Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo adota medidas para garantir a segurança dos animais durante a Cavalgada

Publicado

em

Por esse motivo, a organização vem tomando medidas para garantir que a participação deles também seja tranquila”, declarou Sinhasique, presidente da Comissão Organizadora da Feira.

Ascom

A secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, esteve reunida, na manhã desta sexta-feira, 14, com o promotor de Meio Ambiente do Ministério Público do Acre (MPE/AC), Alekine Lopes dos Santos, para apresentar as medidas que estão sendo adotadas para a proteção e segurança dos animais que participarão da Cavalgada da Expoacre 2019, no dia 27 de julho.

“Vamos fazer uma linda festa. Queremos que todos aproveitem e se divirtam. Queremos a participação dos animais que fazem parte dessa abertura tradicional, mas também estamos preocupados com a integridade desses animais. Por esse motivo, a organização vem tomando medidas para garantir que a participação deles também seja tranquila”, declarou Sinhasique, presidente da Comissão Organizadora da Feira.

Durante a reunião, Sinhasique pontuou as medidas que estão sendo adotadas pela secretaria. Dentre elas, a antecipação da saída dos animais, que ocorrerá em ala e horário diferente das demais, a redução do percurso deles e a dispersão em local diferente e distante das demais alas.

A secretaria também está fazendo um trabalho de orientação com os proprietários, informando a quantidade adequada de pessoas montadas, a proibição de retornar com o animal para as demais alas, e documentos e exames exigidos para a participação do evento, além de reforçar a proibição de maus-tratos aos animais.

O promotor ressaltou que a visita foi muito importante para que o Ministério Público fique ciente das medidas adotadas pela secretaria e tenha a certeza de que o meio ambiente e os animais serão respeitados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo