Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
Governo apresenta políticas públicas da área ambiental durante Encontro de Dirigentes de Cooperativas
Com o intuito de oportunizar alternativas sustentáveis a produtores que fazem parte de cooperativas do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), apresentou, na última sexta-feira, 16, as políticas púbicas oportunizadas pela pauta ambiental.

O Encontro de Dirigentes de Cooperativas ocorreu na sede da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), em Rio Branco. A secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, que foi convidada para palestrar na reunião pelo presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, estava acompanhada pelo diretor de Meio Ambiente da Sema, André Pellicciotti.
Dentre os temas abordados, foram destacados a política de regularização ambiental do Estado, os sistemas de recuperação produtiva por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs), o manejo florestal e os processos de licenciamento ambiental no Acre. A secretária afirmou que é possível que o meio ambiente e a produção caminhem juntos. Ela enfatizou que uma das formas é por meio do licenciamento ambiental, pois estabelece critérios para a garantia da conservação e utiliza recursos naturais dentro de condições que os produtores possam recuperar suas áreas sem desequilibrar o ecossistema.
“É preciso trabalhar de forma integrada, de forma sustentável, tendo cuidado com os impactos ao meio ambiente, e foi isso que viemos fazer aqui, mostrar que tem como. Estamos vivendo um período de eventos climáticos extremos desde o ano passado com cheias e secas e sabemos que impacta diretamente no setor produtivo, estamos empenhados em apoiar para tentar minimizar os impactos”, afirmou.

Na oportunidade, a gestora apresentou ainda alguns dos programas do Estado e ações executadas pela pasta que têm relação com o setor cooperativista.
“Temos um catálogos de SAFs com 12 modelos que oportunizamos aos produtores rurais para que possam recuperar suas áreas de passivos ambientais e ainda tenham renda. Ano passado estivemos em quase todos os municípios com os mutirões de regularização ambiental e também com nossas equipes da educação ambiental da Sema e Imac [Instituto de Meio Ambiente] e este ano não está sendo diferente”, complementou.
O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cesário Braga, estava presente e reforçou a importância da reunião. “É disso que precisamos, o alinhamento entre o governo federal e estadual para que possamos ajudar os produtores para que possamos gerar renda. O MDA já é parceiro do Estado nos mutirões e pretendemos continuar”, falou.
O presidente do Sistema OCB enfatizou que o encontro teve como objetivo apresentar o setor cooperativista por inteiro à equipe de governo e debater parcerias.
“É de extrema importância que estejamos alinhados com as ações do governo para que possamos trabalhar juntos para o bem-estar dos nossos cooperados. Ter a secretária aqui para nos ouvir, nos mostra que estamos no caminho certo. Queremos o melhor aos nossos cooperados e um dos meios para que possamos chegar até isso é o apoio e trabalho em conjunto com o Estado”, enfatizou.
No Acre, o Sistema OCB possui 54 cooperativas ativas e regulares filiadas e tem mais de 40 mil cooperados.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Comentários
Acre
PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho
Comentários
Acre
Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Região Norte
– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;
– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;
– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Você precisa fazer login para comentar.