Cotidiano
Partidos já aprovaram sete candidatos a presidente da República
Com mais 13 convenções, número deve aumentar no fim de semana
Na reta final das convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram sete candidatos a presidente da República, e mais oito nomes devem ser aprovados neste sábado (4). A escolha dos candidatos à vice-presidência ainda mobiliza os esforços das principais legendas: até esta sexta-feira (3), cinco chapas estão completas.
O PSOL e o PSTU formalizaram tanto os candidatos a presidente como a vice. A Rede, o PSDB e o Pode escolheram os nomes para os dois cargos, mas realizam convenção nacional amanhã para oficializar a decisão.
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB, anunciou que terá como companheira de chapa a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que disputaria a reeleição. Na nota publicada no portal do PSDB, Alckmin destacou a importância da presença feminina no cenário político nacional.
A definição da chapa do Pode tirou da disputa presidencial o economista Paulo Rabello de Castro (PSC), que já havia sido aprovado na convenção nacional, no último dia 20 de julho. No início desta semana, a cúpula dos dois partidos fechou uma aliança, e Rabello será o candidato a vice do senador paranaense Álvaro Dias.
A Rede acertou uma coligação com o PV. A candidata Marina Silva terá como vice o ex-deputado Eduardo Jorge, que disputou a eleição presidencial de 2014. O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, disse que a prioridade do partido é eleger deputados federais, mas destacou a identidade ideológica entre as duas siglas.
O PSOL e o PSTU saíram das convenções nacionais com a chapa completa. O PSOL vai disputar a eleição presidencial com Guilherme Boulos e Sonia Guajajara, em uma aliança com o PCB. Já o PSTU lançou uma chapa puro-sangue: Vera Lúcia e Hertz Dias.
O MDB confirmou ontem (2) a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles a presidente da República. Após a convenção do MDB, Meirelles disse ter preferência por uma mulher na composição da sua chapa. A direção do partido negocia com a senadora Marta Suplicy (MDB-SP).
Na última quarta-feira (1º), o PCdoB aprovou a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República, mas a deputada estadual gaúcha é o nome desejado pelo PT para compor a chapa na corrida presidencial. O PT se reunirá em São Paulo, nesta sábado. A tendência é que o partido formalize a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintedência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril.
Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se Lula poderá concorrer. O julgamento deverá ocorrer antes do dia 15 deste mês, prazo final para registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para amanhã está marcada também a convenção do Novo, que deve formalizar a candidatura de João Amoêdo a presidente da República.
O Patri também se reúne amanhã e, segundo nota publicada no portal do partido, entre os pré-candidatos, prevalece o nome do deputado federal Cabo Daciolo (RJ). O PSB, o PRTB e o PPL realizam convenção nacional neste domingo (5), mas somente os dois últimos devem lançar candidatos a presidente – Levy Fidelix e João Vicente Goulart, respectivamente.
Comentários

Cotidiano
Ecimairo Carvalho: Câmara Criminal aumenta pena de presidiário que torturou Nego Bau
O presidiário Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado por torturar o morador de rua Nego Bau, teve a pena aumentada em dois anos, após um recurso impetrado pelo Ministério Público Estadual.
A decisão foi da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, que julgou dois recursos do caso.
No primeiro o MP, pediu o aumento da pena do réu. Na apelação criminal, a promotora do caso, alegou que o autor do crime é reincidente.
Mas como o acusado tinha dois RGs, sendo um, com o nome de Jefson Castro da Silva Ferreira e outro apenas como Jefson Castro da Silva.
Na prolação da sentença de 1º grau, não foi possível, constatar, que em abril de 2020, o réu tinha sido condenado pelo crime de tortura.
A relatora do processo, Desembargadora Denise Castelo Bonfim, acatou o pedido ministerial e aumentou a pena de 5 para 7 anos de prisão por conta da reincidência.
O voto da relatora foi acompanhado pelos demais magistrados.
Na mesma decisão, os membros da corte, negaram um recurso da defesa. O advogado pediu que o réu passasse do regime fechado para o semiaberto.
Jefson Castro foi preso em abril do ano passado por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.
Na época, o acusado estava com a prisão decretada por torturar o morador de rua Renan Souza, que era conhecido como Nego Bau.
O crime aconteceu em dezembro de 2021, na casa do acusado. Jefson Castro flagrou Negou Bau em sua residência.
Como punição decepou um dos dedos da mão da vítima como um golpe de terçado. O autor ainda gravou um vídeo e exigiu que Nego Bau pegasse o membro decepado.
Negou Bau morreu em janeiro do ano passado após sofrer uma parada cardíaca, em Rio Branco.
Comentários
Cotidiano
Aberson Carvalho confirma liberação dos recursos do futebol na sexta

Foto Manoel Façanha: Recurso liberados para o futebol são pelas temporadas 22 e 23
O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Aberson Carvalho, confirmou na sexta, 29, o repasse de R$ 2 milhões do governo do Estado para a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) referente ao convênio com futebol profissional. Os valores são das temporadas de 2022 e 2023.
“Fechamos todo o processo e agora estamos aguardando a liberação para podermos realizar o repasse dos dois milhões para os clubes via federação . Esse é um compromisso do governador Gladson Cameli e iremos cumpri-lo”, declarou Aberson Carvalho.
Plano de trabalho
De acordo com Aberson Carvalho, a federação realizou um plano de trabalho para a liberação dos recursos.
“Estamos trabalhando de maneira conjunta para ajudar e melhorar o futebol acreano. A ideia é termos uma maior competitividade nos torneios regionais e nacionais”, afirmou o secretário.
2024
Segundo Aberson Carvalho, existe uma previsão de orçamento para o futebol na temporada de 2024 e a ideia é avançar, inclusive, com relação aos valores.
Comentários
Cotidiano
FEAV divulga convocação para disputa do Torneio Regional

Torneio Regional terá uma premiação de 80 mil e será um dos maiores do Norte
O técnico Carlos Leopoldo divulgou nesta segunda, 25, os atletas convocados para a disputa do Torneio Regional de Vôlei de Praia, competição programada entre os dias 29 e 1º de outubro, na praça do Juventus, na capital acreana. Além das duplas acreanas, o evento vai ter atletas do Amazonas, Rondônia e Roraima.
“Formamos a seleção com base nas disputas da terceira etapa do circuito acreano. Vamos começar os treinamentos e a meta é lutar pelos títulos no feminino e no masculino”, comentou o treinador.
Dayan fora lista
Dayan Barros seria um dos chamados para seleção. Contudo, o atleta viaja no sábado, 30, para Fortaleza onde irá se apresentar para jogar a Superliga B 23/24.
Atletas Sub-23
Pelo formato da competição montado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pela Federação Acreana de Voleibol (FEAV) cada Estado será obrigado a ter dois atletas Sub-23 no masculino e no feminino. A competição também prioriza a descoberta de novos talentos.
Atletas convocados
Masculino
Léo/Júnior França
Adrian/Victor Sub-23
Classificatório
Linek/Jeff
Marcos/Lucas Sub-23
Feminino
Quemile/Tiana
Ana Francisca/Letícia Sub-23
Classificatório
Adelaide/Jailane
Ana Vitória/Thaís Sub-23
Comentários
-
Extra14 horas atrás
Assaltante invade Drogaria em Epitaciolândia e foge com dinheiro
-
Acre11 horas atrás
Mais um registro: Ladrões arrombam mais um comércio em Epitaciolândia
-
Extra2 dias atrás
Menor apreendido por envolvimento em diversos crimes na fronteira pula o muro e foge
-
Flash1 dia atrás
Tragédia na BR-364: Jovem de 24 anos é atropelada e morta por caminhonete no Bujari
-
Geral2 dias atrás
Olha o canivete! Em Sena Madureira cordões evitam que jovem seja degolado
-
Extra2 dias atrás
Natureza é inexplicável – Depois de vendaval destruir restaurante, jornalista chora e diz:” Vou voltar mais forte”
-
Acre13 horas atrás
Incêndio em Cobija transforma a tríplice fronteira em um mar de fumaça
-
Brasil2 dias atrás
Brasil, 40 graus: capitais devem ultrapassar marca neste domingo