Cotidiano
Governador Gladson Cameli destaca a necessidade de inovações tecnológicas para a preservação ambiental durante a Campus Party Amazônia

O governador do Acre, Gladson Cameli, participou nesta quarta-feira, 11, da Campus Party Amazônia, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O evento, que acontece no Studio 5, em Manaus (AM), reúne especialistas, empreendedores e entusiastas da tecnologia, e tem como foco a Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo. Neste contexto, o governador participou da abertura do evento e destacou o papel estratégico do Acre na luta pela preservação da Amazônia, gerando desenvolvimento econômico e social sustentável enquanto se une a inovações tecnológicas.
A Campus Party Amazônia é reconhecida como a maior experiência tecnológica do mundo em sua categoria e atrai participantes de todas as partes do globo. Entre os palestrantes ilustres está o vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, que divide sua experiência em empreendedorismo e inovação com os presentes.

O evento é realizado em parceria com a Fundação Rede Amazônica e conta com o apoio do governo do Estado do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Prefeitura de Manaus.
A presença do governador Gladson Cameli na Campus Party Amazônia destaca a importância do estado do Acre na preservação da Amazônia.
“O Acre é conhecido por suas iniciativas de conservação ambiental e pelo comprometimento com práticas sustentáveis, buscando unir tecnologias à questão ambiental. A participação do Estado do Acre nesse evento reforça o nosso compromisso em equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente”, destacou o governador.
Ele acredita que a inovação e a tecnologia desempenham um papel fundamental nesse processo, impulsionando o crescimento da região sem comprometer o ecossistema amazônico.
Além de participar da Campus Party Amazônia, o governador do Acre também enfatiza a importância da cooperação entre os estados da Amazônia para enfrentar os desafios ambientais e econômicos da região. Ele destaca a presença de outros governadores, como Wilson Lima, governador do Amazonas, e Antonio Oliveira Garcia de Almeida, governador de Roraima, como uma demonstração de unidade na busca por soluções sustentáveis.

O evento oferece uma variedade de atividades, desde workshops e comunidades para startups até competições de games e até mesmo um campeonato gastronômico de pratos feitos com alimentos produzidos em impressora 3D. A Campus Party Amazônia também destaca a importância da inclusão tecnológica, com a Campus Kids, que promove a capacitação de jovens em regiões carentes por meio de laboratórios de robótica.
No Palco Fábrica de Empreendedores, palestrantes renomados abordam temas relacionados a negócios, inovação e tecnologia. O evento ainda oferece uma Arena de Drones, onde novos pilotos podem se preparar para trabalhar no mercado de drones, impulsionando o crescimento desse setor na região.
Comentários
Cotidiano
Galvez vence o Rio Branco e mantém os 100% no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: O meia Patrocínio(bola) teve uma atuação importante na vitória do Galvez
O Galvez venceu o Rio Branco por 2 a 0 nesta quinta, 22, na Arena da Floresta, e manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Estadual. Caíque e Marcos Júnior marcaram os gols do Imperador.
Poucas chances
Galvez e Rio Branco realizaram uma partida bem equilibrada desde o início e de poucas chances de gols.
Antônio cruzou e Gabriel escorou para a boa defesa do goleiro Matheus.
Gabriel fez o passe, o atacante Marllon invadiu e foi tocado pelo goleiro Matheus. O árbitro Antônio Marivaldo entendeu o lance como normal.
Aos 5 do segundo tempo, o Rio Branco falhou na saída de bola e David cruzou. Caíque escorou para fazer 1 a 0, Galvez.
Sem muitas opções, o técnico Ulisses Torres mexeu na equipe, mas o Rio Branco não conseguiu criar jogadas para empatar.
O atacante Rato, do Galvez, invadiu área e foi derrubado por Marcelo e Antônio Marivaldo mandou seguir. Aos 54, Hiago puxou o contra-ataque e Marcos Júnior tocou com gol vazio para fechar o placar.
Líder isolado
O Galvez é líder isolado da fase de classificação do Estadual com 6 pontos.
Cara da partida
O atacante Caíque, autor de um dos gols do Galvez, foi escolhido como o cara da partida.
Próximos jogos
Independência x São Francisco
Vasco x Adesg
No sábado, 24, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta
Comentários
Cotidiano
Mailza Assis cobra apoio de Bocalom à sua candidatura e reclama de falta de reciprocidade política
Vice-governadora afirma que prefeito foi “beneficiário direto” da base atual, mas mantém discurso cauteloso; clima de desgaste silencioso avança na base governista

Vice-governadora considera que respaldou prefeito em eleições anteriores e esperava gesto público em retorno; clima político entre Palácio Rio Branco e prefeitura aquece. Foto: captada
A relação política entre a vice-governadora Mailza Assis (PP) e o prefeito Tião Bocalom (PL) passou por tensões nos bastidores após manifestações de descontentamento da aliada histórica do gestor municipal. Mailza tem dito a interlocutores próximos que se sente frustrada pela falta de reciprocidade do prefeito no atual cenário pré-eleitoral.
Segundo a vice-governadora, seu apoio foi decisivo para as vitórias de Bocalom em 2020 e 2024, quando ela ainda era senadora. Agora, na fase de composição da chapa para a eleição estadual de 2026, Mailza esperava um gesto público de apoio à sua pré-candidatura ao governo do estado — o que, até o momento, não aconteceu.
O clima entre o Palácio Rio Branco (sede do governo) e a prefeitura da capital segue em análise, enquanto Bocalom preparou oficialmente sua própria candidatura ao governo do Acre anunciada na última segunda-feira, dia 19, e a ausência de declarações de apoio à vice-governadora pode indicar um afastamento estratégico às vésperas da disputa.

Para aliados, a ausência de respaldo público reflete um desgaste silencioso dentro da base governista, que ainda tenta fechar uma chapa unificada para a sucessão estadual. Foto: captada
A vice-governadora também tem ressaltado que sua pré-candidatura não se trata de um projeto pessoal, mas da continuidade do grupo político que atualmente governa o Acre, do qual o prefeito da capital foi beneficiário direto, tanto em termos eleitorais quanto institucionais.
Apesar das críticas, Mailza adota um discurso cauteloso ao tratar do tema. Ela afirma respeitar o direito de Tião Bocalom de fazer suas próprias escolhas políticas e de conduzir sua estratégia eleitoral. No entanto, não esconde a mágoa pela ausência de um apoio claro e consolidado à sua postulação, o que, para aliados, evidencia um desgaste silencioso dentro da base governista.

Mailza diz que sua pré-candidatura representa continuidade do grupo no poder e aguarda apoio de Bocalom. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou nesta terça-feira, 21, de reuniões estratégicas promovidas pelo Consórcio Amazônia Legal, em Brasília, com foco no fortalecimento da agenda ambiental, no avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no planejamento das ações para 2026.

Participaram da reunião secretários dos estados da Amazônia Legal, além de representantes da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), bem como de instituições do governo federal ligadas à agenda ambiental.
Representando o Acre, estiveram presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli.

Pela manhã, os gestores participaram da reunião da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve como principal objetivo a consolidação e aprovação do Plano de Ação para 2026, com o objetivo de alinhar diretrizes, prioridades e estratégias conjuntas voltadas à sustentabilidade e à regularização ambiental.
Durante o encontro, foi realizada a eleição da nova composição do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, do GCF e da Câmara de Meio Ambiente. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, foi eleito presidente do colegiado, enquanto o secretário do Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, assumiu a vice-presidência, reforçando o protagonismo do Acre e sua atuação estratégica nos espaços de governança ambiental interestadual.

“Esses encontros fortalecem a cooperação entre os estados da Amazônia Legal e permitem a construção de soluções conjuntas para desafios comuns, como a regularização ambiental, a segurança jurídica e a implementação efetiva do Código Florestal. A eleição da nova composição do Fórum, com o Acre assumindo a vice-presidência, reforça o reconhecimento do trabalho que o estado vem desenvolvendo e amplia nossa responsabilidade e contribuição nos espaços de governança ambiental interestadual”, enfatizou o secretário Leonardo Carvalho.
No período da tarde, a delegação acreana participou de agendas técnicas voltadas ao alinhamento e ao fortalecimento das políticas ambientais. Entre os compromissos, esteve a reunião sobre a ADPF 743, com foco no acompanhamento do Plano de Ação dos estados relacionado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), avaliando avanços, desafios e encaminhamentos conjuntos.

A programação contou ainda com reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para alinhar a participação dos estados nas ações previstas para 2026.
Encerrando a agenda, os representantes participaram de um encontro sobre o Programa de Cooperação Regional para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas na Amazônia Legal, conduzido pelo Funbio, com apoio do Green Climate Fund, voltada ao fortalecimento de ações integradas de enfrentamento desmatamento e queimadas na Amazônia Legal.
The post Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.