Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli inaugura espaço multiuso na Escola São Francisco de Assis I

Publicado

em

Um espaço voltado para o esporte e cultura foi entregue, na manhã desta segunda-feira, 10, na Escola São Francisco de Assis I, em Rio Branco. Com um investimento de R$ 890,8 mil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), inaugurou o Espaço Multiuso Manuel Hipólito de Araújo, que vai atender quase 200 alunos da rede estadual de ensino, como também a comunidade em geral. O governador Gladson Cameli esteve presente no evento, que celebra não só a educação, mas reforça a cultura do estado.

Governador inaugurou espaço multiuso na manhã desta segunda-feira, 10. Foto: Diego Gurgel/Secom

O espaço possui arquibancadas com capacidade para 154 pessoas sentadas, onde serão realizadas práticas esportivas, jogos educativos e atividades envolvendo recreação, teatro, cinema e música, além de festas e folguedos populares, bem como reuniões com a comunidade.

A Escola São Francisco de Assis I foi construída em 1963, pela comunidade do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, fundado pelo maranhense Daniel Pereira de Mattos (1888-1958).

Manuel Hipólito de Araújo, então liderança da entidade, propôs-se a ensinar as crianças em uma pequena sala dentro da igreja e passou a lecionar de forma multisseriada. Como o número de crianças foi crescendo e também demandado pelos adultos que desejaram ser alfabetizados, com o auxílio e os conhecimentos do mestre oleiro Antônio Lopes da Silva, produziu tijolos e ergueu a escola.

Alunos cantaram música feita para o evento de inauguração. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Reconhecemos a importância dessa prática espírita luminosa, que auxilia milhares de pessoas. Reconhecemos a luta de um educador que ensinou crianças e jovens por esforço e iniciativa própria e que agora dá nome a esse centro de multiuso”, destacou o governador.

A partir do ano de 1964, a Casa de Jesus Fonte de Luz teve parceria institucional firmada com o governo do Estado, que reconheceu o estabelecimento de ensino e passou a apoiá-lo, com os programas e materiais da Secretaria de Educação. A parceria dura até hoje e a escola funciona em regime de colaboração com o governo do Acre por meio de convênio.

A inauguração do espaço corrobora essa parceria e reforça o compromisso do Acre com a educação democrática e inclusiva. “Este será um lugar de encontro e união para as pessoas que buscam o autoconhecimento através da espiritualidade. Assim quero saudar o mestre Francisco Hipólito de Araújo, filho do educador Manoel Hipólito, e todos os seus discípulos, que levam em frente a missão de ‘doutrinar o mundo inteiro’, como diz o hino do mestre Raimundo Irineu Serra”, afirmou o governador.

Governador destacou que tem priorizado educação aliada a cultura e esporte. Foto: Diego Gurgel/Secom

O chefe do Estado reforçou ainda que a educação aliada ao esporte, cultura e lazer, tem sido um dos pilares de sua gestão. “Estamos, em todos os municípios, com ações que reforçam esses segmentos, para que possamos criar oportunidades e mostrar o potencial da nossa juventude”, reforçou.

Escola e comunidade

Os benefícios do espaço se dirigem não só aos 197 alunos, mas a toda a comunidade, segundo o diretor da escola, Hildo Montysuma. “No passado, nós fazíamos recreação neste espaço, que era um ambiente de terra batida, onde as crianças ficavam expostas ao sol e que podíamos usar apenas nos meses de estiagem. Agora, bem estruturado, será um ambiente usado para reuniões com a comunidade e também utilizado para festas e folguedos populares”, destacou.

O gestor relembrou ainda a história da instituição e agradeceu os investimentos na instituição. “A nossa escola é, desde o princípio, um movimento de resistência cultural da comunidade e desta região, para que pudéssemos ter um ambiente escolar, educativo e que fosse aberto a todos indistintamente”, disse.

Mais de 190 alunos são beneficiados com o espaço multiuso. Foto: Diego Gurgel/Secom

Francisco Hipólito, atual presidente do centro espírita, recordou o esforço do seu pai para tornar da escola um ambiente plural e que salvasse as crianças do constrangimento causado pelo preconceito.

“É um espaço que era um sonho da comunidade há muito tempo e hoje faz 60 anos que essa escola foi cedida gratuitamente ao Estado. Meu pai, Manuel Araújo, reuniu a comunidade do centro aqui do lado e bateram tijolos para construir três salas de aula. Então, isso hoje para nós faz muito sentido, traz muita alegria para a comunidade inteira, para os alunos, para os professores e ex-professores que vêm reconhecer nesse lugar um espaço de educação e cidadania”, agradeceu, ao relembrar que esteve na direção da escola por mais de 30 anos.

Francisco Hipólito agradeceu a homenagem ao pai e relembrou a resistência que a instituição representa. Foto: Diego Gurgel/Secom

A direção destacou também que a escola tornou-se referência para atender crianças estrangeiras. Maria de Paula Fernandes, de 10 anos, chegou na escola há três. Ela só falava espanhol, mas hoje fala português fluente. “Estava muito ansiosa para conhecer como ficou a quadra. E estou muito feliz”, relatou.

Carmem Santos é mãe de dois alunos que frequentam a escola, no 1º e 5º ano. E conta que, assim como os filhos, estava inquieta para a entrega do novo espaço. “Meus filhos dormiram pouco, porque estavam muito ansiosos, e acordaram cedo pra gente vir pra inauguração. Este espaço vem para somar e ajudar ainda mais na educação dos nossos filhos”, avaliou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional

Publicado

em

Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades

O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.

A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.

Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.

Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre está entre os piores do país em perdas de água tratada, aponta estudo nacional

Publicado

em

Levantamento revela desperdício superior a 62% na distribuição e expõe desafios no saneamento básico do estado

No último domingo (22), data em que se celebrou o Dia Mundial da Água — instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para reforçar a importância da preservação e do uso sustentável dos recursos hídricos — um levantamento nacional chama atenção para a situação do Acre no cenário do saneamento básico.

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulgou o “Estudo de Perdas de Água 2025 (SINISA, 2023)”, que analisa a eficiência dos sistemas de abastecimento no país. Segundo o estudo, o Brasil desperdiça 40,31% da água tratada antes que ela chegue às torneiras — um problema de impacto ambiental, econômico e social. No recorte estadual, o Acre aparece entre os estados com os piores indicadores do país.

De acordo com o levantamento, o Acre apresenta Índice de Perdas na Distribuição de 62,25%, percentual muito acima da média nacional (40,31%). Isso significa que mais da metade da água tratada no estado se perde ao longo da rede de abastecimento antes de chegar aos consumidores.

O estado figura entre os quatro piores do país nesse indicador, ao lado de Alagoas (69,86%), Roraima (62,51%) e Pará (58,71%). O estudo aponta que as maiores ineficiências estão concentradas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Em contraste, estados como Goiás (25,68%), Distrito Federal (31,46%), São Paulo (32,66%) e Paraná (33,11%) apresentam índices inferiores a 35%, demonstrando maior eficiência na gestão do sistema.

No Índice de Perdas por Ligação, que mede o volume médio perdido por ponto de consumo ativo, o Acre também apresenta um dos piores desempenhos do país. O estado registra 1.001,04 litros por ligação por dia, quase três vezes acima da média brasileira, que é de 348,86 litros por ligação por dia.

Apenas o Amapá (1.057,73 L/lig/dia) e Roraima (933,03 L/lig/dia) apresentam índices semelhantes ou superiores. Já estados como Goiás (124,25 L/lig/dia), Tocantins (178,81 L/lig/dia) e Paraná (221,97 L/lig/dia) estão entre os mais eficientes nesse indicador.

Segundo o estudo, os dados evidenciam desigualdades regionais persistentes em infraestrutura, capacidade de investimento e maturidade operacional das companhias de saneamento. Estados que apresentam simultaneamente altos índices de perdas na distribuição e por ligação — como o Acre — enfrentam maior risco de intermitência no abastecimento, pressão sobre mananciais e necessidade de investimentos mais robustos para recuperar eficiência.

Em comparação internacional, o Brasil também apresenta desempenho abaixo do ideal. Enquanto o país registrou perdas de cerca de 40% em 2023, a média de países desenvolvidos, segundo o Banco Mundial, gira em torno de 15%.

O estudo ainda aponta pouca evolução nos últimos anos. Entre 2019 e 2023, o índice nacional de perdas na distribuição subiu de 39,24% para 40,31%, distante da meta de 25%. Já as perdas por ligação aumentaram de 339,48 litros por dia para 348,86 litros por dia no mesmo período, também acima da meta de 216 litros estabelecida pelo governo federal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Semana começa com calor, sol entre nuvens e pancadas de chuva no Acre

Publicado

em

Previsão indica temperaturas elevadas em todo o estado, com chuvas rápidas e baixo risco de temporais

 

A previsão do tempo para esta segunda-feira (23) indica predominância de clima quente em todo o Acre, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas passageiras e pontuais. Em algumas áreas, as pancadas podem ser mais intensas. As informações são do portal O Tempo Aqui.

O mesmo padrão climático também deve atingir estados como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Goiás, além do Distrito Federal, da região de planícies da Bolívia e da selva peruana.

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por calor, aumento de nuvens e chuvas rápidas e isoladas, com média probabilidade de ocorrência de chuvas mais fortes, mas com baixa chance de temporais.

A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, alcançando índices entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos sopram entre fracos e calmos, predominando do norte, com variações ao longo do dia. O risco de ventos fortes é considerado muito baixo.

Já nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com calor, presença de nuvens e chuvas passageiras. A probabilidade de chuvas fortes é média, enquanto o risco de temporais segue baixo.

Nessas regiões, a umidade mínima deve oscilar entre 55% e 65% no período da tarde, podendo atingir até 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos também permanecem fracos, com baixa possibilidade de rajadas intensas.

As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões do estado, com mínimas variando entre 22°C e 25°C e máximas podendo chegar a 34°C, especialmente nas cidades do interior.

Comentários

Continue lendo