fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Gladson cumpre agenda nos municípios e recebe Carta Aberta dos moradores de Porto Acre

Publicado

em

Desde a última sexta-feira (25) o senador Gladson Cameli (Progressistas) cumpre agenda nos municípios de Plácido de Castro e Porto Acre acompanhado do senador Sérgio Petecão (PSD) e dos deputados federais Wherles Rocha (PSDB) e Flaviano Melo (MDB), incluindo na programação visita em obras, aos comerciantes, empresários e personalidades locais.

Em Plácido de Castro, ao lado do prefeito Gedeon Barros (PSDB), Cameli visitou a obra da futura Unidade Básica de Saúde Maria de Fátima Ferreira Paula e também escolas e obras de construção de creche. Ele também participou da formatura dos alunos de cursos da Federação da Indústrias do Acre (Fieac), no ginásio Emilson Pena, que tem como objetivo qualificar pessoas para o mercado de trabalho.

Já em Porto Acre, Gladson recebeu da comunidade da sede no início da noite deste sábado (26) uma Carta Aberta com reivindicações e sugestões para o Plano de Governo a ser elaborado pelos apoiadores da pré-candidatura de Cameli ao governo nas eleições de 2018. Com 1.200 assinaturas, uma das principais reivindicações é a integração das vilas que formam a região.

A leitura do documento foi feita por Jesus Bayma, uma das principais lideranças da cidade sede. Durante encontro com a comunidade, o historiador Adalberto Martins, fez um relato histórico sobre a formação e constituição do município.

A agenda em Porto Acre começou nas primeiras horas da manhã quando o senador tomou café no Trevo das Oito Bocas, acesso principal à zona rural da Vila do V. Além de visitar o setor comercial, um encontro com pastores da Assembleia de Deus fez parte dos compromissos com a comunidade.

Ainda pela manhã, Gladson Cameli visitou a Vila do Incra. Na Igreja Ministério Liberdade, conheceu o trabalho de recuperação de jovens. Na Casa Terapêutica Peniel, conheceu o trabalho social desenvolvido pela igreja. Na casa do senhor Chico Soares, um dos maiores empreendedores da região, Cameli tomou café com a família do empresário e ouviu relatos sobre a crise da segurança pública no Acre.

“Precisamos devolver as famílias do estado o direito de ir e vir em segurança. O relato do senhor Chico é o mesmo de milhares de pessoas. Como senador tenho me empenhado na liberação de recursos para a segurança e nossa equipe de técnicos trabalha na elaboração de projetos com propostas de curto e longo prazo para diminuir essa onda de violência”, garantiu Gladson Cameli.

No período da tarde, Gladson visitou a cidade sede de Porto Acre. A primeira visita foi feita ao vice-prefeito Zé Augusto, que semana passada, deixou o Partido Verde para apoiar a pré-campanha de Cameli ao governo. Depois, o senador visitou o bairro Luiz Galvez e também conheceu a família do pastor José dos Netos, seguindo em visita ao comércio local.

“O Acre começa aqui, podem ter certeza que vamos nos esforçar ainda mais para ajudar no desenvolvimento de Porto Acre. Aqui tem um povo que luta, que tem fé, isso é uma referência para o nosso estado”, destacou Cameli durante o  encontro no Centro Comunitário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre pode ter chuvas intensas com ventos de até 60 km/h

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso meteorológico de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial” para o Acre. O alerta começou a valer às 9h40 desta sexta-feira, 11, e segue em vigor até as 10h deste sábado (12).

De acordo com o órgão, a previsão é de chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm em um único dia. O aviso também menciona ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sena Madureira cria Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Sena Madureira sancionou nesta sexta-feira, 11, a Lei nº 886/2025, que institui oficialmente o Serviço Municipal de Acolhimento Familiar. A iniciativa tem como objetivo garantir a proteção integral de crianças, adolescentes e, em casos excepcionais, de jovens entre 18 e 21 anos que precisem ser afastados do convívio familiar por determinação judicial.

De acordo com o texto da lei, o serviço é voltado a menores que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, seja por situações de violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono ou orfandade. A medida substitui o acolhimento institucional, priorizando a convivência familiar e comunitária com famílias cadastradas e capacitadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

As famílias, denominadas “famílias acolhedoras”, não terão vínculo de adoção, mas irão proporcionar um ambiente seguro e afetuoso para os acolhidos, com suporte financeiro por meio de uma bolsa-auxílio para cobrir despesas com a criança ou adolescente.

A gestão do serviço ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atuará em articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outros órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Além disso, a lei prevê investimentos na capacitação técnica das famílias e profissionais envolvidos, bem como estrutura adequada para o funcionamento do serviço. Os recursos virão do orçamento municipal, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e de convênios com os governos estadual e federal.

A inclusão de uma criança ou adolescente no programa será feita exclusivamente por meio de determinação judicial, respeitando as necessidades específicas de cada caso. A permanência no serviço também poderá ser estendida até os 21 anos de idade, com base em avaliação técnica

Comentários

Continue lendo

Acre

Ieptec divulga resultado final para cursos do ‘Ser Mulher’

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), divulgou nesta sexta-feira, 11, no Diário Oficial do Estado (DOE) o resultado final das inscrições para estudantes nos cursos do projeto Ser Mulher.

O resultado foi divulgado por meio do Edital nº 01/2025, referente ao processo seletivo para ingresso em cursos presenciais nas unidades do Ieptec.

O projeto contempla diversas áreas de formação, com o objetivo de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Comentários

Continue lendo