Conecte-se conosco

Acre

Governador entrega ambulâncias ao Samu

Publicado

em

O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias entregaram na manhã desta terça-feira, 29, dez ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade aconteceu em frente ao Quartel da Polícia Militar e reuniu socorristas do Samu, a secretária de Saúde, Suely Melo, vereadores e os deputados Élson Santiago, Geraldo Pereira e Astério Moreira.

O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias entregaram na manhã desta terça-feira, 29, dez ambulâncias ao Samu (Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias entregaram na manhã desta terça-feira, 29, dez ambulâncias ao Samu (Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias entregaram na manhã desta terça-feira, 29, dez ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade aconteceu em frente ao Quartel da Polícia Militar e reuniu socorristas do Samu, a secretária de Saúde, Suely Melo, vereadores e os deputados Élson Santiago, Geraldo Pereira e Astério Moreira.

As 10 viaturas vão beneficiar seis municípios acreanos (Gleilson Miranda/Secom)

As 10 viaturas vão beneficiar seis municípios acreanos (Gleilson Miranda/Secom)

A coordenadora do Samu, Lúcia Carlos, informou que as 10 viaturas serão para beneficiar seis municípios. “Nós vamos tirar desses municípios as viaturas que já não têm mais condições de trafegabilidade e entregar essas viaturas novas, com equipamentos novos, para garantir a qualidade nos nossos serviços”, adiantou.

Lúcia Carlos agradeceu o apoio do governador Tião Viana no empenho para manter o Samu em bom funcionamento para atender a comunidade. Ela lembrou que o governador foi um dos que lutou, em Brasília, para trazer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Acre, ainda na gestão do ex-presidente Lula.

Lúcia Carlos agradeceu o apoio do governador Tião Viana (Gleilson Miranda/Secom)

Lúcia Carlos agradeceu o apoio do governador Tião Viana (Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana ressaltou que o Acre é o único Estado que já implantou o Samu com toda regulamentação necessária. “Nenhum outro Estado conquistou isso. Estamos chegando a um ponto de qualidade cada vez melhor porque os jovens que atuam no Samu, coordenado pela Lúcia e pela secretaria de Saúde [Suely Melo], reduziram as ocorrências graves com apoio da PM, do Detran, Corpo de Bombeiros e outras instituições em 32%. Estamos começando a reduzir despesas por violências no trânsito”, acrescentou Tião.

Tião Viana ressaltou que o Acre é o único Estado que já implantou o Samu com toda a regulamentação necessária (Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana ressaltou que o Acre é o único Estado que já implantou o Samu com toda a regulamentação necessária (Gleilson Miranda/Secom)

Novos investimentos

A secretária de Saúde, Suely Melo, revelou durante a solenidade que o governador Tião está pleiteando outras três novas ambulâncias de suporte avançado para atender a região de Brasileia, Juruá e Baixo Acre. Segundo a secretária, são viaturas traçadas para atender localidades de difícil acesso.

A secretária de Saúde, Suely Melo, em discurso durante a solenidade (Gleilson Miranda/Secom)

A secretária de Saúde, Suely Melo, em discurso durante a solenidade (Gleilson Miranda/Secom)

“Além do trabalho com as ambulâncias, o Samu presta atendimento domiciliar, assistindo cerca de 50 pacientes diariamente. São profissionais do nutricionista ao médico”, observou Suely Melo.

O deputado estadual Astério Moreira destacou que os parlamentares ajudaram a viabilizar toda a estrutura que funciona integrada. “Para nós é motivo de alegria, de satisfação. Para mim, pessoalmente, é um sentimento de dever cumprido por ajudar a viabilizar esses projetos que dão resultados”, disse Moreira.

O deputado estadual Astério Moreira destacou que os parlamentares ajudaram a viabilizar toda a estrutura, que funciona integrada (Gleilson Miranda/Secom)

O deputado estadual Astério Moreira destacou que os parlamentares ajudaram a viabilizar toda a estrutura, que funciona integrada (Gleilson Miranda/Secom)

O Samu no Acre

Em agosto de 2004 foi publicada uma portaria pelo Ministério da Saúde que dava início à implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu -192. Mais que uma ação de saúde, um ato de dedicação e entrega.

Assim pode ser definido o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Samu no Acre, que faz parte do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde e que tem o objetivo de proporcionar assistência e vigilância à saúde em domicílio aos usuários do SUS que possuam problemas de saúde, dificuldade ou impossibilidade física de locomoção provisória ou permanente, com garantia de continuidade de cuidados integrados à rede de assistência.

Há oito anos no Estado, o Samu realiza tarefas diárias que vão muito além dos atendimentos de urgência (Angela Peres/Secom)

Há oito anos no Estado, o Samu realiza tarefas diárias que vão muito além dos atendimentos de urgência (Angela Peres/Secom)

Há oito anos no Estado, o Samu realiza tarefas diárias que vão muito além dos atendimentos de urgência. Visitas são feitas às casas de pacientes acamados que necessitam de cuidados especiais. Os cuidados são os mais variados – de curativos, preparação e aplicação de medicamentos a consultas médicas e fisioterapias. A equipe é composta por médicos, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Os desafios são muitos, mas o comprometimento desses profissionais é maior em busca de resultados. Esses desafios geralmente são compensados com o simples sorriso de um paciente e a gratidão de muitos pais ao terem seus filhos assistidos pelo programa. É  nítido o envolvimento das famílias com as pessoas que desenvolvem o trabalho determinado pelo PAD, uma vez que os pacientes são atendidos dentro de seu ambiente familiar.

Fonte: Agência Acre

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo