Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre adere oficialmente ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Publicado

em

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 26, o titular da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico de Moura Carneiro, esteve no Acre para apresentar as novas diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e proceder com a assinatura do termo de compromisso pelos gestores estaduais de entidades que compõem o sistema de trânsito no estado.

Termo de compromisso foi assinado nesta terça-feira. Foto: Dhárcules Pinheiro

O plano norteia as ações das entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, alinhado com os princípios da nova Década de Ações para a Segurança no Trânsito, promovida pela Organização das Nações Unidas.

“O Acre é o 16º estado visitado pela Senatran, buscando o engajamento dos órgãos municipais, estaduais e até federais, para implementarmos as ações previstas no Pnatrans, que está distribuído em seis pilares temáticos: fiscalização, engenharia, segurança veicular, educação, gestão e atendimento às vítimas”, enfatiza Carneiro.

O evento contou com a participação de diversas autoridades que compõem o sistema de trânsito no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro

Maio Amarelo

Durante o evento, foi realizada também a abertura do Movimento Maio Amarelo no estado. Com o tema Juntos Salvamos Vidas, as ações de educação a serem desenvolvidas alinham-se ao plano para redução de mortes e lesões no trânsito.

“O Acre já tem caminhado na evolução da redução de mortes. De acordo com dados da inteligência e análise criminal da PMAC, de 2018 a 2021 já reduzimos em 23,35% o índice de mortes no trânsito, e nossa meta é continuar reduzindo, porque nenhuma morte é aceitável no trânsito”, salienta a presidente do Detran, Taynara Martins.

A família da dentista Maria Josilayne Ferreira, morta em um grave acidente de trânsito, em outubro do ano passado, em Rio Branco, participou do evento e o então noivo, Heverton Neri, falou sobre a dor de perder alguém para a violência nas vias. “Nós tínhamos planos de casar, muitos planos de vida e nada disso será realizado pela irresponsabilidade de alguém”, lamentou.

Na ocasião, a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, deu inicio às atividades do Maio Amarelo no estado. Foto: Dhárcules Pinheiro

Entenda o Pnatrans

O Pnatrans foi instituído pela lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e regulamentado pela resolução Contran nº 740, de 12 de setembro de 2018.  Em 2021, foi revisado e aprimorado, com a inclusão de princípios e ações que alinham o país à agenda global de segurança viária e reiteram o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028.

As ações e metas previstas no novo Pnatrans têm o potencial de preservar 86 mil vidas no período. Os gastos evitados com saúde pública e previdência chegariam a R$ 290 bilhões.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo