Conecte-se conosco

Cotidiano

Governador Gladson Cameli destaca a necessidade de inovações tecnológicas para a preservação ambiental durante a Campus Party Amazônia

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Cameli, participou nesta quarta-feira, 11, da Campus Party Amazônia, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O evento, que acontece no Studio 5, em Manaus (AM), reúne especialistas, empreendedores e entusiastas da tecnologia, e tem como foco a Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo. Neste contexto, o governador participou da abertura do evento e destacou o papel estratégico do Acre na luta pela preservação da Amazônia, gerando desenvolvimento econômico e social sustentável enquanto se une a inovações tecnológicas.

A Campus Party Amazônia é reconhecida como a maior experiência tecnológica do mundo em sua categoria e atrai participantes de todas as partes do globo. Entre os palestrantes ilustres está o vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, que divide sua experiência em empreendedorismo e inovação com os presentes.

Governador Gladson Cameli foi um dos convidados de honra da abertura do evento. Foto: Pedro Devani/Secom

O evento é realizado em parceria com a Fundação Rede Amazônica e conta com o apoio do governo do Estado do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Prefeitura de Manaus.

A presença do governador Gladson Cameli na Campus Party Amazônia destaca a importância do estado do Acre na preservação da Amazônia.

“O Acre é conhecido por suas iniciativas de conservação ambiental e pelo comprometimento com práticas sustentáveis, buscando unir tecnologias à questão ambiental. A participação do Estado do Acre nesse evento reforça o nosso compromisso em equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente”, destacou o governador.

Ele acredita que a inovação e a tecnologia desempenham um papel fundamental nesse processo, impulsionando o crescimento da região sem comprometer o ecossistema amazônico.

Além de participar da Campus Party Amazônia, o governador do Acre também enfatiza a importância da cooperação entre os estados da Amazônia para enfrentar os desafios ambientais e econômicos da região. Ele destaca a presença de outros governadores, como Wilson Lima, governador do Amazonas, e Antonio Oliveira Garcia de Almeida, governador de Roraima, como uma demonstração de unidade na busca por soluções sustentáveis.

Evento vai reunir milhares de pessoas para discutir avanços tecnológicos em diversos segmentos. Foto: Pedro Devani/Secom

O evento oferece uma variedade de atividades, desde workshops e comunidades para startups até competições de games e até mesmo um campeonato gastronômico de pratos feitos com alimentos produzidos em impressora 3D. A Campus Party Amazônia também destaca a importância da inclusão tecnológica, com a Campus Kids, que promove a capacitação de jovens em regiões carentes por meio de laboratórios de robótica.

No Palco Fábrica de Empreendedores, palestrantes renomados abordam temas relacionados a negócios, inovação e tecnologia. O evento ainda oferece uma Arena de Drones, onde novos pilotos podem se preparar para trabalhar no mercado de drones, impulsionando o crescimento desse setor na região.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Galvez vence o Rio Branco e mantém os 100% no Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O meia Patrocínio(bola) teve uma atuação importante na vitória do Galvez

O Galvez venceu o Rio Branco por 2 a 0 nesta quinta, 22, na Arena da Floresta, e manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Estadual. Caíque e Marcos Júnior marcaram os gols do Imperador.

Poucas chances

Galvez e Rio Branco realizaram uma partida bem equilibrada desde o início e de poucas chances de gols.

Antônio cruzou e Gabriel escorou para a boa defesa do goleiro Matheus.

Gabriel fez o passe, o atacante Marllon invadiu e foi tocado pelo goleiro Matheus. O árbitro Antônio Marivaldo entendeu o lance como normal.

Aos 5 do segundo tempo, o Rio Branco falhou na saída de bola e David cruzou. Caíque escorou para fazer 1 a 0, Galvez.

Sem muitas opções, o técnico Ulisses Torres mexeu na equipe, mas o Rio Branco não conseguiu criar jogadas para empatar.

O atacante Rato, do Galvez, invadiu área e foi derrubado por Marcelo e Antônio Marivaldo mandou seguir. Aos 54, Hiago puxou o contra-ataque e Marcos Júnior tocou com gol vazio para fechar o placar.

Líder isolado

O Galvez é líder isolado da fase de classificação do Estadual com 6 pontos.

Cara da partida

O atacante Caíque, autor de um dos gols do Galvez, foi escolhido como o cara da partida.

Próximos jogos

Independência x São Francisco

Vasco x Adesg

No sábado, 24, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza Assis cobra apoio de Bocalom à sua candidatura e reclama de falta de reciprocidade política

Publicado

em

Vice-governadora afirma que prefeito foi “beneficiário direto” da base atual, mas mantém discurso cauteloso; clima de desgaste silencioso avança na base governista

Vice-governadora considera que respaldou prefeito em eleições anteriores e esperava gesto público em retorno; clima político entre Palácio Rio Branco e prefeitura aquece. Foto: captada  

A relação política entre a vice-governadora Mailza Assis (PP) e o prefeito Tião Bocalom (PL) passou por tensões nos bastidores após manifestações de descontentamento da aliada histórica do gestor municipal. Mailza tem dito a interlocutores próximos que se sente frustrada pela falta de reciprocidade do prefeito no atual cenário pré-eleitoral.

Segundo a vice-governadora, seu apoio foi decisivo para as vitórias de Bocalom em 2020 e 2024, quando ela ainda era senadora. Agora, na fase de composição da chapa para a eleição estadual de 2026, Mailza esperava um gesto público de apoio à sua pré-candidatura ao governo do estado — o que, até o momento, não aconteceu.

O clima entre o Palácio Rio Branco (sede do governo) e a prefeitura da capital segue em análise, enquanto Bocalom preparou oficialmente sua própria candidatura ao governo do Acre anunciada na última segunda-feira, dia 19, e a ausência de declarações de apoio à vice-governadora pode indicar um afastamento estratégico às vésperas da disputa.

Para aliados, a ausência de respaldo público reflete um desgaste silencioso dentro da base governista, que ainda tenta fechar uma chapa unificada para a sucessão estadual. Foto: captada 

A vice-governadora também tem ressaltado que sua pré-candidatura não se trata de um projeto pessoal, mas da continuidade do grupo político que atualmente governa o Acre, do qual o prefeito da capital foi beneficiário direto, tanto em termos eleitorais quanto institucionais.

Apesar das críticas, Mailza adota um discurso cauteloso ao tratar do tema. Ela afirma respeitar o direito de Tião Bocalom de fazer suas próprias escolhas políticas e de conduzir sua estratégia eleitoral. No entanto, não esconde a mágoa pela ausência de um apoio claro e consolidado à sua postulação, o que, para aliados, evidencia um desgaste silencioso dentro da base governista.

Mailza diz que sua pré-candidatura representa continuidade do grupo no poder e aguarda apoio de Bocalom. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou nesta terça-feira, 21, de reuniões estratégicas promovidas pelo Consórcio Amazônia Legal, em Brasília, com foco no fortalecimento da agenda ambiental, no avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no planejamento das ações para 2026.

Governo do Acre participou de reuniões estratégicas promovidas pelo Consórcio Amazônia Legal, em Brasília. Foto: cedida

Participaram da reunião secretários dos estados da Amazônia Legal, além de representantes da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), bem como de instituições do governo federal ligadas à agenda ambiental.

Representando o Acre, estiveram presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli.

Representando o Acre, estiveram presentes na reunião, o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli. Foto: cedida

Pela manhã, os gestores participaram da reunião da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve como principal objetivo a consolidação e aprovação do Plano de Ação para 2026, com o objetivo de alinhar diretrizes, prioridades e estratégias conjuntas voltadas à sustentabilidade e à regularização ambiental.

Durante o encontro, foi realizada a eleição da nova composição do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, do GCF e da Câmara de Meio Ambiente. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, foi eleito presidente do colegiado, enquanto o secretário do Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, assumiu a vice-presidência, reforçando o protagonismo do Acre e sua atuação estratégica nos espaços de governança ambiental interestadual.

Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. Foto: cedida

“Esses encontros fortalecem a cooperação entre os estados da Amazônia Legal e permitem a construção de soluções conjuntas para desafios comuns, como a regularização ambiental, a segurança jurídica e a implementação efetiva do Código Florestal. A eleição da nova composição do Fórum, com o Acre assumindo a vice-presidência, reforça o reconhecimento do trabalho que o estado vem desenvolvendo e amplia nossa responsabilidade e contribuição nos espaços de governança ambiental interestadual”, enfatizou o secretário Leonardo Carvalho.

No período da tarde, a delegação acreana participou de agendas técnicas voltadas ao alinhamento e ao fortalecimento das políticas ambientais. Entre os compromissos, esteve a reunião sobre a ADPF 743, com foco no acompanhamento do Plano de Ação dos estados relacionado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), avaliando avanços, desafios e encaminhamentos conjuntos.

Secretários da Amazônia Legal debateram sobre o fortalecimento da agenda ambiental, no avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o planejamento das ações para 2026. Foto: cedida

A programação contou ainda com reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para alinhar a participação dos estados nas ações previstas para 2026.

Encerrando a agenda, os representantes participaram de um encontro sobre o Programa de Cooperação Regional para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas na Amazônia Legal, conduzido pelo Funbio, com apoio do Green Climate Fund, voltada ao fortalecimento de ações integradas de enfrentamento desmatamento e queimadas na Amazônia Legal.

The post Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo