Flash
Gladson Cameli busca parceria com a Rússia contra a Covid-19
Uma parceria que poderá render frutos para o desenvolvimento do Acre teve início nesta segunda-feira, 24, durante encontro do governador Gladson Cameli com o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, na sede da embaixada, em Brasília. Gladson Cameli, acompanhado do representante do Acre em Brasília, Ricardo França, pediu inicialmente o apoio da Federação Russa para o controle do coronavírus através da produção de vacinas e solicitou um intercâmbio com empresas russas para futuros investimentos no Estado do Acre.
Cameli explicou ao embaixador Akopov as peculiaridades do Acre como estado fronteiriço com dois países (Peru e Bolívia) e a falta de estrutura para atender a sua população e as populações fronteiriças que buscam auxílio do lado acreano. O governador ressaltou ao embaixador suas expectativas com relação à Rússia, por ser um dos primeiros países a ter uma vacina contra o coronavírus, em teste.
Sergei Akopov disse que a Rússia está produzindo um lote inicial de vacinas para serem aplicadas nos trabalhadores das áreas de saúde e educação, com idades entre 18 e 60 anos. Em seguida será fabricada em larga escala a vacina para o restante da população da Rússia e, possivelmente, outros países.
Akopov frisou a Cameli que o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia, uma espécie de BNDES brasileiro, está buscando parceria com governos de estados brasileiros e iniciativa privada para que a tecnologia de confecção da vacina seja aplicada para produção da vacina no Brasil. “Na América do Sul, o Brasil é o país com mais condições industriais para produção da vacina com a tecnologia da Rússia”, disse Sergei.
O maior problema para que essas parcerias tenham início é a liberação oficial da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde. Nesse aspecto, o governador disse que irá procurar as autoridades competentes para interceder pela aprovação desses protocolos.
Gladson Cameli também disse que pretende fazer uma conversa junto aos governadores da Bahia e do Paraná (os principais articuladores com a Rússia) para que as tratativas sejam feitas em um bloco de governadores, o que facilitará as negociações.
Investimentos russos no Acre
Gladson Cameli também se colocou à disposição dos empresários russos que tiverem interesse em investir no Acre. O governador disse, ainda, ao embaixador Sergei Akopov que a Amazônia possui um leque imenso de oportunidades empresariais e que “o Acre está de braços abertos para novas ideias de desenvolvimento”.
O governador convidou o embaixador e sua equipe a fazerem uma visita ao estado do Acre para verem de perto o potencial econômico da região. Cameli ressaltou a saída pelo Pacífico através do porto de Illo, no Peru, o que encurta a viagem até a Ásia em pelo menos uma semana.
Sergei se dispôs a colocar os membros do Fundo de Investimentos Diretos (FID) em contato direto com o governador Gladson, já que a maior parte dos investimentos na área empresarial conta com a liberação por parte do fundo.
Comentários
Flash
Prefeitura inaugura Centro de Atendimento ao Turista e instala novo ponto do Projeto Conecta Rio Branco na Rodoviária Internacional
Comentários
Flash
Campeonato Rural de Futebol do km 69 chega à grande final com apoio da Prefeitura de Brasiléia
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Gerência de Esportes, foi parceira na grande final do Campeonato Rural de Futebol, realizada neste sábado (16), no Estádio Antônio Moreira, no Clube Anaconda, km 69.
A competição, que durou três meses, contou com a participação de 14 equipes, reforçando a tradição e a força do futebol rural no município. A decisão foi disputada entre (Jaraguá 2), de Brasiléia e (Pura Bucha), de Assis Brasil.
A equipe do “Jaraguá 2” se consagrou grande campeã do maior campeonato rural de Brasileia levando pra casa R$ 5.000,00 em premiação. Já a equipe “Pura Bucha” vice-campeã levou R$ 3.000,00.
Ainda foram distribuídas medalhas e certificados para artilheiro, melhor goleiro e jogador destaque.
O evento também contou com a presença do deputado estadual Tadeu Hassem, do gerente de Meio Ambiente, Zico Rocha, dos vereadores Jorge da Laura e Djailson Américo, além do gerente de Esportes, Clebson Venancio.
Para o gerente de Esportes, a competição é um marco para a valorização do esporte na zona rural . “Foram três meses de disputa, 14 equipes envolvidas e um clima de muita união e Integração. O Campeonato Rural do KM 69 mostra a paixão do nosso povo pelo futebol e o compromisso da gestão do nosso prefeito Carlinhos do Pelado é apoiar e incentivar o esporte em todas as comunidades na cidade e na zona rural do município. Mais do que uma competição, é um momento de confraternização e valorização da cultura esportiva da nossa ”, destacou Clebson Venancio.
Veja a galeria de fotos:
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia leva atendimento médico e social à zona rural com o 1° Saúde em Ação na Comunidade
Mais de 2 mil procedimentos foram realizados durante a iniciativa no ramal Santa Luzia
A Prefeitura de Brasiléia promoveu neste sábado (16) a primeira edição do programa Saúde em Ação na Comunidade, que levou atendimento médico e social a centenas de moradores da zona rural. A ação foi realizada no ramal Santa Luzia, km 84+60, na residência do senhor Curuçá e dona Ana, beneficiando tanto os moradores locais quanto comunidades vizinhas.
O prefeito Carlinhos do Pelado, acompanhado da primeira-dama Nilha Lima, do deputado Tadeu Hassem, vereadores, secretários e servidores municipais, participou do evento. Mais de 50 profissionais da prefeitura atuaram diretamente e indiretamente nos atendimentos.
Foram ofertados serviços nas áreas de saúde e assistência social, totalizando milhares de procedimentos. Entre os números registrados estão:
- 19 eletrocardiogramas
- 83 ultrassonografias
- 39 atendimentos em ginecologia
- 37 consultas com nutricionista
- 36 biopedâncias
- 268 testes rápidos
- 116 aferições de pressão arterial
- 170 atendimentos médicos
- 11 exames preventivos (PCCU)
- 64 procedimentos odontológicos
- 774 dispensações de medicamentos
- 32 administrações de medicamentos intramusculares
- 60 cortes de cabelo
- 11 pesagens do Bolsa Família
- 170 registros de peso e altura
- 235 doses de vacinas aplicadas
- 78 atendimentos de enfermagem
A gestão municipal informou que novas localidades da zona rural serão contempladas em breve com o programa, ampliando o acesso da população a serviços essenciais de saúde e cidadania.
Você precisa fazer login para comentar.