Já o empresário Júlio Ponce, da Laju Produtos de Limpeza, reforçou que ações como esta dão segurança e horizonte para quem deseja ingressar no comércio exterior. “Esse evento trouxe muito conhecimento dentro do que esperamos da exportação, especialmente para mercados vizinhos, como o Peru. O governo tem dado apoio e acompanhado nossos avanços, com cursos, orientações e o trabalho. Não é um processo que acontece da noite para o dia, mas tudo o que estamos aprendendo aqui nos prepara para crescer. Isso agrega demais para acessar o mercado externo.”
Extra
Governo capacita empresários, profissionais e estudantes do Acre para comércio exterior
Para fortalecer o ambiente de negócios e preparar o Acre para competir com mais força no mercado internacional, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Agência de Negócios (Anac), realizou nesta terça-feira, 2, no auditório da Federação das Indústrias (Fieac), em Rio Branco, o curso Comércio Exterior — Importação e Exportação. A atividade foi realizada de forma gratuita e contou com diversas palestras da área.
A ação, promovida em parceria com a Fieac e com o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, congregou dezenas de empreendedores, trabalhadores da área, estudantes de diversas instituições de ensino superior, servidores do Estado e representantes dos mais variados segmentos produtivos que buscaram se qualificar para atuar no mercado global, ampliando competitividade do mercado local nos países e abrindo novas rotas de oportunidades.
Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou que o Acre vive um ciclo de crescimento consistente, com avanço da pauta exportadora. “Fomos o estado que mais cresceu em termos de PIB [Produto Interno Bruto] nos últimos anos. Esse cenário nos leva ao desafio de formar capital humano para sustentar esse processo. A integração político-institucional avança, a Rota Quadrante Rondon consolida nossa posição estratégica e, agora, qualificamos para fortalecer ainda mais esse ambiente que o Acre está criando. Este curso é o pontapé inicial de uma agenda contínua”, disse.
A presidente da Anac, Waleska Bezerra, ressaltou a crescente participação dos empresários locais em agendas internacionais. “O evento reuniu empreendedores e profissionais que se prepararam para expandir seus negócios e aproveitar novas oportunidades no mercado internacional. O conteúdo apresentado trouxe orientações práticas e atualizadas. A participação ativa de todos mostra que estamos construindo um ambiente cada vez mais preparado, competitivo e pronto para crescer. Seguimos firmes na missão de impulsionar o desenvolvimento do Acre”, pontuou ela.

Assrbanípal Mesquita, titular da Seict, e Waleska Bezerra, presidente da Anac, ressaltaram o atual momento econômico do estado. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Responsável pela ministração do conteúdo, o especialista em comércio internacional e palestrante Rafael Lopes contextualizou a importância da qualificação técnica para quem deseja atuar no setor. “Abordamos temas como a habilitação no Syscomex, processos de importação e exportação, regimes especiais, atuação profissional e estratégias para que empresas acreanas possam competir no mercado global. Informação sólida é o primeiro passo para internacionalizar negócios e atrair investimentos. O governo acreano está de parabéns por ter uma visão tão importante como essa.”
Fabrícia Alves, gerente de vendas da empresa Bebidas Quinari, avaliou positivamente a iniciativa. Para ela, é essencial que os empreendimentos de todo o estado estejam preparados para a internacionalização, o que ocasiona o aumento de demanda e de vagas de emprego. “Achei os conteúdos muito interessantes. Estamos no processo inicial de exportação e ainda temos muitas dúvidas. O curso esclareceu pontos essenciais e ajudou muito nesse momento. Vai acrescentar tanto no meu know-how profissional quanto no desenvolvimento da nossa empresa. Foi ótimo”.

Atividade contou com presença de empresários, gestores públicos, trabalhadores da área e estudantes. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Comentários
Continue lendo
Extra
Secretário descarta privatização e defende novo modelo de gestão para o Hospital de Brasiléia
Pedro Pascoal afirma que proposta é replicar sistema adotado em Cruzeiro do Sul para ampliar oferta de especialistas e melhorar a qualidade do atendimento no Alto Acre
O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, afirmou que o governo estuda a implantação, em Brasiléia, do mesmo modelo de gestão de saúde adotado em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. Segundo ele, a medida não representa privatização do Hospital Raimundo Chaar, mas sim uma alternativa para solucionar a histórica dificuldade na oferta de especialistas na região do Alto Acre.
De acordo com o secretário, a proposta vem sendo discutida de forma transparente, com ampla participação social e institucional. Ele destacou que já foram vencidas etapas importantes, como a realização de uma audiência pública provocada pelo Ministério Público, que contou com a presença de autoridades políticas, representantes do Conselho Estadual de Saúde, sindicatos e da classe médica.
Durante o encontro, foi apresentado um estudo de custo-efetividade do Hospital Regional de Brasiléia, comparando os gastos públicos e os serviços entregues à população com os resultados obtidos pelo Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, que é administrado por uma entidade do terceiro setor.
“Não estamos inventando a roda. Estamos apenas replicando o que já deu certo em Cruzeiro do Sul”, afirmou Pedro Pascoal. Segundo ele, nos últimos dois anos, a unidade do Juruá apresentou avanços expressivos, como a implantação de exames de ressonância magnética, aparelho de hemodinâmica para realização de cateterismos, serviços de neurocirurgia e sala de quimioterapia.
O secretário ressaltou que a contratualização com a entidade gestora no Juruá existe desde 2006 e que, em nenhum momento, houve cobrança pelos atendimentos. Ele garantiu que o mesmo princípio será mantido no Alto Acre, com atendimento totalmente gratuito à população de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil e até mesmo a pacientes vindos do Peru e da Bolívia.
Segundo Pascoal, o principal objetivo da mudança é desburocratizar a gestão, atrair especialistas para residirem na região e ampliar a oferta de serviços especializados. Ele destacou que, há mais de duas décadas, o hospital de Brasiléia enfrenta dificuldades estruturais e falta de profissionais, o que compromete a qualidade do atendimento.
“Não dá para permanecer da forma como estamos. A virada de chave, no último ano da gestão do governador Gladson Camelí, é justamente entregar para Brasiléia o modelo que funciona em Cruzeiro do Sul”, concluiu o secretário.
Comentários
Extra
Deputado Tadeu Hassem destaca segurança na fronteira e geração de empregos no início dos trabalhos da Aleac
Parlamentar do Progressistas aponta falta de delegacia em Brasiléia, cobra união das forças de segurança e defende políticas para emprego e renda no Alto Acre
O deputado estadual Tadeu Hassem (Progressistas) destacou a segurança pública na região de fronteira e a necessidade de ampliar a geração de emprego e renda como prioridades para o ano legislativo de 2026, que teve início nesta terça-feira, 3 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
Durante entrevista, o parlamentar avaliou como positivo o retorno das atividades parlamentares e afirmou que o início dos trabalhos é um momento estratégico para ouvir a mensagem governamental e alinhar as pautas que serão defendidas ao longo do ano. “É um dia muito especial. Retornamos às atividades aqui na Casa do Povo, em um ano importante, ouvindo atentamente a fala do governador Gladson Camelí, que apresentou tanto o que já foi realizado quanto o que pretende executar em 2026”, afirmou.
Representante da região do Alto Acre, Tadeu Hassem chamou atenção para a situação da segurança pública em Brasiléia e Epitaciolândia. Segundo ele, o município de Brasiléia está há quase dois anos sem uma delegacia da Polícia Civil em funcionamento, apesar da construção de uma nova unidade. “Hoje não temos sede da delegacia em Brasiléia, que acabou sendo acumulada com Epitaciolândia. Isso é um gargalo sério, principalmente no centro da cidade, que está abandonado e sem segurança”, alertou.
O deputado ressaltou ainda que se trata de uma região de fronteira internacional, próxima à Bolívia, e defendeu a atuação integrada das forças de segurança. “É uma área sensível. Precisamos da união da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e do Exército Brasileiro para combater o crime de forma mais eficiente”, destacou.
Outra pauta considerada prioritária por Hassem é a geração de emprego e renda, especialmente para os jovens. Ele afirmou que muitos recém-formados enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho no interior do estado. “O Acre ainda é muito dependente do poder público. Precisamos avançar em políticas que fortaleçam a indústria, o comércio e criem oportunidades para que os jovens possam trabalhar e ajudar no desenvolvimento da região”, disse.
O parlamentar também comentou sobre demandas na área da saúde, citando a realidade do Hospital Regional do Alto Acre e a terceirização de serviços. Segundo ele, é fundamental ouvir a população, receber críticas e sugestões e acompanhar de perto as ações do governo. “Seguirei firme nos nossos ideais e no propósito de trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Ao final, Tadeu Hassem convidou a população a acompanhar o trabalho parlamentar pelos canais oficiais da Assembleia Legislativa e estendeu um abraço especial aos moradores de Brasiléia e Epitaciolândia, reforçando seu compromisso com a região.
Comentários
Extra
VIOLÊNCIA NO LIBERDADE: Mulher de 40 anos é assassinada a facadas dentro de casa
Fabiane Pires de Oliveira apresentava ferimentos no pescoço e sinais de defesa nas mãos; autoria do crime ainda é desconhecida
Uma noite de horror marcou o bairro Liberdade, em Epitaciolândia, na noite desta segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Fabiane Pires de Oliveira, de 40 anos, foi encontrada morta em sua residência, localizada na Rua São João Del Rei, vítima de golpes de arma branca (faca). O crime, que mobilizou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, ainda cercado de mistério quanto à sua motivação.
De acordo com informações colhidas no local, o corpo foi descoberto por um vizinho por volta das 20h40. Ele relatou aos policiais do 6º Batalhão que havia ido à casa de Fabiane para tratar de um serviço combinado anteriormente, quando a encontrou caída, ensanguentada e ainda apresentando sinais vitais mínimos. O socorro foi acionado imediatamente, mas, ao chegarem, os bombeiros apenas puderam constatar o óbito.
O atual namorado da vítima informou que recebeu uma ligação por volta das 21h09 comunicando o ocorrido e se deslocou prontamente para o local, buscando auxílio na Delegacia de Polícia Civil e no quartel dos bombeiros.

Vítima apresentada ferimento de arma branca no pescoço e nas mãos, dando impressão que teria tentado se defender.
A perícia técnica, após realizar os procedimentos de praxe, identificou um ferimento profundo na lateral esquerda do pescoço, além de pequenas lesões na mão esquerda da vítima. Para as autoridades, essas marcas indicam que Fabiane tentou lutar por sua vida, caracterizando ferimentos de defesa.
O corpo foi retirado do local e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Até o momento, nenhum suspeito foi preso e a Polícia Civil segue com as investigações para identificar o autor e a dinâmica do homicídio.












Você precisa fazer login para comentar.