Cotidiano
Governo articula inauguração da agroindústria de beneficiamento de palmito e pupunha na Bonal
Fixar o homem do campo em sua terra, gerar emprego e renda para as famílias rurais é o projeto do governador Gladson Cameli, por este motivo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado Produção e Agronegócio (Sepa) e da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), visitou nesta segunda-feira, 24, a agroindústria Ikiry, que é um projeto de desenvolvimento sustentável que atende 209 famílias na Nova Bonal, localizado no município de Senador Guiomard, a 80 km da capital Rio Branco.

O projeto de assentamento rural do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem o objetivo de profissionalizar e fortalecer os produtores rurais da região. Foto: Cedida
O projeto de assentamento rural do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem o objetivo de profissionalizar e fortalecer os produtores rurais da região. A agroindústria será inaugurada no dia 1º de junho. Para que isso seja possível, já foram investidos por meio da Seict e do Incra e também da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) aproximadamente R$ 5 milhões para a estruturação da fábrica de beneficiamento de palmito e da pupunha.
“O nosso objetivo aqui é criar meios para desenvolver o funcionamento do projeto de maneira sustentavelmente econômica. Enquanto Secretaria de Produção e Agronegócio, vamos estar sempre presentes, levando apoio aos produtores rurais que vão desde a mecanização das áreas de capoeira, melhoramento de ramais, até a parte de crédito rural e assistência técnica”, disse o secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira.
Com a agroindústria em funcionamento, mais de duzentas famílias da região serão beneficiadas, e mais de trinta empregos diretos serão efetivados. Segundo o presidente da Cooperativa Extrativista Coop-Bonal, Raimundo Macedo, a expectativa com a inauguração é tornar o projeto um dos melhores do estado e gerar renda à comunidade local.
“A nossa expectativa aqui é muito boa. Esperamos que com esse apoio que estamos recebendo, possamos nos tornar grandes, sendo conhecidos como um dos maiores projetos sustentáveis do Acre, essa é nossa vontade, porque a inauguração da indústria vai agregar mais recursos, mais renda para as famílias, e isso significa muito para nós produtores da Bonal”, disse Macedo.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.




Você precisa fazer login para comentar.