Conecte-se conosco

Acre

Gehlen Diniz e Lourival trocam acusações sobre o sumiço do milho

Publicado

em

Nelson Liano Jr.

A denúncia do desaparecimento de 600 toneladas de milho, segundo o deputado estadual Gehlen Diniz (PP), de um silo em Brasiléia esquentou o clima entre governistas e a oposição. O líder do PT, deputado Lourival Marques Filho (PT) acusou o denunciante da oposição de “irresponsável”. O petista também alegou que não foram 600, mas 200 toneladas de milho que foram vendidos fiado pela Cooperativa responsável pelo silo graneleiro do Alto Acre.  Os dois deputados trocaram farpas e acusações durante a sessão desta quinta, 29, na ALEAC.

Assista em vídeo ao pinga-fogo pra lá de quente entre Lourival Marques e Gehlen Diniz.

A força governista na ALEAC
A base de governo conseguiu aprovar sem dificuldade o projeto que cria 724 cargos para o DEPASA. Isso mesmo diante de uma das piores crises econômicas que o Estado já atravessou na sua história. Aspectos técnicos fizeram até deputados da oposição votarem a favor da proposta.

Tudo tem o momento certo
Não vou entrar em detalhe ao aspecto técnico da criação desses cargos no DEPASA. Mesmo porque é um órgão importante para o Estado. Mas cabe uma pergunta: Se o DEPASA operou até hoje sem um corpo funcional efetivo por que foram criar esses postos logo num momento de crise?

O passado te condena
O Governo do PT acabou de passar pelo desgaste de uma greve de professores que saíram do movimento de mãos abanando. Os empresários e terceirizados reclamam dos atrasos de pagamento. Criar novos cargos públicos num momento assim é temerário.

Papel cumprido
O deputado estadual Jenilson Leite (PC do B) cumpriu bem o seu papel de filiado ao PC do B. Afinal, o cargo mais importante do partido no Acre é o do presidente do DEPASA, Edvaldo Malgalhães (PC do B). Jenilson defendeu com unhas e dentes a criação dos cargos na autarquia governamental.

Dependência perigosa
Enquanto o PC do B continuar operando politicamente para manter seus cargos no Governo não crescerá. Apesar das críticas de alguns comunistas, o desejo de mudança esbarra na manutenção dos empregos dos militantes. E o partido continuará como um apêndice do PT até o final dos tempos.

Vergonha
A denúncia de que o prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), está deixando uma piscina olímpica, que custou R$ 500 mil aos cofres públicos, se deteriorar é uma vergonha. Não é possível que com tantos funcionários na prefeitura Tonheiro não conseguisse colocar um para fazer a manutenção da piscina à comunidade.

Chororô de sempre
A culpa da deteriorização da piscina do Bujari não é da crise econômica. Mas da falta de gestão e cuidados com os bens públicos. O prefeito precisa entender que a piscina não é dele, mas da comunidade.

A preguiça é pior do que a crise
Tenho visto vários prefeitos do Acre pedirem emendas aos deputados federais e senadores para depois perde-las por falta de projeto ou inadimplência. A maioria não sabe usar os recursos humanos disponíveis para fazer uma boa gestão. Se perdem na urgência eleitoral.

Baixo nível
Não sei mesmo por que  políticos querem ser prefeitos. A maioria é apenas por vaidade pessoal. Acabam saindo das prefeituras com processos jurídicos para responderem pelo resto da vida. Sono tranquilo nunca mais.

Cagado de arara
A população de Acrelândia não tem tido sorte na escolha dos seus prefeitos. Já faz algumas gestões que ou são presos ou retirados do cargo. Com Jonas Dale (PT) não está sendo diferente. Em 2016, o povo de Acrelândia terá mais uma chance de corrigir essa distorção.

Tempo ruim
Segundo uma pesquisa que me mostraram a avaliação popular do prefeito de Rodrigues Alves, Burica (PT), não é das melhores. O interessante é que quem encomendou a pesquisa é um forte aliado do prefeito. Imagine se fosse um adversário.

O propagador
O deputado estadual Jonas Lima (PT) não perde uma oportunidade para divulgar a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) à prefeitura de Rio Branco. No afã de criticar a adversária política sempre coloca a sua intenção na pauta. É aquele negócio, falem mal, mas falem de mim.

O poder das mulheres
Uma fonte bem próxima ao gabinete do governador Tião Viana (PT) me revelou que a secretária Márcia Regina é quem cuida na prática da gestão. Ela tem um enorme poder de decisão. Manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Abraço de tamanduá
Definitivamente não é a oposição que tem provocado os maiores problemas à gestão atual do Estado. Mas pessoas muito próximas de Tião Viana que na frente rasgam elogios, mas por trás “detonam”. É aquele história, desconfie de quem te faz elogios fáceis.

Fogo amigo
Desde que estou no Acre nunca tinha visto um Governo com tantas divergências internas. Empresários e políticos da cozinha do governador que não perdem a oportunidade de exalar veneno quando se encontram com jornalistas.  O descontentamento é muito maior do que se imagina. E por algumas moedas de prata muitos estão cumprindo o papel kármico de Judas. Só não vê quem não quer ver.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo