fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli inaugura espaço multiuso na Escola São Francisco de Assis I

Publicado

em

Um espaço voltado para o esporte e cultura foi entregue, na manhã desta segunda-feira, 10, na Escola São Francisco de Assis I, em Rio Branco. Com um investimento de R$ 890,8 mil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), inaugurou o Espaço Multiuso Manuel Hipólito de Araújo, que vai atender quase 200 alunos da rede estadual de ensino, como também a comunidade em geral. O governador Gladson Cameli esteve presente no evento, que celebra não só a educação, mas reforça a cultura do estado.

Governador inaugurou espaço multiuso na manhã desta segunda-feira, 10. Foto: Diego Gurgel/Secom

O espaço possui arquibancadas com capacidade para 154 pessoas sentadas, onde serão realizadas práticas esportivas, jogos educativos e atividades envolvendo recreação, teatro, cinema e música, além de festas e folguedos populares, bem como reuniões com a comunidade.

A Escola São Francisco de Assis I foi construída em 1963, pela comunidade do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, fundado pelo maranhense Daniel Pereira de Mattos (1888-1958).

Manuel Hipólito de Araújo, então liderança da entidade, propôs-se a ensinar as crianças em uma pequena sala dentro da igreja e passou a lecionar de forma multisseriada. Como o número de crianças foi crescendo e também demandado pelos adultos que desejaram ser alfabetizados, com o auxílio e os conhecimentos do mestre oleiro Antônio Lopes da Silva, produziu tijolos e ergueu a escola.

Alunos cantaram música feita para o evento de inauguração. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Reconhecemos a importância dessa prática espírita luminosa, que auxilia milhares de pessoas. Reconhecemos a luta de um educador que ensinou crianças e jovens por esforço e iniciativa própria e que agora dá nome a esse centro de multiuso”, destacou o governador.

A partir do ano de 1964, a Casa de Jesus Fonte de Luz teve parceria institucional firmada com o governo do Estado, que reconheceu o estabelecimento de ensino e passou a apoiá-lo, com os programas e materiais da Secretaria de Educação. A parceria dura até hoje e a escola funciona em regime de colaboração com o governo do Acre por meio de convênio.

A inauguração do espaço corrobora essa parceria e reforça o compromisso do Acre com a educação democrática e inclusiva. “Este será um lugar de encontro e união para as pessoas que buscam o autoconhecimento através da espiritualidade. Assim quero saudar o mestre Francisco Hipólito de Araújo, filho do educador Manoel Hipólito, e todos os seus discípulos, que levam em frente a missão de ‘doutrinar o mundo inteiro’, como diz o hino do mestre Raimundo Irineu Serra”, afirmou o governador.

Governador destacou que tem priorizado educação aliada a cultura e esporte. Foto: Diego Gurgel/Secom

O chefe do Estado reforçou ainda que a educação aliada ao esporte, cultura e lazer, tem sido um dos pilares de sua gestão. “Estamos, em todos os municípios, com ações que reforçam esses segmentos, para que possamos criar oportunidades e mostrar o potencial da nossa juventude”, reforçou.

Escola e comunidade

Os benefícios do espaço se dirigem não só aos 197 alunos, mas a toda a comunidade, segundo o diretor da escola, Hildo Montysuma. “No passado, nós fazíamos recreação neste espaço, que era um ambiente de terra batida, onde as crianças ficavam expostas ao sol e que podíamos usar apenas nos meses de estiagem. Agora, bem estruturado, será um ambiente usado para reuniões com a comunidade e também utilizado para festas e folguedos populares”, destacou.

O gestor relembrou ainda a história da instituição e agradeceu os investimentos na instituição. “A nossa escola é, desde o princípio, um movimento de resistência cultural da comunidade e desta região, para que pudéssemos ter um ambiente escolar, educativo e que fosse aberto a todos indistintamente”, disse.

Mais de 190 alunos são beneficiados com o espaço multiuso. Foto: Diego Gurgel/Secom

Francisco Hipólito, atual presidente do centro espírita, recordou o esforço do seu pai para tornar da escola um ambiente plural e que salvasse as crianças do constrangimento causado pelo preconceito.

“É um espaço que era um sonho da comunidade há muito tempo e hoje faz 60 anos que essa escola foi cedida gratuitamente ao Estado. Meu pai, Manuel Araújo, reuniu a comunidade do centro aqui do lado e bateram tijolos para construir três salas de aula. Então, isso hoje para nós faz muito sentido, traz muita alegria para a comunidade inteira, para os alunos, para os professores e ex-professores que vêm reconhecer nesse lugar um espaço de educação e cidadania”, agradeceu, ao relembrar que esteve na direção da escola por mais de 30 anos.

Francisco Hipólito agradeceu a homenagem ao pai e relembrou a resistência que a instituição representa. Foto: Diego Gurgel/Secom

A direção destacou também que a escola tornou-se referência para atender crianças estrangeiras. Maria de Paula Fernandes, de 10 anos, chegou na escola há três. Ela só falava espanhol, mas hoje fala português fluente. “Estava muito ansiosa para conhecer como ficou a quadra. E estou muito feliz”, relatou.

Carmem Santos é mãe de dois alunos que frequentam a escola, no 1º e 5º ano. E conta que, assim como os filhos, estava inquieta para a entrega do novo espaço. “Meus filhos dormiram pouco, porque estavam muito ansiosos, e acordaram cedo pra gente vir pra inauguração. Este espaço vem para somar e ajudar ainda mais na educação dos nossos filhos”, avaliou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nos 50 anos do Corpo de Bombeiros, governador recebe honrarias militares por investimentos e modernização da corporação

Publicado

em

Por

Em uma celebração que marca os 50 anos do Corpo de Bombeiros do Acre e o Dia Nacional do Bombeiro Militar, nesta terça-feira, 2, o governador Gladson Cameli recebeu, das mãos do comandante-geral, coronel Charles Santos, a medalha Defesa Civil Estadual – Vale do Acre. As honrarias têm como intuito destacar o nome daqueles que enaltecem, fortalecem e reconhecem o trabalho dos militares nestas cinco décadas.

Secretários, representantes de autarquias e outros membros do Executivo também foram homenageados com a medalha Dom Pedro II, grau Cavaleiro e Amigo dos Bombeiros.

Governador recebeu homenagem dos bombeiros. Foto: Neto Lucena/Secom

O governador do estado destacou a importância desta data como forma de relembrar e destacar os avanços na corporação.

“É uma instituição que honra a nossa bandeira, o nosso estado formado por homens, mulheres, guerreiros que estão prontos para o combate em proteger as nossas famílias, seja na época do inverno, no verão, ou em qualquer hora, o Corpo de Bombeiros está pronto. O nosso governo, graças a toda uma sintonia de equipes, está criando condições para melhorarmos a infraestrutura não somente na capital como em todo o estado e dando melhores condições de trabalho para que eles possam nos proteger cada vez mais”, destacou.

Ao entregar a homenagem ao chefe de Estado, o comandante-geral destacou que as crises climáticas têm sido um grande desafio, mas frisou que Cameli tem tomado as decisões humanizadas e efetivas para amenizar esses impactos.

O governador agradeceu a homenagem e destacou o trabalho feito pelos militares. “Este é o Corpo de Bombeiros que me representa e tenho certeza que representa a nossa sociedade, a nossa população. Parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros que nos honrou com determinação, braveza e respeito à nossa bandeira”, reforçou.

O comandante-geral destacou que essa data é um momento de comemoração e um marco na história dos bombeiros.

“São 50 anos de transformação, onde os veteranos começaram o serviço do nada e, hoje, principalmente nos últimos cinco anos, tivemos investimentos massivos, o que possibilita oferecer o melhor serviço à comunidade acreana. Estamos numa semana de comemorações”, disse.

Evento celebrou Dia Nacional do Bombeiro Militar e 50 anos da corporação no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

Mão estendida

Além de passar pela segunda maior alagação este ano, quando 19 cidades ficaram em estado emergência devido à cheia dos rios, os bombeiros do Acre também foram até o Rio Grande do Sul para prestar apoio nas buscas às vítimas das enxurradas.

O equipamento criado por uma bombeira acreana, capitã Ruana Casas, foi uma das ferramentas levadas para a missão. O comandante destaca que esse apoio só foi possível devido à reestruturação e fortalecimento da corporação.

“Passamos um incidente agora, o maior desastre natural, que foi a alagação. O ano passado colaboramos com a redução de mais de 40% no número de queimadas e estamos implementando este ano novamente uma força-tarefa para estar agindo, combatendo e prevenindo esses incêndios. Desde 2019 o governo do Estado do Acre tem trabalhado de forma diferenciada, não só para o Corpo de Bombeiros, mas para toda a Segurança Pública. Tivemos aí reforma de todas as nossas unidades operacionais, o investimento da construção de torres, enfim, são investimentos que o governo do Estado do Acre olhou de forma humanizada para o Corpo de Bombeiros”, destacou o comandante.

A presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), Taynara Martins, foi uma das homenageadas com a medalha Amigo dos Bombeiros, ao lado também de outros gestores e da secretária de Comunicação, Nayara Lessa. Ela destacou a importância da união dos poderes para o sucesso da administração e, principalmente, da Segurança Pública.

“É uma honra, principalmente porque representa todo um departamento, toda uma instituição, onde tem mais de 600 servidores, então não sou só eu amiga do Bombeiro, nós somos. O Departamento de Trânsito, que faz parte do sistema de Segurança Pública, onde está incluído o Corpo de Bombeiros e essa troca de experiência, de informações e, principalmente, de serviços diários, contribuem para o melhor atendimento da população”, enfatizou Taynara.

Na solenidade, o deputado federal Ulysses Araújo entregou ao Corpo de Bombeiros uma Moção de Aplauso e Louvor da Câmara Federal ao trabalho desses militares.

O governador também recebeu o kit para a 27ª Corrida do Fogo, que ocorre no dia 7 de julho, às 6h30, no Comando-Geral dos Bombeiros. Ao receber o kit, ele confirmou presença no evento. Ao fim da celebração, os militares cantaram o hino do Corpo de Bombeiros e fizeram o tradicional desfile.

Desfile finalizou solenidade em homenagem aos bombeiros e autoridades. Foto: Neto Lucena/Secom

Homenageados

Medalha Defesa Civil Estadual – Vale do Acre

Procurador-geral do Ministério Público do Acre (MP-AC) – Danilo Lovisaro
Coordenador da Secretaria de Estado da Casa Civil – Ítalo Cesar de Medeiros
Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) – Sula Ximenes
Secretário de Estado de Agricultura – José Luiz Schafer
Secretária de Estado do Meio Ambiente – Julie Messias e Silva
Senador do estado do Acre – Alan Rick Miranda
Deputado federal e coronel da PM – Ulysses Freitas de Araújo
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública – Coronel José Américo Gaia

Medalha Dom Pedro II, grau Cavaleiro

Comandante-geral da Polícia Militar, coronel da PM Luciano Dias Fonseca

Medalha Amigo do Bombeiro

Chefe de gabinete da vice-governadora – Rennan Biths de Lima
Diretora do Detran – Taynara Martins Barbosa
Secretário de Estado de Governo – Luiz Calixto Neto
Secretário de Estado de Obras Públicas – Ítalo Lopes
Secretário de Estado de Administração – Paulo Roberto Correia
Delegado-geral da Polícia Civil – José Henrique Maciel
Secretária de Estado de Comunicação – Nayara Lessa
Prefeito de Rio Branco – Tião Bocalom
Diretor-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) – José Assis Benvindo
Secretário de Estado de Saúde – Pedro Pascoal
Procurador do Estado – Gustavo Valadares
Procurador do Estado – Paulo Jorge Santos
Procurador do Estado – Daniel Linard
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros – Cláudio Falcão
Secretário adjunto de Pessoal – Guilherme Duarte.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Pombo correio de presos”: Câmara criminal aumenta penal de ex-policial penal 

Publicado

em

A Justiça do Acre aumentou a pena do ex- policial penal Genildo Gabriel da Silva, após um pedido do Ministério Público o Acre.

Genildo  foi preso em 11 de junho de 2021, durante uma operação da Delegacia de Combate as Organizações Criminosas Organizadas, A DRACO.

O agente de segurança pública, foi flagrado na entrada do presídio,  com dois cartões de memória, cartas, agulhas para fazer tatuagem.

Segundo a polícia nos cartões de memória e nas cartas,  continuam recados destinados a detentos do maior complexo penitenciário do estado.

Genildo Gabriel, segundo a denúncia,  recebeu os cartões de memória da esposa de um  preso, no estacionamento de uma loja de departamentos.

Em novembro de 2021, o então policial penal foi condenado a 11 anos e 7 meses pelos crimes de corrupção passiva e por integrar organização criminosa.

A decisão foi do juiz da Vara de Delitos de Organizações Criminosos da Comarca de Rio Branco.

Após a sentença, o Ministério Público e também a defesa decidiram recorrer da condenação.

O advogado de Genildo Gabriel, alegou no recurso que não há provas suficientes sobre a autoria do delito de integrar organização criminosa e pediu a absolvição ou redução da pena.

Na apelação criminal, os promotores do GAECO, pediram o aumento do réu. Para o Ministério Público, o juiz de primeiro grau, julgou neutro, os motivos e circunstâncias do crime.

A Juíza Olívia Ribeiro, convocada pelo desembargador Francisco Djalmar, negou o pedido da defesa e acatou o recurso do Ministério Púbico.

O voto foi acompanhado pelos demais magistrados.

Com a decisão, a pena do ex-policial penal passou de 11 anos e 7 meses para 13 anos  e 8 meses, em regime inicial fechado. Genildo Gabriel foi investigado durante três meses pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Apoio 100% essa chapa”, diz Gladson Cameli sobre retorno de Nicolau Júnior à presidência da Aleac

Publicado

em

A eleição da Mesa Diretora foi antecipada para a próxima quarta-feira (10)

“Apoio 100% essa chapa”, disse o governador.

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros, o governador Gladson Cameli foi o anfitrião da cerimônia dos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar no Acre e do Dia do Bombeiro, realizada nesta terça-feira (2), em Rio Branco, a imprensa não .

Durante solenidade realizada no Corpo de Bombeiros, em alusão ao Dia do Bombeiro, o governador Gladson Cameli respondeu perguntas sobre a eleição da Mesa Direrora da Assembleia Legislativs do Acre (Aleac) e afirmou que apoia 100% a chapa que tem Nicolau Júnior como candidato a presidente.

_______________

A declaração de Gladson Caneli veio horas após os deputados estaduais terem se reunido para deliberar sobre a antecipação da eleição da Mesa Direrora e para lançarem chapa única tendo Nicolau Júnior como candidato a presidente e Luiz Gonzaga como primeiro-secretário da Mesa Diretora.

_______________

“Apoio 100% essa chapa”, disse o governador.

A eleição da Mesa Diretora seria em dezembro e foi antecipada para a próxima quarta-feira (10).

Comentários

Continue lendo