Cotidiano
Gladson é ovacionado ao sancionar abono, entregar veículos e convocar 196 professores no Acre
O governo do Acre realizou solenidade no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) nesta terça-feira, 21, onde o governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou a Lei que concederá abono pecuniário referente ao exercício de 2021 aos trabalhadores da educação em efetivo exercício na rede pública estadual de ensino.
A Lei estenderá o benefício aos servidores da rede estadual cedidos sob regime de colaboração técnica para outras redes públicas de educação básica. O recurso, da ordem de mais de 160 milhões, faz parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A sobra do Fundeb vai contemplar 14.554 servidores.
Em seu pronunciamento, Gladson foi ovacionado pelas dezenas de profissionais de educação e disse que a sanção da lei é uma honra. “Foram vocês que me ensinaram o A, B,C. Quero contar com cada um para lapidar o diamante que é esse estado. Assino uma lei que muitos não queriam que eu assinasse”, declarou.
Cameli lembrou que detém uma grande responsabilidade em administrar o governo, porém, disse que é gratificante. “Tenho em meus ombros uma responsabilidade muito grande, agradeço aos deputados estaduais da Assembleia Legislativa pela aprovação da Lei. O poder é constituído por Deus e pelas pessoas, se não for assim, eu não quero”.
A secretária de educação, Socorro Neri, disse que o recurso deverá cair na conta até o dia 24 de dezembro. “O governador já autorizou que a lei seja publicada na edição extra do Diário Oficial para que, de fato, dia 24 de dezembro, com certeza, estará na conta. Hoje estamos conseguindo fazer essa valoração aos profissionais da educação”, explicou.
Novos Professores e entrega de veículos
Ainda no dispositivo de honra, Gladson efetuou a assinatura de contrato de 196 professores temporários para atuarem na Rede Pública de Educação Básica, o que totaliza 2.086 contratações durante o ano letivo de 2021.
Por último, o chefe do executivo acreano fez a entrega de ônibus escolares, com objetivo de fortalecer a frota de ônibus para o transporte de alunos, com intuito de reduzir os índices de evasão escolar. Ao todo, são 16 veículos Marruá AM200 Escolar Ore Zero, com capacidade para 15 passageiros, sendo 13 crianças + motorista + auxiliar. Um investimento da ordem de R$ 6.340.256,00, com recursos oriundos também do FNDE.
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
Comentários
Cotidiano
CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes
Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.
A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.
Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.
Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.
A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.
Comentários
Cotidiano
Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção
Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira
As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.
Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.
Comentários
Cotidiano
CBF confirma realização da Copa do Brasil Sub-15 em 2026

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz será o representante do Acre no torneio
O departamento técnico da CBF divulgou nesta quinta, 25, o calendário do futebol base masculino para a temporada de 2026. A novidade será a realização da Copa do Brasil Sub-15, competição programada entre os meses de abril e agosto.
“Essa é mais uma competição importante para a base do futebol acreano. A CBF mantém essa política crescente de investimentos nas competições e isso também significa oportunidade para as nossas equipes e atletas”, declarou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo.
Santa Cruz é o representante
O Santa Cruz, atual tricampeão Estadual Sub-15, será o representante do Acre na Copa do Brasil. A FFAC vai manter o critério e as equipes campeãs seguem como representantes do Estado nos torneios nacionais.










Você precisa fazer login para comentar.