Flash
Governo cria mais 450 novos cargos em ajuste da Reforma Administrativa enviado à Aleac
Com jornais acrianos
Reforma administrativa do governo chega à Aleac: “Precisa ser aprovada para que o Estado funcione”, diz Tchê
Por volta das 9h30 desta quarta-feira (15) chegou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o projeto de lei que versa sobre a reforma administrativa proposta pelo governo.

O líder do governo, deputado Luiz Tchê (PDT), afirmou que a reforma precisa ser aprovada para que o Estado funcione.
O documento foi entregue aos deputados pelo governador em exercício, Wherles Rocha. A polêmica reforma que trará a fusão de secretarias, extinção de assessorias especiais e possível criação de novos cargos deverá ser votada em plenária ainda nesta quarta-feira.
_____________
Com previsão de criação de 450 novos cargos técnicos, o governo do Estado do Acre, enviou para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (15), o texto que estabelece ajustes na Reforma Administrativa da atual gestão.
O secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade, entregou pessoalmente o documento aos deputados estaduais junto com a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que também deve ser apreciada pelos parlamentares.

Ribamar ao lado dos deputados, na entrega do documento/Foto: Reprodução
Admitindo que algumas dificuldades foram detectadas, especialmente na área técnica, embora não tenha especificado quais são, o secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade, explicou a reportagem por meio de uma fonte do Palácio Rio Branco, que o que o governo encaminhou para aprovação na Assembleia Legislativa não é apenas um documento que prevê criação de novos cargos, mas necessárias correções para que o Estado funcione.
______________
O líder do governo e o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, reuniram 11 deputados da base antes de protocolar a proposta de reforma e esmiuçaram os pontos chaves do texto. A proposta deve criar mais de 300 cargos e ter um acréscimo de R$ 3 milhões nos cofres públicos.
______________
“São ajustes pontuais que serão feitos na Lei, pois foram detectados alguns entraves de gestão que estavam emperrando o fluxo da administração. O resumo de tudo é que serão feitos ajustes pontuais para atender, na maior parte, melhorias técnicas das secretarias. Detectou-se que algumas secretarias têm uma defasagem de pessoal técnico para gerenciamento. As questões que geraram problemas em algumas secretarias são de ordem técnica. Então, é melhorar a parte técnica das secretarias do governo e a gestão como um todo.”, explicou Trindade.

Gladson Cameli, governador do Acre — Foto: Foto Alexandre Lima
O secretário da Casa Civil destacou ainda a alteração no Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). “É de ordem internacional para ajustar pontos em relação a alguns acordos de empréstimos internacionais que na reforma anterior aferiu incompatibilidade.”, disse.
Sobre a LDO, a fonte acrescentou que “em 33 anos, nunca chegou ao Legislativo completa. Hoje essa tradição foi quebrada pelo governo Gladson Cameli. É a primeira vez que um governo na história do Acre entregou na íntegra.”, informou.

Presidente Nicolau – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
“Recebi das mãos do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Nicolau Junior (PP), na presença do governador em exercício, Major Rocha, o reajuste da reforma administrativa proposta pelo governo Gladson Cameli, ao qual apresento neste parlamento para ser apreciada, e com apoio da nossa bancada, aprovada para que o governo continue avançando em seus setores da saúde, segurança e educação”, diz.
Comentários
Flash
Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco
Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.
De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.
Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.
Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
O caso será apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Vídeo: Polícia encontra carro de colunista social encontrado morto em Rio Branco; polícia suspeita de latrocínio
Corpo de Moisés Alencastro foi localizado no bairro Morada do Sol, em Rio Branco; veículo da vítima foi abandonado na estrada do Quixadá

Veículo de Moisés Alencastro foi localizado abandonado na estrada do Quixadá; corpo havia sido achado horas antes em apartamento no Morada do Sol.
O colunista social e servidor do Ministério Público do Acre, Moisés Alencastro, foi encontrado morto dentro do apartamento onde morava, no bairro Morada do Sol, em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (22). O corpo apresentava sinais de violência e estava ensanguentado. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de latrocínio — roubo seguido de morte —, já que o criminoso fugiu com o carro e o celular da vítima.
O veículo de Alencastro foi localizado abandonado na estrada do Quixadá, região do bairro São Francisco. De acordo com os peritos, o crime pode ter ocorrido no domingo (21), devido ao estado de decomposição do corpo.
De acordo com informações, Moisés apresentava quatro perfurações provocadas por faca, sendo lesões no abdômen, na região das costelas e um corte no pescoço. O corpo já estava em rigidez cadavérica, indicando que a morte teria ocorrido há pelo menos 20 horas, possivelmente na noite do último domingo, 21.
A polícia não descarta outras linhas de investigação, mas a tese do latrocínio segue como principal. Equipes da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) devem colher imagens de câmeras de segurança da região e ouvir testemunhas para reconstituir os últimos momentos da vítima.
Moisés Alencastro era conhecido na cena social e cultural da capital acreana e atuava como servidor do MP-AC. O caso gerou comoção e segue em apuração.

A polícia não descarta outras linhas de investigação, mas a suspeita de latrocínio é a principal neste momento, já que o criminoso que cometeu o crime fugiu com o carro e celular da vítima.
Comentários
Flash
Homem é esfaqueado e espancado até a morte dentro de apartamento no bairro Joafra
Suspeito, que usava tornozeleira eletrônica, foi preso e confessou o crime à polícia. Ele alega tentativa de abuso sexual como motivação.




















Você precisa fazer login para comentar.