Cotidiano
G-7 ou G-8 para a Libertadores? Entenda como fica o grupo de classificação via Brasileirão
Colocações finais de Flamengo e Athletico definirão se haverá número maior de vagas à competição continental de 2023
Além do título, há uma outra disputa no alto da tabela do Campeonato Brasileiro que atrai as atenções dos torcedores: a cobiçada vaga na Libertadores 2023.
Pelo regulamento, estão garantidos na competição os seis primeiros colocados (quatro para a fase de grupos e dois para a fase eliminatória). Mas esse bloco tende a aumentar. O chamado G-6 tem potencial para virar até um G-8. Veja os cenários:
A classificação de momento já desenha um G-7, ou seja, a presença dos sete melhores do Brasileirão na Libertadores. Isso porque o Flamengo, atual terceiro, conquistou a Copa do Brasil e, com ela, a vaga direta ao torneio sul-americano, abrindo mais uma via torneio nacional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/B/K/p6ffHWRyAy3pAzuAUcOA/screenshot-21.jpg)
Brasileirão pode abrir até oito vagas à próxima Libertadores — Foto: Reprodução
Para “carimbar” esse G-7 é preciso que o Flamengo figure, ao fim do Campeonato Brasileiro, entre os seis primeiros. Com isso, quem ficar na sétima posição herda a vaga extra via Brasileirão.
Esse mesmo Flamengo será decisivo para um G-8, caso conquiste a Libertadores. A vaga não fica com os vices dos mata-matas e sim para o Brasileiro, gerando o G-8.
O adversário na final, o Athletico, também é personagem central para um grupo de sete ou oito classificados pelo Brasileiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/F/u/luJ9lVRuKyopsTx25vGw/2022-10-20t033509z-1531333339-up1eiak09yiqf-rtrmadp-3-soccer-brazil-fla-cth-report.jpg)
Flamengo conquista Copa do Brasil 2002 e ja garante vaga na Libertadores — Foto: Sergio Moraes/Reuters
A regra é a mesma: se o Furacão for campeão da Libertadores e terminar o campeonato nacional entre os sete primeiros (incluindo o Flamengo nesse grupo), temos um G-8, com os seis primeiros na fase de grupos e os outros dois na fase eliminatória.
Desta forma, vão à Sul-Americana os times do nono ao 14ª lugar do Brasileirão.
A decisão da Libertadores é no próximo sábado, às 17h, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.
O Campeonato Brasileiro terá a rodada final realizada no dia 13 de novembro. Restam apenas cinco rodadas (alguns times têm um jogo a menos disputado). Clique na tabela de classificação e veja os principais candidatos às sonhadas vagas na Libertadores de 2023.
O que diz o regulamento do Brasileirão
Art. 6º – A classificação de clubes às copas Libertadores e Sul-Americana em 2023 observará as situações abaixo identificadas, considerando as vagas previstas:
- a) O Campeão acessará a Libertadores de 2023 na sua Fase de Grupos;
- b) O 2º classificado acessará a Libertadores de 2023 na sua Fase de Grupos;
- c) O 3º classificado acessará a Libertadores de 2023 na sua Fase de Grupos;
- d) O 4º classificado acessará a Libertadores de 2023 na sua Fase de Grupos;
- e) O 5º classificado acessará a Libertadores de 2023 na sua Fase Preliminar;
- f) O 6º classificado acessará a Libertadores de 2023 na sua Fase Preliminar.
§ 1º – Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2023 através de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a Libertadores de 2022 ou a Sul-Americana de 2022) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão 2022 ou Copa do Brasil 2022), este clube ocupará a vaga destinada à CONMEBOL, com a vaga oriunda do Brasileirão 2022 ou da Copa do Brasil 2022, conforme o caso, sendo repassada ao clube melhor colocado no CAMPEONATO, excluídos os clubes já classificados.
§ 2º – Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2023 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Brasileirão, este clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão sendo repassada ao clube melhor colocado no CAMPEONATO, excluídos os clubes já classificados.
Comentários
Cotidiano
11ª Copinha Arasuper terá sequência com mais 12 partidas no Sesc

Foto João Valente: Bons duelos estão programados na segunda rodada
A primeira fase da 11ª Copinha Arasuper terá sequência neste domingo, 25, a partir das 8 horas, no ginásio do Sesc, com mais 12 partidas. Os duelos serão disputados nas categorias Sub-10, 12 e 14.
“Tivemos bons jogos na primeira rodada e a projeção é para partidas ainda mais disputadas. A competição movimenta a garotada”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins.
Confrontos do Sub-14
Furacão do Norte x Escolinha da Conquista
Amigos Solidários x Meninos de Ouro
Botafogo x Santinha
Escola do Galvez x Cruz Azul
Sub-12
Cruz Azul x Santinha
Santa Cruz x Escola do Galvez
Escolinha da Conquista x Botafogo
Barcelona x Furacão do Norte
Sub-10
Furacão do Norte x Arena do Urubu
Botafogo x Furacão do Norte
Santinha x Santa Cruz
Flamenguinho x Rei Artur
Comentários
Cotidiano
Adesg fecha a contratação do lateral Esquerda por empréstimo

Foto arquivo pessoal: Esquerda será mais uma opção no elenco da Adesg
A diretoria da Adesg fechou neste sábado, 24, a contratação do lateral Esquerda. O atleta deixa o Santa por empréstimo até o fim do Campeonato Estadual.
“O Esquerda jogou o Estadual de 2025 pela Adesg e conseguimos esse retorno. É uma contratação importante e vamos trabalhar na liberação para a terceira rodada do Estadual”, comentou o presidente da Adesg, Paulinho do Cras.
Chega preparado
Esquerda estava integrado ao elenco Santa Cruz e chega no Leão em condições de jogar.
Não fechou
Segundo Paulinho do Cras, a Adesg segue em busca de reforços para elevar o nível do elenco.
“Ainda estamos precisando de duas peças. Estamos atentos para encontrar esses jogadores”, afirmou o dirigente.
Comentários
Cotidiano
Acreano Breno Yuri vence no LFA 225 com finalização no segundo round
Lutador superou Lucas Andrade por triangle choke em evento realizado em Brasília e segue em ascensão no MMA profissional.

Foto: Reprodução/instagram

Você precisa fazer login para comentar.