Conecte-se conosco

Geral

Governo anuncia novo edital de concurso do ISE para setembro

Um novo concurso Polícia Penal Acre também está previsto para este ano. Conforme pedido do MP Acre, devem ser abertas, no mínimo, 454 vagas em 2022.

Publicado

em

 

O Instituto Socioeducativo do Acre poderá ter novo concurso para efetivos este ano. De acordo com o governador Gladson Cameli o edital está previsto para ser publicado no mês de setembro.

O número de vagas e os cargos ainda não foram revelados. Porém, a expectativa é que agente socioeducativo seja contemplado. Essa carreira tem como requisitos: ensino médio completo, idade entre 18 e 50 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB. As seleções para essa carreira são compostas por provas objetivas, provas de aptidão física, exames médicos, toxicólogos, psicotécnicos, investigação criminal, social e curso de formação.

Há ainda a possibilidade que os seguintes cargos integrem o concurso ISE AC 2021: assistente social, contador, engenheiro civil, psicólogo, pedagogo e técnico administrativo e operacional.

Em novembro, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar, nomeou uma comissão integrada para elaborar proposta de realização de concursos públicos. Uma servidora do ISE AC fez parte do grupo.

Após o estudo da comissão, o governo autorizou novos concursos para Segurança. Além do ISE AC, estão em preparo editais para Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). A publicação também deve ocorrer em setembro.

O anúncio das próximas seleções ocorreu no último dia 10 de agosto. O governador Cameli confirmou ainda o chamamento de parte dos aprovados, no cadastro de reserva, no concurso da Polícia Militar.

“O fortalecimento da Segurança Pública é um compromisso meu e tenho buscado colocar em prática desde o início da gestão. Já conseguimos avançar no combate à criminalidade e tenho certeza de que seguiremos neste mesmo propósito. Gostaria de deixar claro que esses concursos públicos, assim como a convocação do cadastro de reserva da PM, fazem parte dos nossos esforços de equilibrar as contas públicas e não colocar em risco a folha de pagamento dos servidores públicos”, declarou o governador.

Governo redistribui vagas para o concurso ISE AC

O governo do Acre irá redistribuir as vagas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen AC) com o Instituto Socioeducativo (ISE AC).

No total, 175 oportunidades não ocupadas no cargo de agente penitenciário (atual policial penal) irão para carreira de agente socioeducativo do ISE AC.

A medida considera diversos fatores, entre eles a necessidade do Instituto Socioeducativo de ofertar 225 vagas de agente socioeducativo em um novo concurso ISE AC, após recomendação do Ministério Público do Estado.

Dessa maneira, esse pode ser o quantitativo oferecido no próximo edital. O Governo ainda não confirmou o número de vagas.

Além disso, das 1.376 vagas para o cargo de agente penitenciário, o Instituto de Administração Penitenciária atualmente possui o total de 1.148 vagas ocupadas. Assim, estão vagos 228 postos.

Um novo concurso Polícia Penal AC também está previsto para este ano. Conforme pedido do MP AC, devem ser abertas, no mínimo, 454 vagas em 2022.

O prazo considera a Lei Complementar 173/2020, que restringe a realização de seleções para a criação de novos cargos até 31 de dezembro.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo