fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Gladson solicita ao Ministério da Justiça inclusão do Acre em programas de combate à criminalidade

Publicado

em

A instalação de mais um ponto do programa Vigia (Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia), bem como assegurar uma vaga no programa Em Frente Brasil, foram os dois principais itens elencados durante reunião do governador Gladson Cameli e equipe governamental com o secretário executivo do Ministério da Justiça, Tércio Tokano.

Acompanhado dos secretários do Planejamento, Ricardo Brandão; e da Segurança Pública, Paulo Cézar Santos; do procurador-geral do Estado, Paulo Setti; do representante do Acre em Brasília, Ricardo França; e do comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista; Gladson Cameli relatou ao secretário sua preocupação com o tráfico de drogas no estado, o combate que vem sendo travado e as conquistas, ressaltando a necessidade de se ampliar esse trabalho.

Cameli relatou ao secretário sua preocupação com o tráfico de drogas no estado, o combate que vem sendo travado e as conquistas, ressaltando a necessidade de se ampliar esse trabalho Foto: David Casseb

Gladson Cameli solicitou ao secretário Tokano a ampliação do programa Vigia, que está instalado em Rio Branco. “Uma base operacional na cabeceira da ponte sobre o Rio Abunã será de vital importância contra o tráfico de drogas, além de servir para outros tipos de fiscalização, como, por exemplo, a extração ilegal de madeiras” frisou.

Paulo Cézar Santos elogiou o programa que foi implantado no Acre e apresentou dados que ressaltam o trabalho executado. Segundo o secretário, nos três últimos meses de 2019, o tráfico sofreu um impacto com as apreensões de drogas, no valor de pouco mais de R$ 1 milhão. “Em 2020, até o mês de setembro já alcançamos a cifra de R$ 8,9 milhões, o que, por si só, avaliza a estrutura operacional do programa”, frisou o secretário de Segurança.

Cameli solicitou ao secretário Tokano a ampliação do programa Vigia, que está instalado em Rio Branco Foto: David Casseb.

Cameli fez questão de salientar também a importância da instalação dessa nova base no Abunã, frisando que os pilares do programa são a atuação integrada entre instituições e agentes de segurança, aquisição de equipamentos, como sistemas de comunicação e viaturas, e a capacitação e investimento em qualificação profissional.

Em Frente Brasil

“Outro ponto considerado essencial para o combate à criminalidade no estado – salientou o governador – é a inclusão de Rio Branco no programa Em Frente Brasil”.

A proposta do projeto alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas, para promover a transformação das realidades socioeconômicas das regiões, por meio da cooperação e da integração, obtidas pelas parcerias firmadas com estados e municípios, além da participação de outros ministérios, que auxiliarão para o alcance dos resultados previstos.

Cameli estava acompanhado dos secretários do Planejamento, Ricardo Brandão; e da Segurança Pública, Paulo Cézar Santos; do procurador-geral do Estado, Paulo Setti; do representante do Acre em Brasília, Ricardo França; e do comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista Foto: David Casseb

O projeto já foi implementado em cinco cidades, uma em cada região: no Norte, em Ananindeua (PA); no Nordeste, em Paulista (PE); no Sudeste, em Cariacica (ES); no Sul, em São José dos Pinhais (PR); e, no Centro-Oeste, em Goiânia (GO).

Cameli também solicitou a inclusão do Acre no projeto Brasil Mais, que deverá ser implantado, segundo o secretário, ainda este ano. O projeto permitirá que imagens de ações ilícitas captadas por satélite em tempo real sejam repassadas aos órgãos de segurança e fiscalização. Como exemplo, o secretário citou uma queimada sendo iniciada. As imagens serão repassadas aos órgãos competentes e ações poderão ser realizadas de imediato.

Ricardo França agradeceu o apoio que a Representação do Governo do Acre em Brasília tem tido do Ministério da Justiça, já que a Repac é o elo entre o Estado e o governo federal. “Estamos em contato permanente com as autoridades dos três poderes e todas as nossas reivindicações em nome do governador e em prol do estado tem sido recepcionadas e agilizadas, trazendo benefícios para a população do Acre”, disse.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo

Flash

Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.

Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.

No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.

O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.

Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.

Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.

Comentários

Continue lendo