O objetivo é nivelar o conhecimento técnico da cadeia produtiva do cacau, aperfeiçoando esses profissionais, atualizando conceitos e tecnologias para aumentar as oportunidades de mercado dos produtos que serão gerados”, explica.
O conhecimento adquirido deve beneficiar cerca de 350 produtores atendidos pelas instituições. Entre os resultados a serem obtidos estão o aumento da renda, da área produtiva e da produtividade, além da geração de novos conhecimentos técnicos que possibilitem ganhos reais dentro dessa cadeia produtiva.
O diretor declara que o convênio passa por ações integradas para trabalhar produção, processamento, distribuição, comercialização, inovação, tecnologia e até ações de marketing. “Procuramos atender e resolver gargalos de todos os elos da cacauicultura”, diz.
Para o secretário de Agricultura, Luiz Tchê, o curso deve fortalecer a cadeia produtiva como um todo. “Falar de cacau é falar de desenvolvimento sustentável, geração de renda e dignidade para as famílias que trabalham no campo. Essa formação técnica amplia nosso olhar sobre boas práticas, qualidade e mercado, e reforça o compromisso do Governo do Acre com uma agricultura mais eficiente, valorizada e humana”.
Participam também profissionais da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Acre) e uma liderança indígena da etnia Manchineri.
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), atua em apoio às famílias atingidas pela cheia do Rio Iaco, em Sena Madureira, com ações de suporte às comunidades localizadas em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do município, afetadas pelo avanço das águas.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a atuação do órgão ocorre de forma integrada com as demais instituições do Estado e segue a orientação do governador Gladson Camelí para prestar apoio imediato à população.
Governo segue acompanhando a situação em Sena Madureira e mantém equipes de prontidão para reforçar as ações de apoio, conforme a evolução do nível do rio e a necessidade das comunidades atingidas. Foto: Ascom/Deracre
“Estamos atuando para dar suporte às famílias que estão enfrentando esse momento difícil, ajudando na retirada de pertences e colaborando com o que for necessário para minimizar os impactos da cheia. Essa é uma determinação do governador Gladson Camelí: estar presente, apoiar os municípios e cuidar das pessoas”, afirmou.
Deracre atua em apoio às famílias afetadas pela cheia do Rio Iaco em Sena Madureira. Foto: Ascom/Deracre
As equipes do Deracre estão auxiliando na retirada de móveis, eletrodomésticos e pertences das casas atingidas, garantindo que os itens sejam levados para locais seguros, como residências de familiares e áreas fora da zona de inundação, reduzindo os prejuízos das famílias afetadas.
O Deracre segue acompanhando a situação em Sena Madureira e mantém equipes de prontidão para reforçar as ações de apoio, conforme a evolução do nível do rio e a necessidade das comunidades atingidas.
Você precisa fazer login para comentar.