fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Governo boliviano deporta 36 haitianos encontrados em Pando

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

O diretor regional de Migração de Pando, Arnolfo Puerto, informou que 36 cidadãos haitianos que estavam em território boliviano foram deportados para o Brasil na última terça-feira, 13. Entre os estrangeiros com situação irregular havia pelo menos 10 menores de idade.

“Não dá para fazer isso porque eles (os haitianos) estão entrando sem exame médico. Não sabemos se eles estão nos trazendo um vírus ou algo assim. Com esta pandemia, podemos estar causando muitos problemas para a população ”, disse Puerta a um jornal local.

Os imigrantes caribenhos estavam em residências particulares na cidade de Porvenir, quando a Interpol e a polícia boliviana prenderam e depois mandaram de volta à cidade acreana de Epitaciolândia, por onde entraram no território de Pando.

“Haitianos têm chegado ao Brasil pelo Peru e tentam passar pela Bolívia para chegar ao Chile, onde uma grande comunidade de seus compatriotas os espera para começar uma nova vida em solo transandino”, diz o jornal boliviano El Deber.

Segundo grupo de haitianos presos este mês

Durante o último feriado da Páscoa, 30 pessoas, também haitianas, foram presas em Pando. Na ocasião estavam em um ônibus com destino à cidade de La Paz.

Naquela oportunidade, as autoridades bolivianas informaram que apenas 10 pessoas possuíam identificação pessoal e de imigração. No entanto, eles entraram na Bolívia ilegalmente e sem controle sanitário, por isso também foram devolvidos ao lado brasileiro.

O diretor de Migração de Pando anunciou à população que as pessoas que ajudarem estrangeiros a atravessar a fronteira ilegalmente serão processadas. O temor das autoridades é que os ilegais sejam portadores da nova variante amazônica do Covid-19, mais letal e que vem devastando a população do país vizinho.

A medida do país andino não agradou a muitos internautas que tiveram acesso à informação, inclusive bolivianos. Um dos leitores, publicou comentário afirmando que com a quantidade de imigrantes que a Bolívia tem em outros países, deveria ser mais solidária com outros povos que chegam às suas fronteiras pedindo ajuda e asilo.

“Com 3 milhões de imigrantes bolivianos fora do país, a república da Bolívia deveria ter mais solidariedade com as pessoas que vêm às nossas fronteiras pedindo asilo e ajuda. A Bolívia deve construir uma imagem sólida de um país humanitário e não de uma republiqueta indolente ante à dor de outros”.

Apenas em São Paulo, viviam até 2019 mais de 75 mil bolivianos, formando a maior colônia de estrangeiros no estado, segundo um levantamento da época da Polícia Federal e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Em segundo lugar vinham os portugueses, com 52 mil indivíduos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo do Acre e de Pando se reúnem com representantes do BID para tratar de projetos de cooperação transfronteiriça

Publicado

em

A delegação do governo do Acre esteve reunida, nesta quinta-feira, 25, em Santa Cruz de la Sierra, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante o encontro técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima (GCF).

A reunião teve a presença da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, do governador de Pando, Regis German Rocher, e das coordenadoras do BID no Brasil (unidade da Amazônia), Tatiana Schor, e na Bolívia, Juliana Johannsen.

Na agenda, foram discutidas necessidades do estado para captação de investimentos e o alinhamento de estratégias de trabalho conjunto entre Brasil e Bolívia. Entre as prioridades do governo do Acre, foram abordados projetos voltados para minimizar danos das enchentes, saneamento básico e proteção das florestas, com destaque para o desenvolvimento de economia verde.

Governador de Pando disse que parceria é necessária para fortalecer ações nos três países. Foto: cedida

“Enfrentamos os mesmos problemas que a Bolívia e as cheias do Rio Acre, a seca e o desmatamento. Também necessitamos de investimentos em outros projetos de saneamento básico, a proteção das florestas; então é o início de um trabalho conjunto entre os três países”, disse a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias.

O encontro também teve a presença da controladora-geral do Estado (CGE), Mayara Lima, e do diretor de Meio Ambiente da Sema, André Pellicciotti.

Em reunião, foram discutidos potenciais projetos do Acre com a instituição de fomento. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo