Flash
Governo cria mais 450 novos cargos em ajuste da Reforma Administrativa enviado à Aleac
Com jornais acrianos
Reforma administrativa do governo chega à Aleac: “Precisa ser aprovada para que o Estado funcione”, diz Tchê
Por volta das 9h30 desta quarta-feira (15) chegou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o projeto de lei que versa sobre a reforma administrativa proposta pelo governo.

O líder do governo, deputado Luiz Tchê (PDT), afirmou que a reforma precisa ser aprovada para que o Estado funcione.
O documento foi entregue aos deputados pelo governador em exercício, Wherles Rocha. A polêmica reforma que trará a fusão de secretarias, extinção de assessorias especiais e possível criação de novos cargos deverá ser votada em plenária ainda nesta quarta-feira.
_____________
Com previsão de criação de 450 novos cargos técnicos, o governo do Estado do Acre, enviou para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (15), o texto que estabelece ajustes na Reforma Administrativa da atual gestão.
O secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade, entregou pessoalmente o documento aos deputados estaduais junto com a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que também deve ser apreciada pelos parlamentares.

Ribamar ao lado dos deputados, na entrega do documento/Foto: Reprodução
Admitindo que algumas dificuldades foram detectadas, especialmente na área técnica, embora não tenha especificado quais são, o secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade, explicou a reportagem por meio de uma fonte do Palácio Rio Branco, que o que o governo encaminhou para aprovação na Assembleia Legislativa não é apenas um documento que prevê criação de novos cargos, mas necessárias correções para que o Estado funcione.
______________
O líder do governo e o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, reuniram 11 deputados da base antes de protocolar a proposta de reforma e esmiuçaram os pontos chaves do texto. A proposta deve criar mais de 300 cargos e ter um acréscimo de R$ 3 milhões nos cofres públicos.
______________
“São ajustes pontuais que serão feitos na Lei, pois foram detectados alguns entraves de gestão que estavam emperrando o fluxo da administração. O resumo de tudo é que serão feitos ajustes pontuais para atender, na maior parte, melhorias técnicas das secretarias. Detectou-se que algumas secretarias têm uma defasagem de pessoal técnico para gerenciamento. As questões que geraram problemas em algumas secretarias são de ordem técnica. Então, é melhorar a parte técnica das secretarias do governo e a gestão como um todo.”, explicou Trindade.

Gladson Cameli, governador do Acre — Foto: Foto Alexandre Lima
O secretário da Casa Civil destacou ainda a alteração no Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). “É de ordem internacional para ajustar pontos em relação a alguns acordos de empréstimos internacionais que na reforma anterior aferiu incompatibilidade.”, disse.
Sobre a LDO, a fonte acrescentou que “em 33 anos, nunca chegou ao Legislativo completa. Hoje essa tradição foi quebrada pelo governo Gladson Cameli. É a primeira vez que um governo na história do Acre entregou na íntegra.”, informou.

Presidente Nicolau – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
“Recebi das mãos do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Nicolau Junior (PP), na presença do governador em exercício, Major Rocha, o reajuste da reforma administrativa proposta pelo governo Gladson Cameli, ao qual apresento neste parlamento para ser apreciada, e com apoio da nossa bancada, aprovada para que o governo continue avançando em seus setores da saúde, segurança e educação”, diz.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.