Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson segue precaução da Saúde e suspende festividades do Ano Novo

Publicado

em

O governador Gladson Cameli anunciou na manhã desta segunda-feira, 6, a suspensão das festividades comemorativas de Natal e Ano Novo. A decisão se dá em razão do surgimento de uma nova variante da Covid-19, com casos já confirmados no Brasil, e diante da preocupação da elevação dos números da doença no estado.

O chefe de Estado foi claro em suas palavras: “meu posicionamento sempre será preservar vidas, não colocar as pessoas em risco. Em virtude das últimas informações a respeito do aumento de casos em outros países e estados, nós vamos suspender as festas de final de ano”.

O governador esclareceu ainda que irá se reunir com sua equipe para definir as estratégias e a logística quanto a decisão, após análise daquilo que poderá ou não ser permitido durante esse período festivo.

A secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, explica que a nova variante é uma preocupação em todo o mundo: “Então, isso levou a equipe técnica e o governador também, preocupado com o que pode vir a acontecer, a analisar os cenários e prezar pelo bem da população”.

A variante Ômicron é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo uma variante de preocupação (VOC) por apresentar um grande número de mutações. Por isso, Paula Mariano relembra que é necessário a cautela diante das poucas informações científicas sobre a VOC.

“Assim como foi no início da pandemia, nós sabíamos muito pouco sobre a Covid-19, fomos aprendendo sobre o comportamento do vírus, criando medidas para contê-lo diante do que vivenciávamos. Agora, surge uma nova variante que é melhor não pagar para ver”, destacou a secretária.

Ainda de acordo com a gestora da pasta Saúde, as análises são diárias a nível mundial e nacional, e possibilitam que os órgãos competentes deem as respostas de acordo com o cenário que se configura.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco

Publicado

em

Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.

Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.

Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.


Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.

Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.

Comentários

Continue lendo