Acre
Governo anuncia estande tecnológico para exibir pontos turísticos na Expoacre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), prepara-se para impulsionar o turismo de aventura na próxima edição da maior feira agropecuária do estado, neste ano, com a “vinda”, a Rio Branco, do Parque Nacional da Serra do Divisor, da Trilha Chico Mendes e das belezas do Rio Croa, três importantes polos turísticos acreanos, que em 2024 serão transportados de forma virtual para a Expoacre.

A novidade foi anunciada pelo secretário Marcelo Messias, titular da pasta, na tarde desta terça-feira, 14, durante a abertura da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Turismo (CET), com a participação de várias entidades, públicas e privadas que compõem o seu colegiado, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae), em Rio Branco.
O secretário foi o primeiro a fazer uso da palavra, divulgando um balanço das ações da Sete, entre participações em feiras nacionais e internacionais, e de apoio ao empreendedorismo e ao turismo. Em seguida, fez uma exposição detalhada do novo estande da Sete na feira, que contará com recursos audiovisuais de última geração para levar o visitante a um passeio quase real a esses lugares.

“É um desejo do governador Gladson Cameli que o nosso turismo se desenvolva e, por isso mesmo, também garantiu que a Sete tenha uma visibilidade de excelência na Expoacre deste ano. Desse modo, teremos ambientes com vários recursos sensoriais que permitirão imergir o visitante nesses lugares, incluindo pessoas com deficiência física que, muitas vezes, não têm condições de acessar esses ambientes”, afirma Messias.

O gestor se refere, por exemplo, ao pôr do sol no alto da Serra do Divisor, que poderá ser visualizado a partir de um mirante virtual instalado na feira agropecuária, ou a um passeio de canoa pelo Croa e sua vegetação verde na superfície d’água. Marcelo Messias ressaltou ainda que “o governo tem investido no turismo e no empreendedorismo em diversas frentes”.

“De 2023 até agora, alcançamos feitos importantes. No ano passado, a nossa atenção esteve voltada a promover atividades para fomentar o desenvolvimento econômico do estado, estruturando e impulsionando o turismo com ações, em representações de conselhos e câmaras técnicas, participando de feiras nacionais e internacionais e fazendo visitas técnicas”, observou o gestor.
Na ocasião, o presidente do Conselho Estadual do Turismo, Tiago Higino Mendonça, pediu para que o governo do Estado insira a entidade na organização da Expoacre, em Rio Branco, e na Expoacre Juruá de 2025.

A 1ª Reunião Ordinária do CET teve ainda, como pautas principais, a apresentação da sua logomarca e o anúncio de novos investimentos, por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Manoel Moraes (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre.

Além da apresentação comercial da Agência de Turismo Peruana, a diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin, fez uma exposição sobre a participação do Acre em feiras de turismo e de negócios em 2024. Participou também da reunião Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Acre participa de reunião do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social e reforça defesa do Suas em Brasília
O Acre participou, nesta terça-feira, 10, em Brasília (DF), da reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), realizada na sede do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento reuniu gestores de todo o país para alinhamento de pautas estratégicas e definição de encaminhamentos sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Representando o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), a chefe da Divisão de Alta Complexidade, Nair Mamed, reforçou o compromisso do Estado na defesa e qualificação das políticas sociais.

“O Fonseas é um espaço importantíssimo de gestores estaduais, para tratar de pautas relacionadas ao cofinanciamento da assistência social, no viés de responsabilidade dos entes federados e sobre o compromisso real com a proteção da população em situação mais vulnerável. O Suas só se sustenta quando há regularidade e corresponsabilidade entre União, Estados e Municípios. Quando esses pilares falham, quem sente os efeitos diretos são os usuários da política pública”, destacou.

No encontro, os participantes discutiram temas considerados decisivos para a estruturação do Suas em 2026, com foco especial no financiamento, gestão do trabalho e organização dos serviços. Entre as pautas tratadas estiveram:
- Gestão financeira do Suas: balanço de 2025 e cenário para 2026;
- Atualização do prazo da Resolução nº 17/2024, referente às emendas parlamentares;
- Programa Gás do Povo;
- Cadastro Único (Portaria MDS nº 1.145/2025);
- Regulamentação dos Serviços de Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis);
- Planejamento do Fonseas para 2026;
- Anuidade do Fórum.
As apresentações técnicas foram conduzidas pelo assessor técnico do Fonseas, Thauan Pastrello, que trouxe análises sobre cada uma das pautas. Entre os assuntos debatidos estiveram a estagnação dos repasses federais desde 2014 e os desafios enfrentados pelos Estados para manter a oferta de serviços essenciais.
A vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, reforça que a participação do Acre nesse debate nacional é fundamental para fortalecer o sistema e assegurar que os investimentos cheguem à ponta, onde as famílias mais precisam.
Regulamentação das Ilpis
A presidente do Fonseas, Cyntia Grillo, destacou que a regulamentação das Instituições de Longa Permanência para Idosos é uma urgência, uma vez que a ausência de normas nacionais tem gerado conflitos entre políticas públicas e o Judiciário. Para a gestora, o avanço desse tema é fundamental para garantir atendimento adequado, evitar institucionalizações indevidas e fortalecer o trabalho técnico realizado pelo Suas.

Agenda prossegue em Brasília
Nesta quarta-feira, 11, será realizada a 36ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com participação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Congemas, Fonseas e CNAS, dando continuidade aos debates sobre o aprimoramento da política de assistência social no país.
The post Acre participa de reunião do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social e reforça defesa do Suas em Brasília appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Inquérito deve apurar sobre o possível descumprimento de embargo ambiental do Obama em Epitaciolândia
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) converteu um Procedimento Preparatório em Inquérito Civil para aprofundar a investigação sobre o possível descumprimento de embargo ambiental imposto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em desfavor de Sonimar da Silva Domiciano, no município de Epitaciolândia.
O caso teve início por meio da Portaria nº 0002/2025, que instaurou a apuração preliminar após a abertura de Notícia de Fato. Nos autos constam o auto de infração e documentos de autuação do Ibama, além do relatório de fiscalização da operação denominada “Inopinus Flora”, que deu origem ao embargo ambiental.
Durante a tramitação, o MPAC solicitou apoio técnico ao Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que apresentou a quantificação do dano ambiental, com o objetivo de subsidiar eventual celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
De acordo com o despacho assinado pelo promotor de Justiça Luã Brito Barbosa, a conversão em Inquérito Civil foi motivada pela necessidade de diligências complementares, reiteração de requisições de informações ainda pendentes e pelo fato de o procedimento extrajudicial já tramitar há mais de 180 dias sem a conclusão das apurações. Além disso, os elementos já reunidos indicam a necessidade de aprofundamento das investigações.
Como providências iniciais, foi determinada a publicação do despacho no Diário Oficial do MPAC e a solicitação de apoio ao Centro de Apoio Operacional (CAOP) do Meio Ambiente para a elaboração de minuta de Termo de Ajustamento de Conduta, com base na documentação já reunida.
Comentários
Acre
Agenda Emurb – 10 de fevereiro de 2026
PROG. 10 DE FEVEREIRO DE 2026 (TERÇA FEIRA)
<p>The post Agenda Emurb – 10 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>
Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO


Você precisa fazer login para comentar.