Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli prestigia diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos no Juruá

Publicado

em

Além do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis e da juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza, também participaram da solenidade, entre outras autoridades

O ato de diplomação, que foi prestigiado pelo governador Gladson Cameli e pela vice-governadora Mailza Assis, certificou, definitivamente, os eleitos, com a expedição e disponibilização do diploma pela Justiça Eleitoral, tornando-os habilitados a assumir e exercer seus mandatos eletivos a partir do dia 1° de janeiro de 2025.

Governador Gladson se fez presente destacando o compromisso do governo do Acre com os futuros gestores. Foto: Marcos Santos/ Secom

Além de parabenizar os prefeitos e vereadores eleitos, o governador Gladson Cameli reforçou seu compromisso de trabalhar em pareceria com os gestores municipais em prol de melhorias para a população. “Quero parabenizar cada diplomado e diplomada nesta noite. Precisamos compreender que estamos aqui para servir ao Acre e a nossa gente e, por isso, podem contar com o apoio do governo do Estado”, disse o governante.

“O cargo que esses diplomados assumirão é uma oportunidade única para fazer a diferença na vida das pessoas. Que hajam sempre nos princípios da legalidade, da moralidade e da justiça. Que governem e legisle para todos, especialmente para os mais vulneráveis. Desejo que a confiança depositada pelo povo seja honrada com ações concretas”, pontuou a juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza.

Zé Luiz foi diplomado e assumirá a prefeitura de Mâncio Lima, um dos cinco municípios do Vale do Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom

José Luiz Gomes, de 44 anos, foi eleito prefeito do município de Mâncio Lima, a cidade mais Ocidental do Brasil. Na oportunidade, destacou o sentimento de conquistar a confiança da maioria da população e destacou a expectativa para a futura gestão. “A partir do dia 1º de janeiro vamos fazer uma gestão diferenciada com o apoio dos nossos deputados e senadores, e principalmente com o apoio do governo do Estado, que tem sido parceiro deixando as portas do governo abertas para ajudar a população manciolimense”, disse o futuro gestor.

Vice-governadora Mailza Assis e outras autoridades prestigiam a diplomação dos candidatos eleitos no Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom

José Luiz Gomes, de 44 anos, foi eleito prefeito do município de Mâncio Lima, a cidade mais Ocidental do Brasil. Na oportunidade, destacou o sentimento de conquistar a confiança da maioria da população e destacou a expectativa para a futura gestão. “A partir do dia 1º de janeiro vamos fazer uma gestão diferenciada com o apoio dos nossos deputados e senadores, e principalmente com o apoio do governo do Estado, que tem sido parceiro deixando as portas do governo abertas para ajudar a população manciolimense”, disse o futuro gestor.

Além do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis e da juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza, também participaram da solenidade os deputados federais Zezinho Barbary e Socorro Nery, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, representante do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e um grande público da sociedade civil.

Zezinho Barbary que foi reeleito, reassumirá a prefeitura de Cruzeiro do Sul, considerado a capital do Vale do Juruá. Foto: Marcos Santos/ Secom

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Publicado

em

Foto: Felipe Freire/Secom

O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.

Revogação na Lei Orgânica da PGE

A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:

a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;

o art. 19-L da mesma lei.

Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.

A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.

Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental

Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.

Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.

Comentários

Continue lendo