Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo deixa de pagar toda a remuneração dos servidores da saúde e trabalhadores podem entrar em greve

Publicado

em

O governo do Estado, liderado pelo PT e que sempre se gabou por pagar em dia os salários, passa a dar o calote em todos os servidores da saúde, deixando de pagar integralmente a remuneração dos trabalhadores. Os Sindicatos dos Médicos, dos Trabalhadores em Saúde do Estado, dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, dos Farmacêuticos e dos Motoristas de Ambulâncias unificaram o movimento contra as irregularidades.

De acordo com os sindicalistas, será realizada uma ação coordenada para entrar com milhares de processos contra o Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e com denúncias para que os políticos sejam investigados pelos crimes que podem até resultar em prisão. Não está descartada uma greve geral na saúde para mostrar o descontentamento dos servidores que foram transformados em escravos, trabalhando em sábados, domingos e feriados sem receber os valores previstos em lei.

 

A última irregularidade cometida foram cortes nas progressões, a retirada da Insalubridade, da Periculosidade, do adicional de Urgência e Emergência, da sexta-parte, e o pagamento da especialidade referente às especializações de cada profissional, como por exemplo, pediatras, ginecologistas e anestesistas, dificultando até o interesse de novos profissionais que preferem trabalhar nos grandes centros a vir para o Acre, dificultando a vida da população.

O governo do Estado ainda prejudicou a população com as demissões de trabalhadores (sem pagamento de direitos trabalhistas para aqueles que atuavam desde 1994), com a ampliação de um plantão a mais por mês sem previsão legal e sem pagamento justo. A atual gestão da Sesacre ainda fez o fechamento de setores de atendimento, como enfermarias do Pronto Socorro, Ambulatório, Observação Pediátrica, Observação de Acidentes traumáticos, limitou um número menor de trabalhadores em diversas unidades.

O resultado dos cortes poderá ser uma avalanche de ações milionárias cobrando do Estado todos os valores, incluindo indenizações, pois os cortes resultaram e perda de compra e na falta de dinheiro para pagar as próprias contas. Em alguns casos, em que os trabalhadores possuem salários defasados, o calote das gratificações chega a representar até 50% de toda a remuneração.

Muitos trabalhadores chegavam a tirar valores do próprio bolso para a compra de seringas e demais medicamentos e equipamentos para o trabalho, situação que pode não mais ocorrer, pois a saúde financeira do servidor está sendo abalada, segundo os sindicalistas.

Os representantes das entidades que defendem os trabalhadores já encaminharam para os órgãos fiscalizadores, como os Conselhos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE) todas as irregularidades. A expectativa é que haja uma operação contra os gestores.

Caso os valores atrasados não sejam quitados e os pagamentos não sejam regularizados, a paralisação pode ser deflagrada ainda em agosto.

Participam do movimento o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Sindicato dos Farmacêuticos (Sindfac), Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros (Spat) e Sindicato dos Condutores de Ambulância (Sindconam-AC).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Chuvas intensas causam pontos de alagação em cerca de 10 bairros em Rio Branco

Publicado

em

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) deixou pontos de alagação em ao menos 10 bairros da capital e causa elevação rápida de igarapés. As informações foram repassadas pelo repórter David Medeiros durante o ac24horas Play desta quarta-feira (17).

De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, que coordena o órgão e acompanha a situação desde as primeiras horas do dia. A previsão indica que a chuva deve persistir pelo menos até as 10h, mantendo o cenário de alerta na cidade

Foto: David Medeiros/ac24horas

Imagens exibidas ao vivo pelo ac24horas mostram a situação crítica da Rua 7 de Setembro, no bairro Habitar Brasil. O local apresenta dificuldade de acesso para veículos devido ao acúmulo de água, refletindo problemas recorrentes de drenagem agravados pelo alto volume de chuva em curto intervalo de tempo.

Segundo a Defesa Civil, Rio Branco registra uma média de 10 milímetros de chuva por hora. O volume é considerado extremamente elevado, já que, em apenas uma hora, chove o equivalente ao esperado para um dia inteiro. O volume intenso tem sobrecarregado os sistemas de drenagem e provocado a elevação rápida dos igarapés que cortam a capital.

Foto: David Medeiros/ac24horas

Ao todo, pelo menos oito igarapés atravessam a área urbana de Rio Branco e vários deles estão em situação crítica. Um dos mais afetados é o igarapé São Francisco, que recebe grande volume de água proveniente de afluentes menores. Na região do bairro Conquista, onde o repórter acompanhou a situação in loco, é possível observar igarapés em ritmo de enxurrada e despejando água diretamente no São Francisco.

Como consequência, algumas residências amanheceram com água nos quintais e ruas completamente alagadas. Além disso, há preocupação com o nível do Rio Acre, que na manhã desta quarta-feira marcou 6,30 metros. A previsão da Defesa Civil é de que o manancial possa subir entre três e quatro metros nas próximas horas, caso o volume de chuva se mantenha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Publicado

em

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico

O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.

“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.

Trabalho físico

Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.

“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.

Matheus Nego

O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo