Flash
General da Bolívia Hernán Romero encerra gestão em Pando com importantes conquistas em cooperação com o Brasil

Hernán Romero, General ex-comandante da policia do Departamento de Pando – Bolívia | Print de TVU PANDO
Esta matéria contém informações de TVU PANDO
Após 18 meses de atuação como Comandante Departamental da Polícia de Pando, o General Hernán Romero se despediu de seu cargo com a sensação de dever cumprido. “Minha gestão chegou ao fim, devo deixar toda a documentação e os pendentes… Me despeço muito tranquilo com a missão cumprida”, afirmou Romero ao encerrar sua trajetória, marcada por diversas ações significativas de cooperação internacional.
Durante seu período à frente da polícia, Romero conduziu operações de grande relevância em parceria com as forças de segurança brasileiras, principalmente nas áreas de fronteira. Essas ações colaborativas resultaram na apreensão de mercadorias ilegais, armas e drogas, além da devolução de veículos roubados no Brasil e levados para o lado boliviano. Esse esforço conjunto contribuiu para o fortalecimento da segurança nas regiões fronteiriças de Pando e Acre, enfrentando com firmeza o crime organizado.
Romero também foi reconhecido pela estreita colaboração com autoridades brasileiras, facilitando o intercâmbio de informações e a coordenação de operações conjuntas, o que resultou em uma maior eficiência na recuperação de veículos roubados, devolvendo-os aos seus legítimos proprietários no Brasil. Esse tipo de ação fortaleceu a confiança entre os dois países no combate a delitos transfronteiriços.
Agora, com a substituição no comando, o Coronel Óscar Ruiz Arana assume como novo Comandante da Polícia de Pando. A expectativa é que ele continue o trabalho de cooperação internacional e reforce as ações que vêm garantindo maior segurança para a população da fronteira boliviana.
Veja a entrevista gravada pela TVU PANDO:
Comentários
Flash
Governo entrega madeira para reforma de passarelas em Epitaciolândia

Entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. Foto: Felipe Freire/Secom
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizou na manhã deste sábado, 3, a entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. A ação visa garantir mais segurança e condições adequadas de mobilidade para a população que transita diariamente entre os dois municípios.
Durante a entrega, o governador Gladson Camelí destacou o compromisso de sua gestão com a população e a importância da iniciativa. “Essa entrega é importante principalmente para garantir o direito de ir e vir de toda uma população. São ações que reforçam nosso compromisso com as prefeituras e mostram que com união conseguimos vencer desafios. A passarela da Ponte José Augusto é uma prioridade, pois oferece segurança para os pedestres que a utilizam todos os dias”, afirmou.
Segundo o presidente do Imac, André Hassem, a doação das madeiras atende a uma demanda urgente da população e visa garantir trafegabilidade segura. “As passarelas, que somam 240 metros — 120 metros de cada lado —, já estavam com trechos bastante comprometidos. Algumas tábuas já tinham caído, o que representava um risco. Estamos entregando esse material para que a prefeitura possa iniciar a troca imediata e garantir melhores condições aos pedestres e ciclistas”, destacou.
Comentários
Flash
Justiça mantém prisão de homem que forneceu moto e arma para assalto em Assis Brasil
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu, por unanimidade, manter a condenação de Cleiton Viera do Nascimento, acusado de envolvimento em um roubo ocorrido em Assis Brasil, na região de tríplice fronteira. A defesa do réu havia recorrido da sentença, mas teve o pedido negado.
Segundo os autos, Cleiton forneceu uma motocicleta de sua propriedade e um simulacro de arma de fogo para que outros homens praticassem um assalto a um estabelecimento comercial no município. Ele também recebeu parte do dinheiro roubado. O crime ocorreu no ano passado e, após a prisão dos assaltantes, a participação do acusado foi descoberta.
Cleiton foi condenado a 4 anos e 19 meses de reclusão por roubo majorado. A defesa alegou que os depoimentos que embasaram a condenação partiram de policiais que não estavam presentes no local do crime, mas o relator do processo entendeu que há provas suficientes da participação do réu, inclusive o uso de bens de sua propriedade no delito e o recebimento de parte do valor subtraído. Com a decisão, a pena foi mantida e o acusado continua preso.
Comentários
Flash
Governador Gladson Camelí prestigia amistoso em Epitaciolândia e participa das festividades pelos 33 anos do município
O município de Epitaciolândia, no Alto Acre, tem vivido dias de repleta celebração pelos seus 33 anos de emancipação política. E nesta sexta-feira, 2, um dos destaques da programação foi o amistoso de futebol entre a equipe local e o time Amigos do Nicolau Júnior, realizado no Estádio Municipal e prestigiado pelo governador Gladson Camelí, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior, e pelo prefeito Sérgio Lopes.

Amistoso de futebol entre a equipe local e o time Amigos do Nicolau Júnior. Foto: Felipe Freire/Secom
Animado com o clima festivo, Camelí destacou a importância de estar próximo da população e participar diretamente das comemorações municipais. “Participar de eventos como esse em Epitaciolândia é fazer parte da nossa história. É um povo empreendedor, determinado. Eu fiz questão de estar presente com o prefeito Sérgio, a quem agradeço pela recepção. Hoje temos o rodeio, o show e amanhã a cavalgada. Está prometendo muito aqui no Alto Acre”, afirmou o governador sem esconder a energia de participar dos eventos.
O presidente da Assembleia Legislativa e realizador do amistoso, Nicolau Júnior, também enfatizou o momento de celebração e o reconhecimento ao trabalho da gestão municipal.

Epitaciolândia, no Alto Acre, tem vivido dias de repleta celebração pelos seus 33 anos de emancipação política. Foto: Felipe Freire/Secom
Animado com o clima festivo, Camelí destacou a importância de estar próximo da população e participar diretamente das comemorações municipais. “Participar de eventos como esse em Epitaciolândia é fazer parte da nossa história. É um povo empreendedor, determinado. Eu fiz questão de estar presente com o prefeito Sérgio, a quem agradeço pela recepção. Hoje temos o rodeio, o show e amanhã a cavalgada. Está prometendo muito aqui no Alto Acre”, afirmou o governador sem esconder a energia de participar dos eventos.
O presidente da Assembleia Legislativa e realizador do amistoso, Nicolau Júnior, também enfatizou o momento de celebração e o reconhecimento ao trabalho da gestão municipal.

Governador Gladson Camelí, presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior, e pelo prefeito Sérgio Lopes. Foto: Felipe Freire/Secom
O prefeito Sérgio Lopes, que também é delegado da Polícia Civil, participou ativamente da organização do evento e comandou diretamente o time da instituição no amistoso. Para ele, o momento é de alegria e reconhecimento à história do povo.
“Temos muitos motivos para celebrar esses 33 anos. É uma data simbólica para esse povo aguerrido. A presença do governador, do deputado Nicolau e de tantas autoridades é uma demonstração de carinho com nossa cidade. Estão todos convidados a participar dessa grande festa”, declarou o gestor.

Camelí continua sua peregrinação pelos municípios estando próximo da população. Foto: Felipe Freire/Secom
Além do amistoso, as comemorações incluem a realização do tradicional Circuito Country, com rodeio, shows e a esperada cavalgada, que deve reunir moradores de toda a região do Alto Acre.