Acre
Governo atrasa pagamentos e Conselho Presbiteral da Diocese decide cancelar cirurgias no Santa Juliana

Imagem mostra o governador Tião Viana e religiosos da Igreja Católica em evento no Santa Juliana – Foto:divulgação
Um documento assinado pelo bispo Dom Joaquim Pertinez, responsável pela Diocese de Rio Branco, assinado na última quarta-feira (18), cancela a realização de cirurgias cardíacas no Hospital Santa Juliana pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o bispo, o governo do Estado não está pagando o Hospital Juliana, unidade hospitalar gerida pela igreja. Além de cancelar a realização das cirurgias cardíacas, também foram canceladas exames de cintilografia, densitometria e litotripsia.
O comunicado assinado pelo bispo dá conta ainda que a igreja tentou negociar com o governo antes de tomar uma medida mais drástica, mas não obteve êxito.
“O Hospital Santa Juliana não pode continuar financiando o Estado, como ao longo destes últimos anos teve que fazer em repetidas ocasiões, pois fornecedores de materiais cirúrgicos, anestesistas, cirurgião negam-se a realizar mais procedimentos se não receberem pelos seus trabalhos”, enfatiza o documento.
De posse do documento, a deputada estadual do PMDB, Eliane Sinhasique, classificou o comunicado como uma “bomba”. Sinhasique classificou a atitude do governo como calote.
“Quando eu digo que esse governo é caloteiro, desorganizado e incompetente é porque todos os dias tenho provas dos absurdos administrativos que fazem”, diz.
A parlamentar questionou, ainda, sobre onde estaria sendo aplicado os recursos do SUS que são destinados ao Acre e pediu providências sobre o assunto.
“Onde estão usando o dinheiro do SUS? As coisas não podem ficar assim. Precisamos que o governador e o secretário de Saúde digam alguma coisa”, salientou.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.