Acre
Gestão André Maia realiza itinerante na região da Bonal Km 72 da BR 364 que realizou mais de mil atendimentos de saúde
Assessoria
Em primeiro atendimento Itinerante do Programa Saúde Amiga na zona rural de Senador Guiomard, o prefeito André Maia (PSD) acompanhou de perto todo o trabalho das equipes de Saúde, Assistência Social, Obras e apoiadores, além de colocar a mão na massa na atenção aos pacientes. O chefe do executivo que é odontólogo fez a consulta de vários moradores da comunidade da Bonal.
A secretária Municipal de Saúde, Dinha Carvalho informou que os atendimentos foram realizados de forma eficiente pelos servidores da Saúde com os apoios das equipes da Assistência Social, Obras entre outros apoiadores.
“Pelo nosso diagnóstico preliminar tivemos mais de mil atendimentos na área específica da saúde. Uma demanda reprimida que a pedido do prefeito André, organizamos e conseguimos realizar. A recepção na região foi muito boa e as pessoas agradeceram os atendimentos que contou com a presença do prefeito que também atendeu”, explicou Dinha.
Para o prefeito o atendimento desde da área de odontologia como clínica médica e atendimentos especializado no caso de eletrocardiograma, ginecologista, exame de PCCU entre outros garantiu um atendimento que se fosse agendado seriam meses para os moradores da comunidade ser atendidos.
“Fico feliz e ajudei também fazendo alguns atendimentos, no meu caso odontológicos. Estamos levando os serviços que havíamos prometido durante nossa campanha e em menos de três meses toda uma comunidade e região foi contemplada. Agradeço as equipes de nossa gestão pelo empenho e dedicação. Esse será o primeiro de muitos que iremos realizar ao longo da administração frente do município”, destacou André.
Os principais atendimentos realizados pela equipe da prefeitura foram Consultas médicos clínicos, ginecologista, fonoaudiólogo, oftalmologista, Assistente Social, médico patologista, massoterapeuta, teste rápido, odontológicos (Dentista), vacinação Anti-rábica, exame de PCCU, controle de pressão arterial, controle de glicemia, recadastramento do bolsa família, recreação e imunização (vacinas) entre outros atendimentos.
Para realizar a ação do itinerante denominado de Programa Saúde Amiga o município contou com o apoio da Santa Casa, Loja União e Trabalho Nº 9 e Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) com o curso de psicologia.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.