Conecte-se conosco

Geral

Gestão do TJAC trabalha em inventário da flora da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Núcleo Socioambiental Permanente coordena trabalho de elaboração do inventário e lança trilha interpretativa em área verde das instalações do Judiciário no município

Além de sua missão institucional diária de prestar os serviços jurisdicionais, o Poder Judiciário do Acre tem em sua trajetória a marca social e ambiental. Nesta terça-feira, 27, a presidente do Tribunal e Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, junto ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes, anunciou a realização do inventário da flora da Área Verde da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul.

Em agenda no município, a presidente do TJAC que também é a coordenadora do Núcleo Socioambiental Permanente (NUSAP), ao lado do vice coordenador, o juiz de Direito, Danniel Bomfim, também lançou a trilha interpretativa, a partir de um trabalho de identificação das espécies de árvores, feitas pelo professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Marcos Athaíde, em uma assessoria voluntária ao TJAC.

Eles percorreram a trilha localizada na área verde da Cidade da Justiça, na companhia do professor Marcos, que guiou a vivência. Acompanharam também, o juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Lois Arruda, a diretora do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, a juíza de Direito Evelin Bueno, o juiz Flávio Mariano, o promotor de Justiça, Iverson Bueno, e equipe de diretores e assessores.

A presidente do tribunal acreano, desembargadora Waldirene Cordeiro, ressaltou o compromisso do Judiciário acreano com a sustentabilidade. “Hoje estamos aqui na Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul reafirmando o compromisso do Poder Judiciário com a sustentabilidade, inclusive, estamos na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É gratificante para a nossa gestão todas as conquistas que o Judiciário vem alcançando, desde a reforma e readequação de espaços físicos, novos equipamentos à manutenção e ações que as questões sociais e ambientais”, disse.

Responsável na ocasião pela realização da trilha guiada, Marcos Athaíde parabenizou a iniciativa. “O Tribunal de Justiça do Acre está de parabéns pela iniciativa. É muito importante preservar uma área dessa, em um lugar urbano, porque de alguma forma ela contribui com a cidade. E fico feliz em poder contribuir”, comentou o professor.

Bosque

As ações de preservação e sustentabilidade desenvolvidas no Bosque da Justiça, uma Área de Preservação Ambiental (APA) de mais de 71 mil metros quadrados, em Rio Branco, inspiraram a ação Cruzeiro do Sul.

Na cidade da Justiça da Terra dos Nauas, o Poder Judiciário do Acre cuida dessa área verde e tem o intuito de consolidar como um espaço de preservação da biodiversidade e também está sendo preparada para receber público, na realização de passeios. Em sua Sede Administrativa na capital, o Bosque da Justiça é uma referência de prática sustentável e já foi finalista do Prêmio Práticas de Sustentabilidade.

Andréa Zílio | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo