Cotidiano
Gladson confirma que nomeará Kátia Rejane para chefiar o MP por mais dois anos
O governador Gladson Cameli anunciou em primeira-mão na noite desta terça-feira, 19, que a procuradora de justiça, Kátia Rejane, vai chefiar o Ministério Público do Acre por mais dois anos.
Cameli ligou para a procuradora na noite de hoje e a informou de sua decisão. Os dois devem se encontrar oficialmente na próxima quinta-feira, 21. Cameli está em Brasília cumprindo uma série de agenda nos ministérios
Numa eleição jamais vista no Ministério Público do Acre, em que 10% de seus membros eram candidatos, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues não conquistou apenas mais um mandato de procuradora-geral de Justiça. Ela confirmou sua liderança ao surgir no topo da lista tríplice após o processo eleitoral mais disputado da instituição. Ao todo, oito procuradores e promotores disputavam.
Kátia obteve o resultado que todo grupo liderado pelo ex-procurador-geral Edmar Monteiro conseguiu alcançar. Sozinha ela registrou 57 votos. Seu principal opositor e aliados, no caso, os promotores Alessandra Marques, Ricardo Coelho e Francisco Guedes, juntos não passaram dos mesmos 57 votos.
Edmar perdeu nas duas vezes em que tentou voltar à chefia do MP. Nesta última eleição recebeu 13 votos. Ele foi procurador-geral nos governos de Jorge Viana e Binho Marques, ambos do Partido dos Trabalhadores.
Alessandra Marques, a preferida na internet, e seus 26 votos confirmaram o que todo mundo sabe: as redes sociais não votam e, neste caso, também não tiveram o poder de influenciar as eleições internas.
Ricardo Coelho e Francisco Maia, dos quais se esperava um resultado mais expressivo por terem sido presidentes da entidade que representa os membros do MPAC, só marcaram 11 e 7 votos, respectivamente, e considerando que cada um votou em si próprio, esses números encolhem um pouco mais.
A procuradora Rita de Cássia, tida como uma das favoritas do governador Gladson Cameli, ficou com 24 votos. Tinha o apoio de nomes expressivos na instituição e de figuras ligadas ao Palácio Rio Branco. Apesar do esforço, apareceu em 5º lugar, provando que um dos maiores desafios em qualquer disputa é transferir votos.
Em relação aos dois nomes que lhe acompanharam na lista, os procuradores Cosmo Lima de Souza (50 votos) e Carlos Maia (32), a atual procuradora-geral também surgia num cenário confortável por ter costurado apoios importantes que tornaram sua recondução possível. O fato de ser prima da ex-vice-governadora Nazareth Araújo, que é do PT, restou apenas como um detalhe.
Atividade-fim e atendimento ao cidadão como prioridade
Um mês atrás, ao avaliar seu primeiro mandato, Kátia Rejane, que já foi corregedora-geral por duas vezes seguidas, atribuiu os resultados de sua gestão à união de membros e servidores, ao bom uso dos recursos e à criatividade.
De perto, sabe-se que foi preciso um pouco mais. No ano passado, foi corajosa ao fazer uma reforma administrativa e, até mesmo, de suspender projetos, o que gerou críticas e desgaste à sua gestão. Apesar dos cortes, foram mantidos a prioridade para a atividade-fim e os serviços de atendimento direto ao cidadão, além das operações de combate ao crime organizado.
Neste ano, o MPAC retomou projetos, deu posse a promotores, anunciou construção de promotorias, ganhou premiações nacionais e também é considerado um dos mais transparentes do Brasil.
Resumindo: pode-se dizer que Kátia Rejane fez bem o dever de casa!
Comentários
Cotidiano
Chuvas intensas causam pontos de alagação em cerca de 10 bairros em Rio Branco

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) deixou pontos de alagação em ao menos 10 bairros da capital e causa elevação rápida de igarapés. As informações foram repassadas pelo repórter David Medeiros durante o ac24horas Play desta quarta-feira (17).
De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, que coordena o órgão e acompanha a situação desde as primeiras horas do dia. A previsão indica que a chuva deve persistir pelo menos até as 10h, mantendo o cenário de alerta na cidade

Foto: David Medeiros/ac24horas
Imagens exibidas ao vivo pelo ac24horas mostram a situação crítica da Rua 7 de Setembro, no bairro Habitar Brasil. O local apresenta dificuldade de acesso para veículos devido ao acúmulo de água, refletindo problemas recorrentes de drenagem agravados pelo alto volume de chuva em curto intervalo de tempo.
Segundo a Defesa Civil, Rio Branco registra uma média de 10 milímetros de chuva por hora. O volume é considerado extremamente elevado, já que, em apenas uma hora, chove o equivalente ao esperado para um dia inteiro. O volume intenso tem sobrecarregado os sistemas de drenagem e provocado a elevação rápida dos igarapés que cortam a capital.

Foto: David Medeiros/ac24horas
Ao todo, pelo menos oito igarapés atravessam a área urbana de Rio Branco e vários deles estão em situação crítica. Um dos mais afetados é o igarapé São Francisco, que recebe grande volume de água proveniente de afluentes menores. Na região do bairro Conquista, onde o repórter acompanhou a situação in loco, é possível observar igarapés em ritmo de enxurrada e despejando água diretamente no São Francisco.
Como consequência, algumas residências amanheceram com água nos quintais e ruas completamente alagadas. Além disso, há preocupação com o nível do Rio Acre, que na manhã desta quarta-feira marcou 6,30 metros. A previsão da Defesa Civil é de que o manancial possa subir entre três e quatro metros nas próximas horas, caso o volume de chuva se mantenha.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.


Você precisa fazer login para comentar.