Cotidiano
Gladson Cameli defende o fortalecimento de políticas públicas para os povos indígenas
De Tarauacá o candidato ao governo seguiu para o município de Sena Madureira
“O fortalecimento de políticas públicas voltadas aos povos indígenas de todo Acre está previsto no nosso Plano de Governo”, garantiu o candidato a governador do Acre, Gladson Cameli, na tarde de sábado (18), durante reunião com quatro etnias do Vale do Juruá, em Tarauacá, que marcou o lançamento da candidatura a deputado estadual de Manoel Kaxinawá, uma das lideranças mais conceituadas da região.
Na ocasião, o Cacique Assis, da aldeia Pynoia, Colônia 27, afirmou que os indígenas estão apoiando Manoel e Gladson por buscarem mudança e autonomia dos povos. “Apontamos aqui a necessidade imediata de ações e providências para garantir nossos direitos, benefícios e melhorias. Temos que buscar o progresso”, disse o cacique.
Gladson Cameli, que estava acompanhado do candidato ao Senado da República, Márcio Bittar e do candidato a deputado federal pelo Progressistas, Rudiley Estrela, comprometeu-se com os Huni Kuin (Kaxinawa), Shanenawa, Ashaninka e Madiha a manter um canal permanente de diálogo com o movimento indígena do estado, além de assegurar que nas propostas do Plano de Governo constam ações que alcançam as populações que vivem nas terras indígenas e na cidade demandas por direitos a saúde, educação, patrimônio cultural, geração de renda, entre outros, que estão atrelados à demanda de gestão territorial e ambiental.
“Nós respeitamos todos os povos. O momento de hoje diz respeito a um novo tempo que queremos para os povos indígenas do nosso Acre e do nosso Brasil. Temos o compromisso de tratá-los com respeito, dignidade e igualdade”, disse o candidato ao governo, pela coligação Mudança e Competência ao reafirmar aliança com os povos indígenas.
Lançamento de candidaturas – De Tarauacá o candidato ao governo seguiu para o município de Sena Madureira onde participou do lançamento de candidatura à reeleição de deputado estadual de Ghelen Diniz (Progressistas). Em ambos os municípios, Cameli se prontificou em ser a voz de cada uma das pessoas do Acre em busca de fazer mais e melhor para o estado. “Me coloco mais um a vez à disposição da população. É uma caminhada curta de um pouco mais de um mês, mas acredito que seremos vitoriosos”, finalizou Gladson.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves




Você precisa fazer login para comentar.