Acre
Governador Tião Viana consolida em Brasília avanços para o Acre
O governador Tião Viana fez nesta quarta-feira, 23, em Brasília, a sua primeira grande agenda de 2013, consolidando, com muito sucesso, em vários ministérios, a liberação de mais recursos e a apresentação de novos projetos para ampliar a qualidade de vida da população acreana.
“Foi uma agenda de enorme benefício para o Acre. O estado e o governo encontram, graças a Deus, muito respeito, muita consideração e muita aprovação por parte dos ministros e das equipes técnicas dos ministérios, o que nos permite, em um dia só, ir a vários lugares, obtendo tanto sucesso em favor da nossa população”, assinalou o governador.
Junto com alguns secretários e assessores, Tião Viana se encontrou com três ministros (Saúde, Cidades e Desenvolvimento Agrário) e esteve em oito ministérios e órgãos federais consolidando vários avanços em muitas áreas, numa agenda que começou às 8 e 30 horas da manhã no DNIT e terminou quase às oito horas da noite no Ministério das Minas e Energia. Nesse intervalo, o governador esteve também nos ministérios da Cidade, da Educação, da Integração, do Desenvolvimento Agrário, da Saúde e do Planejamento.
Acompanhando desde cedo o governador Tião Viana, o senador Aníbal Diniz, vice-presidente do Senado Federal, chegou a ressaltar que foi uma das agendas mais movimentadas que teve na capital federal. “Temos que reconhecer, antes de tudo, o fôlego, a disposição e a energia toda que é empreendida pelo governador Tião Viana”, assinalou Diniz, ao destacar que, ao final da grande jornada desta terça-feira, sentia-se “alegre por ter recebido tantas respostas positivas aos pleitos do governo do Acre”.
“Nós, hoje, avançamos nas áreas de infraestrutura como no saneamento básico, com água e esgoto, em programas como o do Ruas do Povo, na área de crédito para os pequenos produtores e na infraestrutura rural, com a melhoria dos ramais e com suporte energético”, destacou Tião Viana.
Além disso, o governador assinalou os avanços que obteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para concluir este ano a pavimentação da BR-364 e no Ministério da Saúde para consolidar mais recursos para o custeio financeiro das despesas do setor e para reforma e ajuste estrutural de nove unidades dos municípios.
Tião Viana também comemorou a aprovação de 17 escolas para o projeto do Cidade do Povo, que vai zerar o déficit habitacional com 10,2 mil casas para 60 mil pessoas que moram em áreas de risco na capital e as que apresentam renda baixa. O governo do Estado conseguiu a garantia de que poderá iniciar a construção de milhares de casa já a partir das próximas semanas.
“São avanços que só tenho a agradecer a Deus, à presidente Dilma e aos ministros que me atenderam pela sensibilidade, pela generosidade e pela confiança na responsabilidade administrativa, técnica e ética do governo do Acre”, disse o governador ao agradecer ainda o apoio da bancada federal do Estado, mesmo os que não puderam estar presente durante as audiências. Ele agradeceu em especial ao senador Aníbal Diniz, que o acompanhou.
Ao final da agenda, o senador Aníbal Diniz disse que se sentia “muito orgulhoso” de ter, em Brasília, uma representação com esse nível de comprometimento com o povo do Acre. “O Acre vem para cá com projetos, com total disposição para trabalhar e vai envolvendo o governo federal vai fugindo das dificuldades. Nós começamos o dia lá no DNIT cheio de problemas para resolver na BR-364 para a gente garantir sua conclusão até o final deste ano. E o governador está aqui com sua equipe conhecendo as exigências para garantir que a obra seja concluída, para garantir que os trechos que já foram executados há mais tempo sejam recuperados porque todo mundo sabe que as estradas no Acre não tem muita resistência por causa do inverno rigoroso e precisam de reparos depois de certo tempo de pavimentadas”, declarou o senador.
O senador Aníbal Diniz destacou, por fim, o compromisso assumido pelo diretor-geral do DNIT, general Jorge Fraxe, de iniciar ainda no verão amazônico deste ano a construção da ponte sobre o Rio Madeira ao longo da BR-364, que liga Rio Branco a Porto Velho (RO). Estiveram com o governador em Brasília os secretários Márcio Veríssimo, do Planejamento; Daniel Zen, da Educação; e da Suely Melo, da Saúde, além do diretor-geral do Deracre, Ocírodo Junior, e o diretor do diretor do Depasa, Felismar Mesquita.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.




Você precisa fazer login para comentar.